Culto e Liturgia



ID: 2653

Reunião virtual do Conselho Nacional de Liturgia e Culto - CONALIC

02/06/2020

 

O Conselho Nacional de Liturgia e Culto se reuniu em sala virtual Zoom, no dia 02 de junho de 2020, das 14 às 18h. Todos os Sínodos estiveram representados. Nesta oportunidade, o Conselho escolheu a sua nova coordenação para os próximos dois anos, que ficou assim constituída: P. Daniel Conte (Sínodo Centro-Sul-Catarinense), Pa. Cristiane Echelmeier (Sínodo Vale do Taquari) e P. Márcio A. Trentini (Sínodo Centro Campanha-Sul).

Cultos online em tempos de pandemia

Com a assessoria do P. Júlio C. Adam, o grupo refletiu sobre o culto online, uma experiência que a IECLB está vivendo, desde março, quando as pessoas entraram em regime de distanciamento social, uma decorrência da pandemia disseminada em todo o pais. Em seguida, compartilhamos alguns aspectos desta reflexão.

A situação de pandemia trouxe mudanças muito rápidas para a vida da igreja e afetou a vida de culto das nossas comunidades, assim como as suas diversas atividades presenciais. Para evitar aglomerações e a rápida disseminação da COVID_19, e seguindo as prescrições sanitárias, difundidas em todo o país pelas autoridades médicas e governamentais, os templos foram fechados e as atividades presenciais foram suspensas.

Esta situação acelerou o processo da entrada da igreja no mundo virtual, assim como tantas outras atividades da vida social e do mundo do trabalho.

Não só na IECLB, o culto encontrou o seu lugar na forma online. Como igreja, entendemos que a comunidade necessita do culto. E, mesmo sem experiência com cultos online, a IECLB usou desta ferramenta para reunir a comunidade e reestabelecer a ponte, a conecção, que foi interrompida pela ação do novo coronavírus.

Partimos da premissa de que não existe igreja sem culto e a comunidade não resiste sem ele. A igreja pode abrir mão do templo, e de muitas outras atividades, mas não do culto.

A própria pandemia, que causou o distanciamento entre as pessoas, clama, de outro lado, que o culto aconteça, pois ele ajuda as pessoas a lidarem com a crise dela decorrente. A pandemia não só afastou a comunidade do seu ambiente de culto, mas limitou o nosso trabalho, as nossas relações, o nosso espaço, afastou-nos da família, enfim, ela afetou a nossa liberdade e autonomia. Mas, ela não tirou a nossa capacidade de reinvenção. E na igreja, criamos formas, abrimos janelas virtuais e moldamos um novo espaço para o culto, pois, assim entendemos, ele é essencial para a manutenção da vida nas comunidades. Através do culto, Deus sopra o seu Espírito e junta o que está espalhado, recria os vínculos e a sua igreja permanece viva. A ação de Deus segue no mundo.

Na vida da igreja, o culto é o lugar, por excelência, da comunicação do evangelho. Cria comunhão, gera e alimenta a fé. Através do culto, pela palavra de Deus e o Espírito criativo, as pessoas reorganizam o caos da vida e a igreja continua dando testemunho do Deus que acompanha e consola. Nesta pandemia, o culto é o coração de uma comunidade em coma. É preciso cuidar bem desta comunidade adoecida.

O mundo virtual não chegou com a pandemia, mas o seu uso foi acelerado por ela. E a igreja não ficou de fora. Para além da pandemia, já é certo dizer que a experiência da igreja no mundo virtual veio para ficar. Resta a nós, como IECLB, o desafio de nos aperfeiçoar na tarefa da comunicação do evangelho no espaço online e clarear o nosso papel a partir deste espaço, e, não por último, definir a teologia que pode sustentar a atividade da igreja a partir deste novo lugar.

Pensando na continuidade dos cultos online, na IECLB, quais as chances deste novo lugar na vida da Igreja e quais os seus limites?

Cat. Dra. Erli Mansk – Coordenação de Liturgia;
Pa. Cristiane Echelmeier, P. Daniel Conte e P. Ms. Márcio Trentini – Coordenação do CONALIC.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
REDE DE RECURSOS
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br