Senhor, porque me guarda a tua mão

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD nº 221 Senhor, porque me guarda a tua mão

 

Senhor, porque me guarda a tua mão - confio em ti

Porque bem sei que teu querer é bom - confio em ti.

Tu dás coragem, vences o temor; louvor a ti, por teu imenso amor!


Texto: Helga Winkel, 1957, Diakonissenmutterhaus Aidlingen
Tradução: Ruthild Brakemeier (*1938)
Melodia: Charles Henry Purday, 1860, (1799-1885)

Na Bíblia encontramos algumas mulheres que passaram por situações difíceis, mas experimentaram a mão poderosa de Deus, e então ergueram suas vozes para louvar a Deus. - Você conhece alguns nomes dessas mulheres? Veja, por exemplo: Êxodo 15,20 e 21; Juízes 5,1-3; I.Samuel 2,1-10; Lucas 1,46-55; Lucas 2,36-38.

Entre as diaconisas de Aidlingen (Alemanha) criaram-se muitos hinos novos e bonitos. Em 1957 uma delas, a enfermeira Helga Winkel, de 35 anos de idade, adoeceu duma enfermidade incurável. Mas no meio das aflições permaneceu firme na fé e colocou sua vida nas mãos de Deus. Ela é a autora do hino de confiança em Deus: Herr, weil mich festhält deine starke Hand (EG, 18ª ed., nº 474) = HPD nº 221 Senhor, porque me guarda a tua mão.

Há muitos cristãos que passam por situações idênticas como a autora deste hino. E, assim como ela, também experimentaram a mão poderosa de Deus. Em meio de doenças, sofrimento, luto ou solidão conseguem cantar “Senhor, porque me guarda a tua mão - confio em ti”. Esses cristãos, provados no fogo de aflições, estão dando um testemunho do seu amor ao Senhor. Fazem isso não só em dias ensolarados, mas mesmo em noites escuras quando não mais compreendem os planos do Pai eterno. Mesmo nas situações mais difíceis eles têm a certeza de que Deus não comete erros. Pelo contrário, ele dá coragem para enfrentar e suportar. Deste modo, suportando os sofrimentos com paciência, estão servindo a Deus. Eles confessam com Hebreus 13,6: “O Senhor é o meu auxílio, não temerei” ou com palavras do Salmo 23,4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temo mal algum, porque tu estás comigo.”

Confere também o hino de HPD nº 174: “Por tua mão me guia, meu Salvador” da autoria de outra mulher: Julie von Hausmann (1826-1901).
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 221. Senhor, porque me guarda
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15485
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br