João 6.35,41-51 - 11º Domingo após Pentecostes - 08/08/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

08/08/2021

08/08/2021 - 11º Domingo após Pentecostes
Prédica: João 6.35, 41-51; Leituras: 1ª Rs 19.4-8, Ef 4. 25-5.2
P. Deolindo Feltz – Cuiabá - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/tarde/noite! Bom dia/Boa Noite!
Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas a esse culto. Que bom que vocês vieram. Estar na presença de Deus e dos irmãos e irmãs na fé é uma grande oportunidade de comunhão, de orientação, de confissão, de conforto, de esperança e de fé. Naturalmente, cada um e cada uma de vocês estão aqui para trazer e deixar algo, bem como para encontrar e levar algo. E que Deus permita que isso, de fato, aconteça! De modo especial, é importante lembrar que hoje é Dia dos Pais. É dia de homenagear, de comemorar, mas também de se perguntar sobre como andam as relações entre pais e filhos.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 05 – Livro de Canto – Aqui chegando, Senhor!

SAUDAÇÃO E INVOCAÇÃO TRINITÁRIA
Assim nos diz as palavras de Mateus 7. 9, 11b: “Por acaso algum de vocês, que é pai, dará uma pedra ao filho que pedir pão? Quanto mais o Pai que está no céu dará coisas boas aos que lhe pedirem!”. É a esse Deus Pai bondoso que invocamos a presença neste culto cantando:

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 – Livro de Canto – Deus Triúno!

CONFISSÃO DE PECADOS
Em provérbios 28. 13 está escrito: “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona”.
Assim, os convido para confessarmos os nossos pecados a Deus, buscando sua misericórdia e seu perdão. Uma vez que Deus nos conhece e sabe o que aflige e pesa o nosso coração, podemos colocar em silencio diante Dele tudo aquilo que tira nossa paz ...(Dar alguns segundos e depois siga proferindo estas palavras)
Deus! Ouça e atenda a confissão de pecados que cada pessoa aqui te fez em silêncio. Nós estamos diante da tua face com as mãos cheias de tropeços e fragilidades, isto é, injustiça que cometemos em nossos relacionamentos contigo, com as pessoas e todo o meio que nos cerca. De modo especial, o Dia dos Pais nos lembra o quanto somos falhos como filhos, como filhas e como pais. Senhor, caímos em tentação e por isso pecamos em palavras, em ações, em pensamentos. Esses pecados pesam sobre nós, causam a tua tristeza e o sofrimento em quem está à nossa volta. Confiamos em tua graça e misericórdia. Perdoa-nos, renova-nos e devolva a alegria de vivermos em paz contigo, com o próximo e conosco mesmos. Por Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Para quem confessa os seus pecados, se arrepende deles e está disposto a não mais cometê-los, ouve de Deus uma boa notícia. No livro dos Salmos, capítulo 32, está escrito: “Feliz é aquele cujas maldades Deus perdoa, e cujos pecados ele apaga! Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados”.

KYRIE
Nossa mente, nosso coração, nossas palavras, nossos pensamentos e nossos sentimentos devem estar voltados para além daquilo e daqueles que estão à nossa volta. O mundo distante também geme e sofre por causa de suas dores. Estando distantes, muitas dessas dores, nós, com nossas próprias mãos, não podemos aliviar... mas Deus pode. A nós cabe clamar a Deus para que Ele mesmo olhe por estas dores e as alivie. Assim, como comunidade cristã, clamamos a Deus cantando:

Nº 56 – Livro de Canto – Pelas dores deste mundo, ó Senhor!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Mesmo diante de um mundo que passa por muitas dores não deixa de ser um mundo onde momentos, ações e situações boas também acontecem. Acima de tudo Deus é um Deus de amor, de compaixão, de ajuda. Por mais que às vezes O sentimos distante, Deus não se esqueceu deste mundo e continua mandando seus bons sinais na terra e na nossa vida. É bem por isso que podemos e devemos, além de clamar, dar glórias a Deus. Façamos isso cantando:

Nº 73 – Livro de Canto – Ontem, hoje e para sempre!

