Nossa História: Comunidade de Maracaju - MS

09/12/2021

Nossa História...
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
1 | 1
Ampliar

Nos anos de 1960 a 1970, houve um grande movimento migratório na região de Maracaju/MS. Nessa época várias famílias provindas do RS, SC e PR, buscando melhores condições de vida e incentivadas pelo respectivo desenvolvimento agrícola da região, decidiram tornar Maracaju a “sua cidade”! Já em meados destes anos, o P. Spelmeyer teve a missão de encontrar luteranos residindo na região.

Em 1972, o expoente crescimento agrário, atraiu para Maracaju famílias holandesas da região do Paraná e de São Paulo, as quais tinham sua origem na Igreja Reformada (Calvinista). Como tanto as famílias luteranas, quanto as famílias reformadas eram pequenas, ambas decidiram caminhar juntas.

Os primeiros cultos aconteceram nas residências das famílias, e eram celebrados por membros da comunidade e também por pastores que tinham residência em Dourados.

No dia 10 de março de 1974, fundou-se a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Maracaju.

Os primeiros tempos foram difíceis para a jovem IECLB em Maracaju, pois o número de membros havia crescido e as casas não mais os comportavam. Nessa época fora importante para IECLB em Maracaju a solidariedade da Igreja Católica, na pessoa do Padre João, que observando a dificuldade dos luteranos, cedeu uma sala na Escola Paroquial Católica, para a realização dos cultos dominicais. Posteriormente o prédio da primeira Capela Católica de Maracaju, que na época estava desativado, foi emprestado para as celebrações luteranas Para que não ocorra nenhuma falha quanto ao esquecimento de nomes importantes, não cabe aqui citar todos os nomes dos fundadores, mas sim uma gratidão imensa a todos os que auxiliaram, e continuam auxiliando nesta história escrita por Deus.

Somente em 1978, concretizou-se a aquisição de um terreno próprio para a IECLB, com o auxílio de doações e muito esforço de seus membros, e permutas da Prefeitura de Maracaju.

Já 1978, iniciou-se a construção do Pavilhão Multiuso, inaugurado em 20 de maio de 1980, com a presença do P. Wilhem Waltmann de Dourados. No dia 10 de março de 2014, celebramos em nosso pavilhão multiuso os 40 anos de comunidade. E no dia 16 de novembro do mesmo ano, celebramos em culto a Pedra Fundamental do Novo Templo.

No período de agosto de 2014 a fevereiro de 2017, vivemos um momento especial em comunidade, a construção do Templo! O sonho de mais de 40 anos, tornou-se realidade e celebramos no dia 11 de fevereiro de 2017, o Culto de Inauguração e Dedicação do Templo. No dia 10 de março de 2019 comemoramos os 45 anos da Comunidade com o “1º Passeio Ciclístico” e Culto Campal.

Além da Comunidade de Maracaju, há também o Ponto de Pregação em Guia Lopes da Laguna. No Ponto de Pregação, desde 2013 é realizado o Projeto Espaço Legal, que leva a Palavra de Deus para as crianças do bairro onde a igreja se localiza. Desde 2017, são realizados cultos também na localidade de Vista Alegre e no Assentamento Santa Guilhermina.

A comunidade também exerceu durante nove anos, um trabalho conjunto de atendimento pastoral com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Rio Brilhante que passou a ser Comunidade em funções Paroquiais, tendo sua próprio Ministra.

Atualmente, a Comunidade de Maracaju é pastoreada pelo P. Edson Seibt.

Que Deus continue abençoando a Comunidade de Maracaju e todas as pessoas que fazem parte dela!❤

Fonte: Arquivos da Comunidade 

HISTÓRIA
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br