Paróquia Bom Samaritano

Sínodo Sudeste



Rua Barão da Torre , 98 - Ipanema
CEP 22411-000 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2267-4800 | (21) 9889-38464
ipanema@luteranos.com.br
ID: 353

O Pão da Vida - Culto 08/08 Paróquia Bom Samaritano, Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Culto on-line João 6.35 e 41 a 51

06/08/2021


Pregação baseada em João 6.35 e 41 a 51

Se você não fosse cristão, cristã, o que você seria? Eu faço essa pergunta em voz alta porque normalmente não levantamos essa questão. Não é comum refletir que pensamos, agimos, sentimos e nos expressamos do jeito que o fazemos porque somos cristãos. Em verdade, a cada dia que passa recebemos um enorme presente, recebemos o pão nosso de cada dia.
Talvez você me responda que não come pão todos os dias, e até pode ter gente que nem sequer come pão. Isso pode ser completamente verdade e mesmo assim você recebe o pão nosso de cada dia, aquele que você pede na oração do Pai-Nosso.
Pode parecer esquisito, mas se você fez a confirmação na igreja luterana deveria de lembrar o conceito de Lutero sobre o que significa pão de cada dia e a resposta que encontramos no Catecismo Menor: Tudo que se refere ao sustento e às necessidades da vida, como por exemplo: comida, bebida, roupa, calçado, casa, lar, meio de vida, dinheiro e bens, marido e esposa íntegros, filhos íntegros, empregados íntegros, patrões íntegros e fiéis, bom governo, bom tempo, paz, saúde, disciplina, honra, amigos leais, bons vizinhos e coisas semelhantes.
Então a cada dia que passa, Deus dá o pão, nesse conceito que vai além do simples pãozinho que tanta gente come.
Deus é tão bondoso que nos dá tudo o que precisamos, mesmo nas dificuldades da nossa vida, quando a nossa existência não corre conforme planejamos. Até nas situações de crise, onde nos perguntamos será que Deus nos abandonou, será que Deus não vê a nossa situação, podemos perceber que Deus continua cuidando de nós. Cristo está conosco e é o ar que respiramos, o alimento pelo qual continuamos a viver. Ele é o pão da vida! Não é só uma fatia de pão, em verdade Cristo está presente em tudo aquilo que nos é dado para vivermos.
Esse pão da vida é um presente de Deus para nós. Cristo é a bondade de Deus feita gente, que suportou tudo, até morreu e ressuscitou por nós. Esse mesmo Cristo se deu para que todas as pessoas pudessem receber alimento, independente se merecessem ou não. O pão de Deus está disponível aqui e agora, e por toda a eternidade. É para os bons e para os maus, para os jovens e para os velhos, para homens e para mulheres, para justos e para injustos. Deus não é mesquinho quando partilha a sua bondade, pois ele quer que todas as pessoas possam viver bem. Jesus, o pão da vida, é a resposta amorosa de Deus para as nossas orações. O Deus invisível está em toda parte, mesmo que nós não o consigamos enxergar. E esse Deus que é bom, que é amor partilha o seu amor e a sua bondade também conosco.
Cabe perguntar-nos o que fazemos com esse amor, com esse pão que recebemos a diário. Podemos querer juntá-lo e acumulá-lo, mas pão velho fica duro e não serve para muito, além de que pode mofar e estragar. O amor que recebemos de Deus, os cuidados que recebemos de Deus podem e devem ser partilhados. Não se preocupe, do mesmo jeito que a alegria quanto mais partilhada, mais aumenta, assim também é o perdão que Deus nos dá, a vida que Deus nos dá. Quanto mais vivamos o seu amor, maior será o nosso bem-estar, nosso e das pessoas que estão ao redor.
Não dá para ficar quieto, temos que fazer algo. O Pão da Vida não quer rejeitar as reações humanas, ao contrário é um constante convite para partilhar o que recebemos. O Pão da Vida tem um significado maior do que aquele que nós possamos construir para nós mesmos. O Pão da Vida cria uma comunidade maior do que as relações que nós escolhemos. E essa comunidade é um lugar onde nos é permitido ir assim como somos, até quando as nossas mãos estão vazias. É um lugar onde tudo é de graça, onde não mais teremos fome ou sede na nossa existência. É um lugar onde o coração troca os cinzas pelas cores do arco-íris, sinal de esperança colocado por Deus no firmamento.
Uau, e como podemos chegar a esse lugar? Acredite, simplesmente acredite em Cristo. Porque, ainda que muitos não consigam entender, Deus não é algo que possamos controlar. Essa é uma verdade que devemos aprender a amar. Confie em Deus e deixe o poder para ele. O poder de intervir em nossas vidas com perdão, graça e amor.
Para nós seres humanos, resta apenas uma coisa por fazer: receber! E é por isso que no Pai-Nosso oramos: O pão nosso de cada dia nos dá hoje! Amém.
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 35 / Versículo Final: 51
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 63877

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br