ORAÇÃO DO DIA
Deus do amor e da compaixão! Reunimo-nos na tua presença porque cremos que só tu podes dar um rumo à nossa vida. Somente tu és a nossa verdadeira luz que brilha e nos mostra o caminho certo. Somente tu nos ajuda a vencer nas tentações. Reunimo-nos diante da tua face porque cremos que nos enxerga, nos carrega, nos perdoa, nos ilumina, enxuga as nossas lágrimas, e nos convida a sermos seus discípulos/as. Dá-nos o Espírito Santo, para acolhermos com fé e devoção a tua Palavra neste culto. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: 1ª Reis 19. 4-8

2ª Leitura Bíblica: Efésios 4. 25 – 5.2

3ª Leitura Bíblica: João 6. 35, 41-51

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 – Livro de Canto – Estou pronto, Senhor!

PREGAÇÃO
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos e todas vocês. Amém!
Estimados irmãos e irmãs!
Assim nos diz a poesia de uma escritora brasileira chamada Suellen Cibele:
“Meu pai... eu olho para as tuas mãos! Elas são importantes na construção de teus filhos. Que elas saibam ser firmes no orientar, serenas no amparar, e que elas não fujam ao dever de também moldar...
Tuas mãos, pai, devem ser o exemplo do teu trabalho, e que elas não se abram apenas materialmente. Isso é um modo de fechar a consciência. Quando as abrir, estejas abrindo muito mais: teu coração e a tua compreensão...
Teus olhos, pai, que responsabilidade eles têm. Que eles vejam as qualidades de teus filhos, por pequenas que sejam, para que as faças crescer. Mas, que teus olhos não deixem de ver os defeitos e as falhas, porque pode ser teu o dever de corrigi-las...
Não te consideres, pai, sem defeitos. Mas, que isso não te desobrigue da função de ensinares o que é certo. Ainda que tu mesmo tenhas dificuldade em segui-lo, mais importante do que conseguir faze-lo, sem dúvida, é lutar por isso...
Pai, o que se quer de ti, é que pai sejas, no conceber por amor, no receber por amor, no renunciar por amor, no amor total dos filhos que, sem teu amor, perderão o significado da própria vida...
Pai, estás presente no sangue, na herança biológica, na cor, no nome, na língua. Tudo isso, porém, desaparecerá senão te fizeres presente no coração...”
Hoje é Dia dos Pais e essas palavras iniciais querem acolher e homenagear todos os pais, de modo especial os que aqui estão presentes. Importa lhes dizer que suas mãos, seus olhos, seus passos, sua vida e sua participação são imprescindíveis na vida de um filho, de uma filha.
Historicamente, é bem provável que um Dia dos Pais, ou uma homenagem feita aos pais já tenha ocorrido na Babilônia, há mais de 4.000 anos atrás. A arqueologia encontrou um cartão de argila escrita em cuneiforme por Elmesu para o seu pai desejando-lhe “sorte, saúde e vida longa”.
Mas, a data como conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos e existe a pouco mais de 110 anos. Tudo começou quando uma moça chamada Sonora Dood ouve na igreja uma pregação que homenageava as mães. Por não ter mãe, falecida durante o seu parto, teve a ideia de celebrar um dia especial para o seu pai Willian Smart. Afinal, ficou com ele a responsabilidade de cuidar sozinho de uma recém-nascida e mais cinco filhos pequenos.
Assim, no dia 19 de junho de 1910, data do aniversário do pai, ela realizou uma primeira e pequena comemoração em homenagem a ele. Vizinhos que conheciam a história daquela família se inspiraram em Sonora e também passaram a homenagear pais nesta mesma data. Não demorou muitos anos para que em várias cidades americanas já se comemorasse um dia dos pais.
No Brasil a data chegou bem mais tarde e foi trazida por um publicitário. Ele preferiu transferir a comemoração para agosto, já que neste mês não havia nenhum evento que fosse favorável para realizar anúncios e, assim promover o comércio de presentes.
Enfim! Datas comemorativas são grandes oportunidades de deixar pequenos recados alusivos ao dia. É o que normalmente se faz através de outdoors, faixas, cartazes, placas, propagandas de TV, postagens no facebook, no Instagram, figurinhas partilhadas pelo Whats, e assim por diante.
É possível que também uma pregação seja uma excelente oportunidade de deixar alguns recados para pais e filhos neste Dia dos Pais. A proposta é deixar apenas cinco. Três deles estão na Bíblia, um deles é de um filho e o outro é de um pai.
O primeiro foi escrito por Deus e está em Êxodo 20. 12: “Honrarás o teu pai e a tua mãe, para que vás bem e viva muito tempo sobre a terra”.
