Paróquia Bom Samaritano

Sínodo Sudeste



Rua Barão da Torre , 98 - Ipanema
CEP 22411-000 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2267-4800 | (21) 9889-38464
ipanema@luteranos.com.br
ID: 353

Coerência

Culto on-line

29/08/2020


Mais um domingo nos encontramos por este meio. É bom poder louvar a Deus, ainda que seja de forma virtual. Somos convidados por Deus mesmo a cuidar daquilo que falamos e fazemos, porque muitas vezes nosso agir, não condiz com o nosso falar. Esse é o alerta do Evangelho de hoje.

Pregação baseada em Mateus 16.21-28
Prezados irmãos, prezadas irmãs em Cristo,
Existe um ditado nos países de fala espanhola que ajuda a entender o evangelho de hoje: “Entre el dicho y el hecho hay um largo trecho”, traduzido ao português, entre o falado e o feito existe uma grande distância. E eu ouso até dizer que esse ditado não pode ser só aplicado sobre aquilo que Pedro fez, mas também sobre as notícias que nós temos assistido nos últimos dias. Tanta gente que disse uma coisa, que condenava, que recriminava e que no fim terminou fazendo igual ou até pior.
No evangelho, Pedro na sua lógica tenta ajudar Jesus. Mas, essas palavras não ajudam, ao contrário, Jesus age de forma inesperada. Xinga aquele que pouco antes reconheceu em Jesus o Messias. Xinga Pedro com palavras muito duras: Saí daqui Satanás! Por que será que Jesus reage desse jeito? Pedro sabe em teoria quem é Jesus. Corretamente lembrou e nomeou Jesus como o Messias esperado. Mas, Pedro não aguenta que Jesus indique como será na prática. Na cabeça de Pedro não pode existir um Messias que sofra. O Messias tem que governar com poder e glória. Não pode morrer numa cruz como um bandido. A resposta de Jesus são palavras contundentes, porque lembram a tentação que Jesus sofreu no início do seu ministério, e quem tentou Jesus foi Satanás. Por isso, Pedro que era um dos mais queridos discípulos termina sendo acusado de tentador.
No mundo de hoje para não o perder, temos que fazer a vontade do freguês. Assim também, muita gente acredita que devemos adequar a vontade de Deus seguindo o desejo das pessoas. O povo quer escutar sobre demônios, então falamos mil vezes essa palavra na igreja e esquecemos de Jesus. O povo quer dinheiro, quer poder, quer se esquecer que as suas atitudes têm consequências, então falamos de um deus água com açúcar. É simples, é fácil, mas não é como deveria de ser. Acredito que muita gente deveria de escutar um “sai daqui Satanás!”. Para que se dê conta das besteiras que está fazendo, dos pecados que está cometendo contra Deus e contra o próximo. Sei que isso não pega bem, e menos nos dias de hoje com o mercado religioso como está, onde uma pessoa pode trocar de comunidade de fé de forma fácil. É só um clique, é só ir em alguma das tantas igrejas que em meio à pandemia têm as portas abertas sem pensar nos riscos à população. Mas, não podemos viver querendo agradar às pessoas. Porque não seremos coerentes conosco mesmo nem com a mensagem do Evangelho.
O exemplo de hoje deve nos levar à reflexão. Somos pessoas convidadas e alertadas pelo próprio Jesus Cristo a não fazer de conta que nossa fala e nosso agir não tem consequências. Somos alertados por Cristo de que nossa prática deve seguir a nossa teoria. Jesus nos pede que sejamos sal e luz neste mundo e não um bando de gente que age em hipocrisia. Porque como disse outro ditado “a mentira tem perna curta”, mais cedo ou mais tarde as incoerências aparecerão e não poderemos fazer de conta que não sabíamos nada, que não agimos de má fé, que não machucamos as pessoas que amávamos.
Quero terminar esta pregação com as palavras do Pastor Dietrich Bonhoeffer quando disse:
Se eu for aquele que diz onde Deus tem que estar, sempre encontrarei ali um Deus que de uma forma ou de outra me reflita, que seja condescendente e parte de minha natureza. Mas se é Deus quem me diz onde quer estar, certamente este será um lugar que não corresponde de forma alguma à minha natureza, que não me agrada de forma alguma. Esse lugar é a cruz de Cristo. E quem quiser encontrá-lo ali também deve se colocar debaixo daquela cruz, como exige o Sermão da Montanha /.../ A palavra de Deus começa mostrando-nos na cruz de Cristo onde todos os nossos caminhos e pensamentos, mesmo os chamados eternos, conduzem: à morte e ao julgamento de Deus. Amém!

Bênção
Que Deus, para quem a noite é tão clara como o dia, guie teus passos no caminho.
Que Deus, que está contigo quando estás em pé ou deitado, te rodeie com seu amor e te segure pela mão.
Que Deus, que conhece teu caminhar e teu descansar, esteja contigo, dando-te esperança.
Que esse Deus seja a boa notícia que tens para partilhar com o mundo e te guie pelo caminho eterno. Amém.

Culto com participação de Eder Targino (piano), Lélia Brazil (flauta), Reinhard Braun (leitura) e Pastor José Kowalska

 


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 16 / Versículo Inicial: 21 / Versículo Final: 28
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 58635

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br