Culto e Liturgia



ID: 2653

Aniversário de 15 anos

Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia

18/12/2020

 

ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS
Pa. Patrícia Hoffmann – II CAM
Paróquia Espigão do Oeste – RO

PREPARAÇÃO
No centro do palco, deverá haver um painel com um grande vitral incompleto. Na parte interna do vitral, a lápis, deverão ser esboçadas quinze divisões com formatos variados. Nessas divisões, durante o programa, serão afixados pedaços de celofane de várias cores: azul, verde, amarelo, vermelho, enfim, de todas as cores existentes. Esses pedaços de celofane serão levados por quinze jovens e irão completar o grande vitral. Eles deverão ser emoldurados com papel de uma cor que imite madeira. A moldura do vitral deverá ser desse mesmo papel. As quinze jovens entrarão e se posicionarão no palco, ficando oito de um lado do painel, e sete do outro. Depois de recitar a sua frase, cada jovem irá colocar no vitral o seu pedaço de celofane, que já deverá estar com diversos anéis de fita adesiva no verso de sua moldura. Feito isso, voltará ao seu lugar no palco. A aniversariante deverá entrar depois que as quinze jovens já tiverem entrado, sua família, padrinhos e madrinhas. Ocupará lugar de destaque no palco, mas não no centro, que deverá ficar livre para a montagem do vitral.
(Obs: Mensagem adaptada do livreto: 15 Anos: Programas Especiais de Olinda Silveira Lopes, RJ, 2002)

ACOLHIDA
Boa noite! Caros irmãos e irmãs. Estamos aqui neste dia para celebrar a vida, os 15 anos de _____________________. A palavra Bíblica de Salmos 104.33-34 diz: “Cantarei ao Senhor toda a minha vida; louvarei ao meu Deus enquanto eu viver. Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria”.
__________________, Deus te gerou no ventre de tua mãe, te presenteou com o sopro da vida, te adotou no batismo como filha e te sustentou até aqui para que nada te faltasse. Saúdo todas as pessoas aqui presentes, familiares, amigos e vizinhos que vieram se alegrar e celebrar a vida.

SAUDAÇÃO APOSTÓLICA
A graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a Comunhão do Espirito Santo sejam com vocês (2 Co.13.13).

HINO
Nº 17 – LCI – Nós estamos hoje aqui

ORAÇÃO
Deus da vida, nós te rendemos graças, pois hoje, neste momento especial queremos te agradecer pela vida, em especial pela vida de ____________________que hoje completa 15 anos de vida. Se hoje podemos estar aqui festejando mais um aniversário, é porque tu o concedeste. E por isso nós te agradecemos. Obrigada Pai Amado que a abraçaste a _______________em seu santo Batismo como sua filha, que estas com ela em todos os momentos da vida. Obrigada por esse dia, por essas pessoas, por esse encontro. Amém.

LEITURA BÍBLICA
Leitura Bíblica: Salmo 16

PREGAÇÃO
Estamos felizes com a comemoração dos seus quinze anos. Reunimo-nos aqui para prestar culto de louvor e gratidão a Deus, o autor da vida. Neste culto queremos lhe oferecer dádivas que venham contribuir com a sua formação. Apresentamos a você a mensagem A Janela da Vida (apontando para o esboço do vitral preparado previamente).
O que entra por uma janela? Entra o ar... sol... a chuva... a claridade da lua... Mas entra também a poeira indesejável e prejudicial. _____________________ traga a janela de sua vida sempre aberta para receber tudo aquilo que é bom. Mas feche-a rapidamente quando vir se aproximar dela o que é mau.

A jovem 1: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “ Deixe entrar pela janela de sua vida o amor!
(Obs.: Depois de falar, cada jovem espera o ministro/a trazer a reflexão e dirige-se até o painel e nele afixa o pedaço de celofane no seu devido lugar. Em seguida, volta ao seu lugar no palco).
Reflexão: O amor é considerado pelo apóstolo Paulo como o maior dos sentimentos. O amor enfeita a vida! _____________________, você já notou como o mundo está carente de amor? O que vemos à nossa volta? Velhos e crianças abandonados, jovens entregues ao sexo e às drogas, lares se desfazendo, famílias se desentendendo... Tudo porque falta amor. A falta de amor provoca grandes crises. Enfeite sua vida com amor.