No Catecismo Menor Lutero diz que isso significa que devemos temer e amar a Deus e por isso não desprezar e nem irritar os nossos pais ou superiores, mas devemos honrá-los, servi-los, obedecer-lhes, amá-los e querer-lhes bem.
O segundo recado foi escrito pelo sábio Rei Salomão, e está em Provérbios 1. 8: “Meu filho, escute o que seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante, ou um colar, melhoram a sua aparência”.
O terceiro e último recado bíblico foi escrito pelo Apóstolo Paulo e está em Efésios 6. 1-3, que é bem semelhante ao primeiro: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isto é certo. Como dizem as Escrituras: Respeite o seu pai e a sua mãe. Esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra. Da mesma forma, Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com disciplina e os ensinamentos cristãos”.
Quanto ao quarto recado, na verdade, trata-se de uma pequena redação escrita por uma criança na escola. Na semana que antecedeu o Dia dos Pais, uma professora pediu que todos os alunos escrevessem uma redação sobre o que eles gostariam que Deus fizesse por elas naquela semana, tendo em vista a comemoração do domingo. E uma das redações chamou a atenção da professora e a deixou profundamente emocionada, uma vez que era a redação do seu próprio filho. Nela ele pedia a Deus para ser transformado numa Televisão.
Senhor, nesta noite eu tenho um pedido muito especial: Me transforme numa televisão. Eu quero viver como vive a televisão da minha casa. Ter um lugar especial, centralizado, ter a família reunida na minha frente, ter atenção de todos, ser levado a sério quando falo, e não ser interrompido.... Quando eu não funcionar direito quero ter o mesmo cuidado que ela tem. Quero ter a companhia do meu pai quando ele chega, mesmo quando está cansado. Que a minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida. Quero que meus irmãos disputem para ver quem vai ficar comigo. Quero sentir que minha família deixa tudo de lado para passar alguns momentos comigo. E, por fim, que eu consiga divertir a todos. Senhor, não te peço muito. Só quero viver o que vive qualquer televisão”.
Não é difícil de imaginar que esse possa ser o sentimento de muitos filhos em relação aos seus pais e seu espaço em casa. Faz algum sentido um filho ou filha fazer esse tipo de pedido a Deus?
E, por último, o recado agora também é uma redação escrita na semana do Dia dos Pais, mas que foi feito por um pai que pedia a Deus para ser transformado no celular do filho.
Senhor nesta noite quero lhe fazer um pedido muito especial. Quero que me transforme no celular do meu filho. Quem sabe assim, quando ele acordar, ele se aproxime de mim, me toque, me desbloqueie e se conecte em mim. Meu filho não é capaz de ficar nem cinco minutos perto de mim, mas é capaz de ficar conectado e teclar por horas com pessoas que ele nunca viu pessoalmente. Ele tem pressa de chegar ao celular depois das refeições, depois da aula, antes de dormir, mas não se preocupa em chegar perto de mim. Ele fala sobre a sua vida, seus gostos, seus sonhos para desconhecidos, e deixa para mim apenas “foi tudo bem na escola”. Eu queria que ele viesse até mim para eu responder suas perguntas, mas ele prefere o Google. Eu queria que ele navegasse nas minhas ideias, na minha história, na minha experiência, mas ele prefere o face, o insta, a vida de outras pessoas. Eu queria ser o celular do meu filho, Senhor, para receber o mesmo cuidado que ele recebe quando não está funcionando direito. Para ele é suportável eu ficar uma semana fora, mas é insuportável um dia sem o seu celular. Um pai doente causa menos preocupação que um celular com defeito. Eu queria estar nas mãos dele por um pouco mais de tempo. Eu não te peço muito Senhor! Só quero experimentar o que o celular do um filho experimenta.
Geralmente, a proposta de um recado é informar, mas também fazer refletir. Assim, que num dia como hoje, além dos presentes, das homenagens, dos grandes almoços ou jantares, possa também ser revista nos lares a importância de uma boa relação entre pais e filhos/as. Os recados estão aí para nos mostrar como pode e deve ser feito e quais são os ganhos de uma boa relação. Ao mesmo tempo, eles também mostram quais são as perdas e as dores que podem acontecer quando se troca pessoas por coisas. Que assim seja! Amém!

