Lançamento do livro Escritos Perdidos acontece na Comunidade em Picada 48 Baixa

A Pastora Silvia Genz, Presidente da IECLB, estará presente no evento de lançamento do livro em 23 de agosto

18/08/2022

Escritos perdidos, publicado pela Editora Oikos, conta a história de vida do imigrante Johann Georg Klein, nascido há 200 anos em Womrath, na Prússia Renana. Klein se estabeleceu em 1852 na Colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e aqui atuou como colono, professor primário e pastor evangélico-luterano.

Por ocasião de seus estudos no seminário de Kirn, ainda na Alemanha, Johann Georg Klein produziu um extenso comentário bíblico-teológico, em escrita Sütterlin, com o título Vom Katechismus. No decorrer de sua vida, Klein utilizou as páginas em branco de sua obra para registrar outros escritos, que revelam o cotidiano dos colonos alemães no sul do Brasil, as intrigas e lutas políticas e seu comprometimento com o debate público e a fé luterana.

Este manuscrito foi companheiro inseparável de Johann Georg Klein, servindo como sustentação teórica em suas atividades como professor e pastor evangélico nas Comunidades de Leonerhof (Sapiranga), Bom Jardim (Ivoti), Picada 48 Baixa e Picada Café. “Carregando as esperanças e os conflitos de seu tempo, Vom Katechismus é de uma preciosidade inigualável”, escrevem Biehl e Mügge. Após ter sido cuidadosamente mantido pela família de Klein depois de sua morte em 1915, o “misterioso” manuscrito imigrante foi guardado pelos descendentes de Leopoldo Petry, em Novo Hamburgo.

Por muitos anos, o autor de Vom Katechismus foi considerado o arquiteto da Guerra Mucker, um conflito fratricida que assolou as comunidades teuto-brasileiras da região de São Leopoldo entre 1868 e 1874. A partir de uma meticulosa pesquisa, os autores entrelaçam o misterioso manuscrito e a vida atribulada do autor-viajante, “em uma narrativa original e inteligente a respeito de um dos principais personagens da Guerra Mucker”, escreve João José Reis (UFBA), um dos mais respeitados historiadores brasileiros.

Conforme Luís Augusto Fischer, crítico literário e professor da UFRGS, “a vida de Johann Georg Klein é aqui recriada, em profundidade e vivacidade… Trata-se de um livro exemplar, que combina a cuidadosa técnica historiográfica e a virtuosa sensibilidade antropológica, e que se deixa ler como um ótimo romance”.

Com o apoio do Sínodo Nordeste Gaúcho, acontecerá, no dia 23 de agosto, às 19h, na Comunidade Evangélica em Picada 48 Baixa, o lançamento desta importante obra para a história da imigração alemã. A Pastora Presidente da IECLB Silvia Beatrice Genz, que atuou como ministra na Comunidade, estará presente no evento de lançamento do livro.

Para mais informações, acesse www.oikoseditora.com.br ou entre em contato pelo e-mail vendas@oikoseditora.com.br.  

COMUNICAÇÃO
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br