João 19.38-42 - Sábado da Paixão – 08/04/2023

14/03/2023

08/04/2023 - Culto de Sábado da Paixão

Pregação: João 19.38-42

Leituras: Leituras bíblicas: Jó 14.1-14 ou Lamentações 3.1-9,19-24 * I Pedro 4.1-8*  Salmo 31.1-4,15-16 *

Liturgia elaborada por Pastor Armin A. Hollas

Este pode ser um culto de vigília Pascal, onde somente se faz as leituras bíblicas, intercaladas com cantos e orações. Eu elaborei o culto das luzes, que já apontam para a ressurreição. Para início do culto as luzes estarão apagadas e serão distribuídas velas aos presentes, que serão acesas a partir das velas do altar.

Na escuridão, as velas do altar são acesas. O liturgo pode então saudar as pessoas e dirigir-se a elas com estas palavras ou outras semelhantes.

Irmãos e irmãs em Cristo, nesta noite (manhã, tarde) santificada em cuja tempo nosso Salvador Jesus Cristo passou da morte para a vida, nos reunimos com toda a Igreja do mundo em vigília e oração. Esta é a páscoa de Jesus Cristo. Através da luz e da palavra celebramos a vida nova que Cristo partilha conosco. Convidamos a todos a acenderem suas velas (alguns acendem no altar e passam a chama – quando todos têm as velas acesas acendem-se as luzes da igreja).

Hino: LCI 430

INVOCAÇÃO

Deus redentor, fonte de vida e luz, Pai bondoso, fonte de amor, Espírito bendito, fonte de toda a luz em nós, concede que nós, que nos aquecemos com a celebração da tua Páscoa,
estejamos reunidos em teu nome, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Hino: LCI 285

CONFISSÃO DE PECADOS
Misericordioso Deus, confessamos que, como tua comunidade, pecamos em palavras, ações e omissões. Confessamos Senhor, que muitas vezes não trazemos diante de Ti nossas preocupações e angústias. Confessamos Senhor, que nem sempre confiamos em Ti de todo o coração e que, em meio ao nosso desespero, nem sempre percebemos tua presença consoladora e confortadora. Perdoa-nos, ó Deus, quando fechamos nossas portas às pessoas que sofrem, quando não somos solidários e nem estendemos a mão aos desesperados e necessitados. Perdoa-nos, ó Deus, quando não cremos mais nem mesmo em Ti. Renova-nos, Senhor, e estende sua mão sobre nós, assim como Jesus também o fez, perdoando-nos e encorajando-nos a crer. Por tudo isso, Deus de amor e misericórdia, pedimos teu perdão cantando o hino 194 de nosso hinário:
/: Como tu queres, Senhor sou teu. Tu és o oleiro, barro sou eu. Quebra e transforma até que enfim tua vontade se cumpra em mim:/

ANÚNCIO DO PERDÃO
O nosso consolo e fortalecimento vêm da palavra de Deus que diz em Jo 5.24 diz: “Jesus Cristo diz: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.

KYRIE
Como pessoas agraciadas por Deus, com seu perdão, nos voltamos para as dores do mundo no qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angústia de toda criação. Por isso queremos rogar em conjunto:
Tem Senhor piedade (3x).

GLÓRIA IN EXCELSIS
Motivados pelo amor e pela bondade de Deus, vamos louvá-lo cantando juntos:
Glória, glória, glória a Deus nas alturas, Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós!

ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus, Pai amado, obrigado pelo teu convite em nos chamar a este culto. Nós te louvamos porque permites estudar a tua Palavra e, a partir dos teus ensinamentos podemos compreender o quanto precisamos de ti e quanto é bom andar na Tua presença. Queremos servir-te sempre mais e mais, por gratidão. Na certeza de que o Espírito Santo transforma nosso viver é que queremos ouvir-te falar. Abra a nossa mente e coração para acolher a mensagem deste dia, bem como colocá-la em prática. Conduz-nos na força do teu Espírito santo, para que tudo seja do teu agrado, a começar pela consagração de nossos corações e mentes.

LITURGIA DA PALAVRA

1ª. Leitura: Jó 14.1-14 ou Lamentações 3.1-9,19-24

2ª. Leitura: 1 Pedro 4.1-8

Evangelho do dia: João 19.38-42

Sendo esta a noite que nosso Senhor ressuscitou, saudemos o evangelho cantado Aleluia.

Hino: LCI 182

Pregação: João 19:38-42,

 

O enterro de jesus

38 Depois disso, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, mas secretamente, por medo dos judeus, pediu a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos permitiu. Então ele veio e levou o corpo de Jesus.
39 Chegou também Nicodemos, que na noite anterior fora ter com Jesus e trouxera cerca de cem libras de mirra misturada com aloés.
40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com óleos perfumados, como os judeus sepultam.
41 Mas no lugar onde ele foi crucificado havia um jardim, e no jardim um túmulo novo, no qual ninguém jamais havia sido colocado.
42 Ali puseram Jesus por causa do dia da preparação dos judeus, porque o sepulcro estava próximo.

