Paróquia Martin Luther de Erval Seco

Sínodo Uruguai


Rua Harry Luersen , 21
CEP 98390-000 - Erval Seco /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3748-1368 | (55) 3748-1368
pmluther.secretaria@gmail.com
ID: 415

Momento de oração em tempos de Coronavírus

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

22/03/2020

Comunidade em Erval Seco/RS
Comunidade Cristo Redentor - Arco Íris - Erval Seco/RS
Comunidade em XV de Novembro - Erval Seco/RS
Comunidade Gustavo Adolfo - Vista Gaucha - Erval Seco/RS
Comunidade em Guarita - Erval Seco/RS
Comunidade São Lucas - Cel Finzito - Erval Seco/RS
Comunidade em Redentora/RS
Comunidade em Cel Bicaco/RS
Comunidade em Dois Irmãos das Missões/RS
Comunidade Bom Pastor - Seberi/RS.
Comunidade João Batista do Palmital - Cristal do Sul/RS
Comunidade da Barra do Pinhal - Rodeio Bonito/RS
Comunidade em Rodeio Bonito/RS
1 | 1
Ampliar

Queridas irmãs e irmãos em Cristo!

Saudamos a todos e todas vocês membros das 13 Comunidades de nossa Paróquia Martin Luther com o versículo 1 e 5 do livro de Eclesiastes, cap. 3: “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. (...) Há tempo de abraçar e tempo de afastar”.

Pastor João e eu estamos aqui na Igreja em Erval Seco. Hoje, sábado 21 de março, teríamos culto na Comunidade de Erval Seco e no domingo nas Comunidades de Coronel Bicaco e Redentora. Infelizmente não podemos estar juntos de vocês nestes dias. Entretanto é sempre bom lembrar que a Igreja é muito mais do que o templo onde nos encontramos em culto. A Igreja de Jesus Cristo é a comunhão entre as pessoas batizadas na Comunidade, mas também somos Igreja no dia-a-dia da vida através das nossas orações e gestos de amor e cuidado. Sim! Experimentamos a comunhão com Deus em cada encontro da Comunidade em Culto e nos diversos grupos, mas também junto às pessoas no cotidiano da vida.

Estamos enfrentando tempos difíceis. Abraçar e dar a mão como forma de amor e cuidado estão proibidos. Parece contraditório, mas é tempo de se afastar para termos depois tempos de abraçar.

Desta forma acatando as orientações das autoridades municipais, estaduais e federais, bem como da presidência de nossa Igreja, a IECLB, estamos realizando o afastamento social para nos cuidarmos e cuidarmos do nosso próximo. Mais do que nunca precisamos lembrar o mandamento de Jesus Cristo de amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo. Assim, estar hoje e nos próximos dias em isolamento social é uma atitude amor.

Neste tempo de isolamento estaremos enviando, por meio da página da Paróquia no Facebook e dos grupos de WhatsApp, mensagens e orações para fomentar o Culto doméstico, ou seja, a devoção pessoal, bem como da família que se encontra na mesma casa. Sim, estaremos com vocês neste tempo.

Estamos também no tempo da quaresma. A cada ano somos lembrados e lembradas que quaresma é tempo de reflexão, de revisão de vida, de arrependimento. A cada ano nos entristecemos que o tempo da quaresma não é mais respeitado e vivenciado como antigamente. Que possamos, então, voltar a esta reflexão e aproveitarmos este tempo de recolhimento para de fato vivenciar a quaresma em seu sentido maior. Sim! É uma oportunidade ímpar de vivenciar a quaresma como sempre desejamos, buscando no silêncio da oração e reflexão a presença de Deus. Que seja um tempo de verdadeiro arrependimento e mudança de atitudes na nossa maneira de viver entre as pessoas e no cuidado com a criação de Deus.

Neste fim de semana em Erval Seco teríamos oração memorial lembrando o falecimento do Sr. Bruno Schirmer no dia 25 de fevereiro. Estaríamos em oração pela e junto da família enlutada. Também estaríamos colocando em oração a Sra. Anilda Grade, que nesses dias perdeu de forma trágica o seu filho. Na Comunidade de Redentora teríamos a Assembleia da Comunidade e em Coronel Bicaco o batismo da Sarah Rodrigues da Costa. Cada um desses momentos precisou ser adiado. Entretanto nos colocamos aqui em oração por essas situações e de maneira especial por tudo que estamos enfrentando como Brasil e mundo.

