Mateus 13.24-30,36-43 - 7º Domingo Após Pentecostes - 19/07/2020

Caderno de Cultos 2020 - Sínodo Mato Grosso

19/07/2020

19/07/2020 - 7º Domingo após Pentecostes
Pregação: Mateus 13.24-30,36-43; Leituras: Isaías 44.6-8 * Salmo 86.11-17 * Romanos 8.12-25
P. Adriel Raach – Cuiabá - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Saudamos a comunidade aqui presente, desejando que todos e todas se sintam bem em nosso meio.

Sejam todos bem-vindos para este culto, que é onde Deus se encontra conosco. Saúdo a cada um e a cada uma com as palavras bíblicas onde Deus diz: “A palavra que sair da minha boca não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” Isaías 55.11.

Estamos no 7º domingo após Pentecostes. O nosso Deus se revela a nós desde o ato da Criação até nos dias de hoje. Uma das formas que Deus usa para revelar o seu amor por nós são as palavras bondosas que proferimos uns aos outros, umas às outras. Essas palavras são como o próprio Deus nos falando! E como nos diz o profeta: a palavra de Deus não voltará vazia. Quem se dispõe a ser instrumento de Deus e faz bom uso das palavras, sem julgamento e, sem separar trigo de joio, faz deste mundo um lugar melhor, pois transmite o amor de Deus, que prospera naquilo ao que o próprio Deus designou.

(...) Se há visitantes entre nós, podem se identificar? (...) Sejam bem-vindos, sejam bem-vindas! Desejamos que se sintam bem aqui conosco.

CANTO DE ENTRADA
Nº 123 – HPD 1 – O nosso encontro vai ser abençoado

Ou: Nº 332 – HPD 2 – Deus está aqui
17 – 20º Domingo após Pentecostes: 22/10/17
Texto de prédica: Mateus 22.15-22
Demais leituras: Isaías 45.1-7; 1Tessalonicenses 1.1-10

SAUDAÇÃO
Nós nos reunimos aqui em nome do trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 350 – HPD 2 – Que a graça do Senhor Jesus

Ou: Nº 321 – HPD 2 – Vento que anima

CONFISSÃO DE PECADOS
O nosso auxílio vem do Senhor que fez o céu e a terra ...

Vamos ler o SALMO 86.11-17. São palavras de uma pessoa aflita que busca a ajuda de Deus depois de declarar seu amor pelo Altíssimo. Jesus morre para pagar pelos nossos pecados, e quando confessamos os nossos pecados a Deus a nossa aflição pode ser a deste salmista, mesmo assim, não podemos nos esquecer de louvar ao nome de Deus, acima de tudo, reconhecer e lembrar que é dele que vem o perdão, e de que fazemos parte do povo que se volta para Ele, e também o louva e o adora!
Ler: SALMO 86.11-17
Oremos: Deus de bondade e misericordioso. Nós pedimos que nos perdoe os nossos pecados. Somos egoístas e nos esquecemos de seguir o exemplo que teu Filho, Jesus, nos deixou. Ajuda-nos a renovar nossa vida a cada dia e seguir sempre no caminho certo, servindo ao nosso próximo, podendo amar e perdoar-nos uns aos outros, assim como tu nos ama e perdoa. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
...“e o amor de Deus é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados” (1 Jo 3.10). Fundamentados nesse amor, podemos confiar no perdão de Deus, em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, Amém.