A jovem 2: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “ Deixe entrar pela janela de sua vida a paz!
Reflexão: Pela janela de sua vida deve entrar a paz. Paz para o seu coração, paz para a sua mente, paz para o seu espírito. Muita, muita paz! Tanta paz, que você possa distribuí-la com os que estão ao seu redor. Enfeite sua vida com paz.

A jovem 3: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a bondade!
Reflexão: Pela janela de sua vida deve entrar a bondade. Com ela, você poderá combater a maldade que existe em nossos dias. Seja bondosa para com todos, sem fazer distinção entre as pessoas. Seja bondosa em sua casa. Enfeite sua vida com bondade.

A jovem 4: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a humildade! ”
Reflexão: Deve entrar pela janela de sua vida a humildade. A Bíblia nos diz que os humilhados serão exaltados. E é verdade !. Procure ser humilde. Humilde no desempenho das tarefas que lhe são confiadas, humilde no serviço do Senhor, humilde na presença de Deus, humilde entre os seus colegas, humilde diante dos seus pais... Enfeite sua vida com humildade.

A jovem 5: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida o interesse! ”
Reflexão: Pela janela de sua vida deve entrar o interesse. Você deve demonstrar interesse pelas pessoas à sua volta. Algumas sofrem com enfermidades, outras passam fome, muitas são desprezadas, outras incompreendidas... _____________________, mostre interesse por essas pessoas. Elas precisam de você! Enfeite sua vida com interesse.

A jovem 6: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a doação! ”.
Reflexão: Deve entrar pela janela de sua vida a doação. Você deve desejar coisas grandes e boas para o seu próximo. Não ambicione tudo para você apenas. Reparta, doe seu tempo, seus bens, seu pão e tudo quanto você chama seu. Enfeite sua vida com doação.

A jovem 7: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a alegria! ”
Reflexão: Pela janela de sua vida deve entrar a alegria. Seja sempre alegre! Mantenha sempre o seu sorriso! Não se esqueça de que o coração alegre aformoseia o rosto. Seja sempre alegre em casa, na igreja, na escola... Enfeite sua vida com alegria.

A jovem 8: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a sinceridade! ”
Reflexão: Pela janela de sua vida deve entrar a sinceridade. Seja sempre sincera no falar e no agir, sincera para com seus amigos e colegas, sincera para com seus pais e irmãos, sincera para com Deus e o seu reino. Seja em tudo sincera! Enfeite sua vida com sinceridade.

A jovem 9: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a fé!
Reflexão: _____________________, pela janela de sua vida deve entrar a fé. Faça crescer a fé que existe em você através da educação cristã continuada. Procure exercitar sua fé, crendo naquele que pode todas as coisas: Deus. Enfeite sua vida com fé.

A jovem 10: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida dons! ”
Reflexão: _____________________, você deve deixar entrar pela janela de sua vida dons. Na caminhada da vida é preciso aperfeiçoar os dons e dispor ao Senhor os talentos. Coloque a disposição na seara do Senhor sua voz, sua inteligência, enfim, todo o seu ser. Enfeite sua vida com o aperfeiçoamento de dons.

A jovem 11: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a santificação! ”
Reflexão: Pela janela de sua vida deve entrar também a santificação. Procure santificar seus lábios, a fim de falar somente a verdade. Santifique seus ouvidos, para ouvir apenas o que é puro e bom. Santifique seus olhos, a fim de ver somente o que edifica. Santifique-se_____________________.

A jovem 12: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a verdade!”
Reflexão: Pela janela de sua vida deve entrar a verdade. Para muitos, é fácil mentir. Há aqueles que chegam a achar que a mentira é necessária em determinadas situações. Como pessoa batizada e remida por Cristo Jesus, no entanto, você não pode pensar assim. Jesus Cristo é a Verdade, conforme ele mesmo declarou. Logo, seus seguidores não podem aceitar a mentira. _____________________fale sempre a verdade, ainda que lhe custe um alto preço. Fale sempre a verdade! Enfeite sua vida com a verdade.

A jovem 13: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a pureza!
Reflexão: Deve entrar pela janela de sua vida a pureza. Uma das mais lindas qualidades da vida jovem é a pureza. Nos dias atuais, no entanto, não é fácil manter-se pura. Hoje, quando ser pura significa ser ultrapassada, como é que você vai se manter pura? Em primeiro lugar, com a ajuda de Deus, mas também fazendo a sua parte. Que sejam puros seus pensamentos, seus desejos, suas palavras e seu modo de agir. Ser puro significa ser limpo de coração, e Jesus disse que os limpos de coração, portanto os puros, verão a Deus. Seja pura em todo o seu viver! Enfeite sua vida com pureza.

