Posso fazer planos?

08/03/2010


“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR”. Pv 16.1

Lendo esse versículo pode-se pensar que é inútil fazer planos, afinal Deus virá com os seus planos eliminando nossa vontade, criatividade e iniciativa.

Observando o verso com cuidado veremos que o verso não nega a possibilidade de fazer planos. Pelo contrário, afirma: “O homem pode fazer planos”. O que não deveria-se fazer, são planos que deixam Deus do lado de fora. Os planos que não consideram o amor e o perdão de Deus são planos vazios e frustrantes. Os planos que não consideram os ensinamentos de Deus podem até impressionar, mas serão de curta duração e de pouco êxito.

Em todos os planos e decisões devemos considerar o autor da vida e o arquiteto da criação. Ele vê muito mais cedo, bem mais profundo e mais longe do que nós.

Como posso fazer planos a partir de Deus?

1) A Palavra de Deus e a oração deveriam ocupar grande espaço para nortear nossos planos. Perguntar a Deus, orar, conferir com o que a Palavra de Deus diz, deveria ocupar nosso tempo quando elaboramos um novo plano para a vida, para a família, para a igreja ou para a empresa.

2) Pv. 15.22 diz: “Onde não há conselho fracassam os planos, mas com muitos conselheiros, há bom êxito”. Ouvir um conselheiro maduro significa ouvir a voz que vem de fora. Este é o treinamento que precisamos para aprender ouvir a Deus. Gostamos da voz de dentro. Aquilo que nós mesmos queremos e gostamos, mas esta voz engana. A voz de Deus vem de fora. Ela corrige os planos errados e encoraja para os bons planos.

Aprendamos a ouvir e corrigir nossos planos, para afiná-los com aquele que não comete erros. Devemos fazer planos, mas nunca, sem considerar o Criador e Senhor.

Carlos Alberto Kunz
Missionário da MEUC em Ijuí/RS


Autor(a): Sínodo Planalto Rio-grandense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7597
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br