KYRIE
Neste momento, no mundo, vivemos tempos de medo e dúvidas! Além desta terrível e cruel PANDEMIA, há tanta injustiça, por ainda haver pessoas que se afastam da presença de Deus é que vemos o ódio, o embate e o combate aos pensam diferente! Ainda há guerras, discriminação, ainda mais pobreza, miséria, corrupção, ganância e hipocrisia. Jesus disse que veio ao mundo para que nós tivéssemos vida, e em abundância. Por isso, queremos pedir a Deus tenha pressa em enviar o Reino que será justo a todos. Fazemos isso cantando:

“♫ Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação. Teus ouvidos se inclinam ao clamor,
desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça.
Abrace o mundo inteiro, tem compaixão.
O teu poder sustente o testemunho do teu povo.
Teu reino venha a nós. Kyrie Eleison. ♫”

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Trino Deus, tu desejas que vivamos bem, e por isso deste o teu Filho em nosso favor. Neste momento de culto viemos a ti suplicando por ajuda para sermos corretos no pensar e agir. Pela tua palavra que se fez verbo e nos encheu da verdade, permita que permaneçamos firmes, escutando o que queres nos ensinar, pois sabemos que tu és um Deus de amor e paz e que desejas o melhor para todos nós. Por Jesus, que contigo e o Espírito Santo vive e reina hoje e sempre, Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 44.6-8

2ª Leitura Bíblica: Rm 8.12-25

Aclamação do Evangelho:
Convido à comunidade a se colocar de pé, em respeito à leitura do Evangelho.

3ª Leitura Bíblica: Mt 13.24-30,36-43

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 – HPD 2 – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Oremos: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. Pedimos-te, faça-te presente aqui neste momento em que queremos meditar sobre a tua Palavra. Amém.
Dinâmica:
- Quem tem aí uma moeda? Pegue essa moeda em sua mão e olhe o lado “cara” dela. Vocês estão vendo? Pois bem. Sem virar a moeda, vocês conseguem ver a coroa? Ou ainda, vocês conseguem ver cara e coroa ao mesmo tempo?

- Digamos que “cara” seja tudo o que vemos e experimentamos aqui neste mundo... a vida na carne, como diz Paulo! A vida no mundo caído e corrompido pelo pecado humano.
E digamos que “coroa” seja o que Deus tem preparado para nós, depois da colheita, o fim dos tempos que nos fala o evangelista Mateus. O que é que nos faz enxergar a coroa? Paulo nos diz que é a ESPERANÇA que nos salva!... Esperança que também podemos chamar de fé. Certamente não é a nossa capacidade de enxergar com nossos olhos... de modo algum seremos capazes de virar essa moeda por nossas próprias forças... pois precisamos da ajuda do Espírito Santo de Deus. É por meio da esperança que somos salvos! Se você já está vendo, então não há mais esperança! Nós esperamos por algo que ainda não vemos... e é isso que nos salva, a esperança!
Podemos entender que a Bíblia diz que precisamos buscar a justiça e que assim já podemos ver sinais do reino de Deus aqui na terra! E é verdade! Porém, não podemos cair no erro de acreditar que justiça é uma qualidade religiosa ou uma moral que inventamos aqui na terra. Acima de tudo, justiça é uma relação, Relação que foi restaurada entre Deus e nós! O que se fez e continua sendo feito é tentar tornar visível a coroa, tentam virar a moeda a qualquer custo fazendo cobranças e exigências em relação ao que os cristãos vêm fazendo... noutras palavras: tentam separar o trigo do joio! De forma errônea, trazem as seguintes perguntas aos cristãos para “prová-los”!
- “Você tem certeza da sua conversão e de que vai ser salvo?”
-“Quais são os dons espirituais que você recebeu?”
-“Você conseguiu se livrar daqueles pecados que vinha cometendo?”
-“Cuidado com essa sua depressão, porque o cristão é um ser alegre!”
-“Quantas vezes você orou a Deus e Ele te atendeu?”
-“Você tem o dom de falar em línguas?”
-“Você fez alguma experiência extraordinária com Deus?”
Como se essas coisas fossem as condições a nós impostas para nos considerarmos cristãos.
Não quer dizer que o cristão não experimenta nada disso. Mas, é errado querer determinar um ser cristão a partir dessas experiências, porque nós vivemos na esperança. Nós ainda não vemos a coroa, mas, temos a certeza de sua existência pois somos auxiliados pelo Espírito Santo.
- As sementes foram lançadas, e somente o agricultor, o nosso Deus pode separar o trigo do joio! Nós não temos a qualificação nem sequer o direito de usurparmos esta tarefa única e exclusiva de Deus. Somente Ele poderá fazê-lo. Mas, então, como crer que tudo irá acabar bem? O apóstolo dá a dica um pouco mais adiante no texto de Romanos 8.25: esperara com PACIÊNCIA. Quando a mulher descobre que está grávida, sabe que o bebê está lá. Ainda não o pode ver. Mas, deve ter paciência, pois o processo tem o seu tempo determinado. É, no mínimo preocupante o fato de que, hoje em dia, o número de partos cesarianos estejam superando o número de partos normais, em grande parte, porque profissionais e os próprios pais já não têm mais a paciência e a esperança/confiança de que tudo ocorrerá bem. Esperamos por aquilo que não vemos! Quando vemos, não esperamos mais! E é por meio da esperança que fomos salvos.
Em nossa fraqueza o Espírito nos ajuda! Paulo, em 2Co 12.9, diz que o seu “poder é mais forte quando você está fraco!” O Espírito nos socorre em nossa fraqueza! O Espírito quer nos ajudar a ter a certeza de que iremos experimentar a “coroa”, mesmo que agora só consigamos enxergar a “cara”.
Que Deus nos ajude a termos paciência e a nunca perdermos a ESPERANÇA.
Amém.

