Culto e Liturgia



ID: 2653

Cantos Litúrgicos

É difícil imaginar liturgia e culto sem o canto comunitário e, como complemento desejável, a música instrumental.

Comunidade reunida em culto canta. E a música está para o canto como o recheio para o bolo de aniversário.

“Música e canto comunitário – bem afinados – fazem a diferença”. O Gloria in excelsis visa traduzir, de forma efusiva, o louvor da comunidade porque Deus vem na Palavra e na Ceia do Senhor. Para isto, não basta “falar louvor” ou “falar sobre louvor”.

Esse louvor precisa brotar do fundo da alma de cada pessoa, ser articulado de maneira que transborde e ecoe bem alto. E isto só se faz com o canto e a música.

Os cânticos ajudam a comunidade a decorar, gradativamente, componentes centrais do rito. Isto possibilita sua participação plena, envolvente, livre, sem que dependa de textos em folhetos (sem contar que facilitará a participação de pessoas com dificuldades para ler ou enxergar).

Fonte: Livro de Culto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

veja também: Antífonas


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br