A jovem 14: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a naturalidade!”
Reflexão: _____________________pela janela de sua vida deve entrar também a naturalidade. As jovens, hoje, se apresentam sofisticadas, com palavras, atitudes e gestos disfarçados. Aceitam os padrões do mundo e se amoldam a eles. Não sabem elas que a naturalidade é linda. Seja natural nos seus hábitos, nos seus gestos, no seu modo de falar. Seja sempre você mesma, sem qualquer sofisticação. Seja natural. Enfeite sua vida com naturalidade.

A jovem 15: Trazendo o pedaço de celofane que lhe compete trazer, aproxima-se da aniversariante e fala: “Deixe entrar pela janela de sua vida a coragem!
Reflexão: Pela janela de sua vida deve entrar a coragem. Ao entrar na juventude, você precisa ser corajosa. Precisa de coragem para dizer não ao mundo e ao que nele há. Precisa de coragem para fugir das más companhias, coragem para escolher suas amizades, coragem para falar sempre a verdade, coragem para fugir do pecado... Coragem! Muita coragem para obedecer às normas da vida cristã. Seja corajosa, _____________________!


Convido os pais da aniversariante ir até ela e, tomando-a pela mão, devem levá-la até o centro do palco, diante do vitral. Convido os pais a passar o braço pela cintura da filha.

_____________________, este dia do seu aniversário, é mais um na sua existência o qual fará você perceber o quanto já viveu e aprendeu e o quanto ainda falta aprender. Abra as janelas de sua vida, ame verdadeiramente a si mesma, valorizando-se em todos os sentidos, tente fortalecer sua mente através de boas leituras, boas amizades. Às vezes, é necessário fechar a janela, reservar momentos para ficar consigo mesma, para o seu crescimento e fortalecimento interno. Que Deus te guarde na fé em Jesus Cristo, no amor ao próximo, na esperança por tempos melhores, concedendo-lhe o pão de cada dia, pelo qual possas sempre lhe dar graças. Parabéns pelos seus 15 anos! Pelo novo ano que inicias sob a graça de Deus, que te tem sustentado e guiado.

PAI E MÃE DIZEM: “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”.

A ANIVERSARIANTE DECLAMA o soneto “ Meus 15 anos” de Olinda Silveira Lopes
Senhor! Erguendo a voz eu te bendigo
Pela benção gloriosa que alcancei
Pelo gozo de, tendo-te ao meu lado,
Completar a linda idade a que cheguei.

São quinze ao todo os anos que me deste.
São perfume de ardor primaveril.
E o que mais, senhor, me empolga neste dia,
É sentir que os vivi no teu redil.

E para haver maior felicidade,
Quero viver muitas vezes essa idade,
Sentindo a cada passo teu amor.

Procurarei vive-los fielmente,
Com viva fé, mostrando amor desmedido,
Para a divina Glória do Senhor!

ORAÇÃO
Querido Senhor, neste dia rendemos te graças pela Primavera da Vida da jovem_____________ que hoje completa 15 anos e oramos por bênçãos e alegrias em sua vida. Bondoso Deus pedimos que guarde essa menina moça e deixe a sentir-se confiante e pronta para o próximo ano, sabendo que tu tens um plano de amor para seus passos e um proposito para a sua existência. Oramos pelos familiares e amigos que estes sempre possam ter uma palavra de orientação para a vida da _________ (Aqui pode ser acrescentado motivos de oração de acordo com os pedidos da família). Oramos a oração que nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou: PAI NOSSO.

HINO
Nº 479 – LCI - Graças dou por esta vida
(Obs.: a jovem pode cantar a primeira estrofe do hino Graças Dou por esta vida sozinha e as demais em conjunto com a comunidade reunida).

BÊNÇÃO
Queremos celebrar este dia tão especial e pedir o maior presente de Deus, a sua benção.
O Senhor te presenteie com o cuidado de suas mãos,
Com o sorriso de sua boca,
Com o calor de seu coração,
Com a bondade de seus olhos
Com a alegria de seu espirito,
Com o mistério de sua presença.
Assim te abençoe o Trino Deus, Pai, Filho e Espirito Santo. Amém

SAÍDA
Ao som de música instrumental, a aniversariante deixará o palco, seguida por seus pais e as quinze jovens.

 

 


 


Autor(a): Pa. Patrícia Hoffmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
ID: 60548

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br