HINO
Nº 477 – Livro de Canto – Obrigado Pai Celeste!

CONFISSÃO DE FÉ

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Enquanto cantamos um hino, serão recolhidas as ofertas. Elas estão destinadas à/ao....... Que Deus abençoe as dádivas e também os doadores e doadoras, e que cada um e cada uma se sinta livre para ofertar.

Nº 207 – Livro de Canto – Ofertamos nossos dons!

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Obs: Deixar as pessoas falarem de suas necessidades, de seus agradecimentos, enfim, dos motivos que elas querem mencionar na oração de intercessão. É importante isso ser feito em voz alta para que as pessoas saibam do que e de quem se trata. Entende-se que o fato de mencionarem isto em culto já é oração diante de Deus e uma forma de informar os demais membros sobre a situação que experimenta aquela pessoa ou família. Após falarem, disponha de 30 segundos de silêncio na perspectiva de que nesse tempo as pessoas coloquem diante de Deus aquilo que não foi mencionado. Depois deste tempo, segue com a oração:

Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor nosso Deus! Em voz alta e também em silêncio ouviste de cada um/a de nós aqui presentes aquilo que está em nosso coração. Não temos dúvidas de que ouviste a cada um/a, pois Tu estás em tudo e em todos. Além disso, sabes da nossa vida, do que temos em nossa mente, em nosso coração, antes mesmo de falarmos. É isso que esperamos de ti Deus: olhe por cada situação que foi lembrada, falada, pensada, olhe para cada um de nós em nossa vida, olhe nossas famílias, nossos líderes, nossa Igreja, nosso país. Olhe não com olhar de julgo, mas de amor, de carinho, de atenção, de ajuda. Senhor! Toda a nossa vida está em suas mãos, aliás, tudo está em suas mãos. Pedimos de modo especial pelos pais e filhos e suas relações. Que seja de amor, de cuidado, de compreensão e de ajuda. Use-nos para que nesta vida sejamos instrumentos de paz e amor. Ajude-nos a cumprirmos nossa missão de viver neste mundo de acordo com o Evangelho. Pai amado! Estamos chegando ao final deste encontro contigo. Da mesma forma que nos trouxe até aqui nos leve de volta para nossa casa. É o que está em nosso coração. Por fim, oremos como teu filho nos ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor esteja à vossa frente para vos guiar;
Que o Senhor esteja atrás de vós para vos proteger;
Que o Senhor esteja ao vosso lado para caminhar convosco;
Que o Senhor esteja embaixo de vós para não vos deixar cair;
Que o Senhor esteja dentro de vós para vos consolar;
Que o Senhor esteja acima de vós para com tua poderosa mão vos abençoar.
Portanto, que o Senhor vos abençoe! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Que a paz de Deus que excede todo o nosso conhecimento e entendimento nos guarde para uma viva esperança. Ide na paz do Senhor.

CANTO FINAL
Nº 205 – Livro de Canto – Oração da Igreja!
 


Autor(a): Pastor Deolindo Feltz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 11º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 35 / Versículo Final: 51
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63472
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br