Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Pastor Laechler , 606
CEP 96820-090 - Santa Cruz do Sul /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3717-3612 | (51) 3717-3898 | (51) 9966-43472 | (51) 9804-12727
sinodo@sinodoccs.com.br
ID: 6

Maior comunidade luterana do Brasil, Rio Grande do Sul celebra os 500 anos da Reforma Protestante

31/10/2017

Reforma Protestante completa 500 anos e é celebrada no RS
Em Candelária, praça principal da cidade tem uma placa que lembra o novo testamento (Foto: Reprodução/RBS TV)
1 | 1
Ampliar


Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero apresentava 95 teses criticando a venda de indulgências pela Igreja Católica. Municípios de colonização alemã concentram o maior número de luteranos.


Esta terça-feira (31) marca os 500 anos da Reforma Protestante, que dividiu parte do cristianismo e serviu de base para a fundação da Igreja Luterana. A cultura religiosa foi trazida ao país pelos imigrantes alemães que transformaram o Rio Grande do Sul na maior comunidade luterana do Brasil.

No dia 31 de outubro de 1517, em frente à igreja no castelo de Wittemberg, na Alemanha, Martinho Lutero apresentava ao mundo suas 95 teses criticando a venda de indulgências pela Igreja Católica. A chegada dos primeiros luteranos ao Brasil, porém, ocorreu apenas em 1824, especialmente em regiões de colonização alemã, como Santa Cruz do Sul e Candelária, no Vale do Rio Pardo, Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e Quinze de Novembro, no Noroeste gaúcho.

Em Santa Cruz do Sul, a valorização da educação, uma das mudanças defendidas por Lutero, veio junto com os alemães. Com quase 150 anos, a maior escola particular do município é luterana.

Não havia escolas e eles se juntaram e criaram várias escolas. A nossa se deve aos valores que Martinho Lutero defendia, de uma escola lúdica, uma escola alegre, uma escola feliz, uma escola que oportuniza o desenvolvimento pleno dos alunos, lembra o diretor da escola, Nestor Raschen.

Em Candelária, a religião luterana além de concentrar um grande número de fieis, também é responsável pelo desenvolvimento social do município. Segundo o pastor Marcos Jair Fester, que atua em uma igreja com mais de 150 anos, a construção do templo motivou a expansão da cidade, que hoje tem cerca de 30 mil habitantes.

Isso também a ajuda a cumprir, na nossa sociedade, o desenvolvimento dela a partir da fé cristã luterana, diz o religioso.


Por Kelly Veronez, RBS TV

31/10/2017 21h03 
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/maior-comunidade-luterana-do-brasil-rio-grande-do-sul-celebra-os-500-anos-da-reforma-protestante.ghtml
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br