PALAVRA DO PASTOR - JULHO DE 2020

26/06/2020

PALAVRA DO PASTOR

Para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: Aba, Pai. (Gálatas 4.6)

Uma crise atingiu a igreja na Galácia. Depois da visita do apóstolo Paulo, penetraram nessas comunidades cristãos judaizantes que exigiam, além da fé em Jesus Cristo, a circuncisão e a observação da lei judaica como condição para a salvação. Paulo, com a carta, reage aos que julgam não haver salvação sem obras da lei. Segundo Paulo, exigir a circuncisão e outras cerimônias mosaicas, tais quais leis sobre a alimentação e feriados judaicos, como um suplemento para a fé, seria cair do reino da graça, da fé e da liberdade de volta para a submissão à lei e sua maldição. Ele fala da salvação pela fé em Jesus Cristo. Ele fala que é pelos méritos de nosso Senhor Jesus que hoje temos o grande privilégio de clamarmos intimamente a Deus dizendo “Aba, Pai!”. Em Cristo recebemos a maravilhosa graça de sermos filhos e filhas de Deus.

Paulo insiste frente aos legalistas da comunidade na graça de Deus. É a graça de Deus em Cristo que liberta as pessoas. É ela que desincumbe da necessidade de achar que a salvação está em nós, em pessoas. A salvação está única e exclusivamente em Cristo. Por Cristo somos feitos filhos e filhas de Deus. Dele recebemos a filiação divina, a liberdade, a confiança em Deus, a capacidade de crer, amar e esperar. 

Se por Cristo somos filhos e filhas de Deus, isto também deverá ter manifestações concretas. Ao novo ser do cristão corresponde um novo espírito, uma nova mentalidade, um novo querer, um novo agir. Cristãos são abençoados com a mente de Cristo (l Co 2.16), o seu Espírito que dá nova orientação e expressão à vida. O Espírito que nos revela o lado carinhoso de Deus pelos seus filhos e filhas. O Espírito que revela que a relação com o Pai não é mais de medo, mas de confiança e obediência. O Espírito que revela a face de um Deus que quer nos libertar de tudo que escraviza, fragiliza, amedronta e violenta a vida. O Espírito que revela a face do Deus que nos faz livres para amar, servir, partilhar e cuidar.

Portanto, quem diz: Aba! teme e ama a Deus e confia nele acima de todas as coisas. Quem se sabe feito filho e filha de Deus vai respeitar seus semelhantes, vai dialogar com eles, vai ter compaixão pelos fragilizados, necessitados, adoentados, injustiçados e violentados. Quem se sabe feito filho e filha de Deus será sensível a todas as medidas que evitam a propagação da Covid-19 e solidário com a dor e o sofrimento dos atingidos pela pandemia. Amém.


P. Ernani.
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57414
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br