Misericórdias do Senhor

26/05/2008

“As misericórdias do Senhor Deus não se acabam, pois elas não tem fim!” Lamentações 3.22

Toda vez que me deparo com a expressão as misericórdias de Deus confesso que fico a refletir o que realmente isto significa. Teologicamente nós sabemos que sem as misericórdias de Deus nós estaríamos totalmente perdidos. Experimentamos um pouco do que isto significa na nossa própria família. Um dos meus irmãos passou mais de vinte anos preso ao mundo das drogas. Desde os 12 anos ele foi seduzido pelos “amiguinhos” a experimentar o “barato” da maconha. Da maconha , ele partiu para outras drogas, experimentando quase de tudo que pode levar uma pessoa a se drogar. João é o nome dele. Muito sofrimento meus pais passaram e toda a família sentiu na pele o que é ter um familiar dominado pelas drogas. Nos momentos de crises, meus irmãos diziam para ele: ‘João, se continuar assim, o teu destino é a cadeia ou a morte!” Eram palavras duras, diretas, na tentativa de acordar ele do drama que ele vivia e nos envolvia. Muito se orou pelo João. Era como se fosse um “caso perdido”. Este não vai se escapar, algumas pessoas até comentavam. Mas JOÃO significa: “DEUS É MISERICORDIOSO!” E Deus de fato foi misericordioso com o João e mudou a sua vida.Como resposta de oração, João foi liberto das drogas, deixou os “amiguinhos” do fumo de lado e agora é uma nova pessoa reabilitada, pela graça e misericórdia de Deus.

MISERICÓRDIA e COMPAIXÃO tem o mesmo sentido, o mesmo significado, expressando assim em linhas gerais: “estar ao lado da pessoa na sua dor, na sua aflição; é compadecer-se, estar junto a”. Assim Deus age conosco. Ele sempre está junto ao nosso lado em todos os momentos de nossa vida. Muito mais quando nós passamos pelos desertos na vida, pelos “vales da sombra da morte” (Sl 23.4). Ali de fato Deus se move e se comove em nossa direção. Assim foi no ministério do Senhor Jesus. Em muitos momentos ele agiu motivado pela sua Compaixão, pela sua Misericórdia, em favor daqueles que precisavam da sua ajuda, do seu agir.

Graças a Deus que as suas misericórdias se renovam a cada manhã (Lm 3.23) e a sua misericórdia dura para sempre (Salmo 100.5). Mesmo diante da nossa rebeldia, dos nossos muitos pecados, Deus em Sua misericórdia sempre nos acolhe diante do nosso arrependimento e se agrada quando nós aprendemos a depender dEle em todas as situações, pois de fato ELE é DEUS. Confiemos pois e o busquemos sempre de todo o coração, pois as suas misericórdias não se acabam para conosco, pois são eternas como Deus é! Entregue portanto a tua vida ao Senhor Jesus, confie nEle pois todas as demais coisas Ele fará! Amém!

José Carlos Cunha Pospichil
Pastor Paróquia de Cruz Alta


Autor(a): José Carlos Cunha Pospichil
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Testamento: Antigo / Livro: Lamentações de Jeremias / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 22
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8483
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br