Neste momento e em cada dia dos dias que virão estejamos em casa orando. Coloquemos diante de Deus a nossa dor, a nossa angústia, o nosso medo, as nossas preocupações, a nossa fragilidade enquanto ser humano. Lembremos os profissionais da saúde e tantas outras pessoas que estão na linha de frente, trabalhando para que a situação não se agrave ainda mais. Nosso respeito e nosso carinho a cada uma dessas pessoas. Sejamos também pessoas gratas e amorosas, isso nos ajudará a vivenciar este tempo com mais leveza e tranquilidade.

Assim sendo, animamos todas as pessoas que congregam em cada uma de nossas Comunidades a se colocarem em oração às 07 horas e às 19 horas.

Este é um convite da presidência da nossa IECLB. Estaremos assim, irmanados e irmanadas, com todas as Comunidades da IECLB em nosso Brasil. Aqui em Erval Seco podemos ter este momento de oração quando o sino tocar: às 07 horas e às 18 horas.

Queridos irmãos e queridas irmãs, vamos agora curvar a nossa face na presença de Deus e vamos nos unir em oração:

Deus de Amor e Misericórdia!

Nossas mentes e nossos corações estão inquietos. Um novo vírus se espalha de forma incompreensível, trazendo medo, dúvida e dor. Nesta situação, o nosso despreparo e a nossa fragilidade se manifesta. Em humildade te pedimos: esteja conosco! Fortalece a nossa fé!

Ajuda-nos a vencer o preconceito e o individualismo, e que a nossa solidariedade e cuidado possa se manifestar de forma concreta e amorosa.

Ajuda-nos a vivenciar o amor, independentemente de cor, raça, idade ou gênero e que o amor a todas as pessoas se manifeste através do nosso ficar em casa.

Ajuda-nos a enfrentar este vírus com os recursos médicos e também com o teu cuidado. Que a distância e o isolamento não impeçam o afeto e a parceria, de forma diferente é claro, mas sempre amorosa e presente.

Permita que nossas agendas e nossos planos sejam reorganizados, sem prejuízos às pessoas e à tua missão.

Ensina-nos a ser Igreja, para além dos muros do templo. Do Evangelho de teu Filho Jesus Cristo, aprendemos a ir ao encontro das pessoas. Ajuda-nos a sermos, mais do que nunca, teu filho e tua filha fora do aconchego de tua casa. Que o nosso olhar se volte para as pessoas mais frágeis e sofridas deste mundo. Lembramos aqui das famílias enlutadas de nossas Comunidades, bem como das tantas que já enfrentam essa realidade por conta do Coronavírus.

Te agradecemos também pelo teu cuidado através do cuidado de tantas pessoas. Ajuda e fortalece a fé e o ânimo de cada profissional de saúde. Fica conosco ali onde estamos. Fica com as pessoas que amamos e que estão longe. Fica com cada pessoa neste nosso Brasil e mundão afora. Cuida de forma especial quem já está infectado com o coronavírus e dê todas as condições para que melhorem e se restabeleçam totalmente.

Isso Deus nós te pedimos carinhosamente em nome de teu filho e nosso irmão Jesus Cristo. E tudo o que ainda temos em nosso pensamento e em nosso coração coloquemos em oração na oração que ele mesmo nos ensinou...

Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Meus irmãos e minhas irmãs sintam o cuidado de Deus através do cuidado das outras pessoas. Não fiquem tristes se não podemos aceitar visitas ou ir visitar alguém. É muito bom saber que isto já está fazendo falta. Mas, tenhamos paciência. Tudo vai passar. Vai chegar o dia em que o encontro, a visita, o abraço serão possíveis novamente. Que o resultado de tudo isso seja o surgimento de um novo ser humano, com um olhar mais amoroso com a Criação de Deus, a vida e todas as pessoas que fazem parte dela.

Desta forma, gente querida, encerramos este momento de culto e oração usando palavras enviadas pelo nosso Pastor Sinodal Jair Holzschuh: “Precisamos orar como se tudo dependesse de Deus e nos cuidar e de quem está a nossa volta como se tudo dependesse de nós”. Vamos lá. Façamos o que está ao nosso alcance. Que as bênçãos de Deus estejam conosco hoje e sempre. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
 


Autor(a): P. João Willig e Pa. Sonja H. Jauregui
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai / Paróquia: Erval Seco (RS)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Natureza do Texto: Oração
ID: 55761
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br