Que a paz de Deus nos guarde e nos acompanhe! Amém.

HINO
Nº 431 – HPD 2 – Sabor e Brilho

CONFISSÃO DE FÉ
Movidos pelo amor de Deus por nós, e pela fé que Ele mesmo nos concede, confessemos juntos a nossa fé através das palavras do credo apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 359 – HPD 1 – Te ofertamos nossos dons

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor nosso Deus e Pai. Nós te rendemos graças pela nossa vida, por nos ter abençoado com a saúde, o vigor para o trabalho, com anos e anos de vida, com colheitas fartas, com ensinamentos e, somos imensamente gratos por teres se revelado a nós em Jesus Cristo, teu Filho amado, pelo qual enviaria o Espírito Santo ao mundo.
Sabemos e lembramos que tu estás sempre presente entre nós, comunidade, nas vidas de cada um e cada uma especialmente neste tempo estranho em que estamos vivendo, de angústia e medo por causa desta pandemia. Por isso intercedemos a Ti pois, são tantas as pessoas que sofrem por doenças, depressão, solidão, negação do perdão. Nós intercedemos por todas elas, especialmente pelos nossos próximos mais próximos ...
Em especial, nós pedimos que olhes por todos os seus filhos e filhas que estão na linha de frente no combate e nos tratamentos paliativos nesta pandemia. Nós pedimos que nos conceda a sua Paz. Neste país, que está carente de cidadãos e cidadãs honestas, de caráter, éticos. Em sua igreja, onde as pessoas devem ir para alimentar a sua fé, enxerem-se de fé na comunhão, está o vazio, e incerteza nesses dias difíceis. Resta-nos a igreja invisível, que se alimenta da nossa fé e esperança de dias melhores. Faz-te presente com teu Espírito Santo, Senhor, e ajuda-nos a supor menos e relacionar-nos mais contigo. Fica conosco, óh Deus! Guarda-nos em todos os momentos de nossa vida.
Por Cristo, nosso Senhor, que nos ensinou a orar....
PAI NOSSO Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Assim, abençoe-te o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vão em paz e Sirvam ao Senhor com alegria, podendo sempre dar graças a Deus!

CANTO FINAL
Nº 206 - HPD 1 – Quão bondoso amigo é Cristo


Autor(a): Pastor Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 7º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 24 / Versículo Final: 43
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 57533
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br