 

Querida comunidade,

Nestes dias que antecedem a Páscoa, muitas pessoas viajam para Jerusalém. A “Terra Santa”, isto é, os lugares onde Jesus andou nos últimos dias de sua vida terrena, são visitados pelos peregrinos.
Um lugar muito especial é na Sexta-feira Santa e no Sábado da Paixão, ou seja, hoje, a Igreja do Santo Sepulcro. Dizem que este é o lugar onde Jesus foi sepultado após sua morte na cruz.
Diz-se que a própria crucificação ocorreu muito perto deste lugar. Hoje a Igreja do Santo Sepulcro arqueia-se sobre a colina chamada Gólgota no Novo Testamento.
Ninguém sabe exatamente onde o túmulo de Jesus realmente estava. Ninguém pode ter certeza de se Jesus foi realmente enterrado ali, neste santuário de cristãos.
No entanto, é justo honrar a Igreja do Santo Sepulcro, como túmulo de Jesus, porque nós, humanos, precisamos de um lugar assim.

Precisamos de um lugar para chorar. Precisamos de um lugar para lembrar aqueles que morreram. É importante para nós, enlutados, termos uma sepultura onde saibamos que a pessoa de quem tivemos que nos despedir está enterrada ali. Por isso a gente celebra finados em novembro.

Muita gente vem aos cultos de finados nos cemitérios, aliás, tem gente que vem que nunca vemos na igreja o ano inteiro. A cada vez, as pessoas perguntam algo assim: Olha pastor, aqui está meu querido e saudoso “É aqui que a família deve visitá-lo e trazer flores, para se lembrar dele?

Sim, onde lamentaremos?

Esta questão chega perto quando as pessoas descobrem que seu familiar morreu em um acidente de avião sobre o Atlântico ou em um naufrágio em águas profundas. Você não tem lugar para lamentar. Porque os cadáveres não podem ser encontrados:

Se eu pudesse pelo menos enterrá-lo, disse a esposa do comandante do MS Munich, que desapareceu no Atlântico em dezembro de 1978 com 28 pessoas a bordo.

Precisamos de um lugar para chorar. Muitos cristãos também precisam de um local geograficamente identificável onde possam lembrar o sepultamento de Jesus. Anteriormente, falei do túmulo de Jesus e coloquei entre aspas, porque há uma diferença crucial em relação aos túmulos em que enterramos nossos mortos.

Nos apêndices de seus livros, os evangelhos relatam a descoberta do túmulo vazio. A mensagem da ressurreição de Jesus Cristo é baseada nessa descoberta e nas declarações de fé relacionadas.

Mas ainda não chegamos lá. Dentro de algumas horas celebraremos o Culto da Páscoa, que nos conduzirá da escuridão da morte para a luz brilhante da Páscoa. Ainda não estamos tão longe. Nesta hora do culto do Sábado Santo, celebramos o sepultamento de Jesus por José de Arimateia, ilustre conselheiro, conforme descrito pelo evangelista Lucas. Ele pede ao governador Pilatos o corpo de Jesus, para que seja sepultado antes das 18 horas, antes do início do sábado.

Portanto, houve apenas 3 horas entre a morte de Jesus por volta das 15h e o início do sábado. Tão pouco tempo para fazer este último ato de amor - inclusive ir a Pilatos e negociar a libertação dos mortos.

Nicodemos apóia José de Arimatéia. Nicodemos: No Evangelho de João capítulo 3 fala sobre ele. Nicodemos era membro do Sinédrio. Ele vem à noite - isto é, secretamente, a Jesus e lhe faz perguntas sobre sua mensagem. No sentido: O que devo fazer para herdar a vida eterna?

No decorrer dessa conversa honesta e séria, Jesus diz a Nicodemos a frase que muitos de nós conhecemos: Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Este Nicodemos está lá quando o corpo de Jesus é enterrado. Secretamente este enterro, porque Normalmente, os criminosos executados eram não enterrados e especialmente no caso de Jesus, a ira do alto conselho teria sido temida no caso de um enterro público.

Nicodemos: Ele traz 100 libras - cerca de 33 kg segundo nossos cálculos - mirra misturada com aloés, resinas perfumadas que serviam para embalsamar um cadáver. Mirra - quem de nós não pensa na história de Natal de Mateus, na história de os Reis Magos do Oriente, a quem chamamos de Magos. Dizem que eles deram presentes preciosos ao recém-nascido Jesus: ouro, incenso e mirra. 33 kg de resinas perfumadas e não exatamente baratas. Essa enorme quantidade indica a devoção e o significado de o Messias Jesus não é simplesmente enrolado rapidamente em panos como de costume, mas uma grande quantidade de mirra e aloés também é aspergida entre os pedaços de pano.

Jesus estará em uma sepultura nova, que ainda não foi usada. Isso também tem a intenção de enfatizar a singularidade e a importância do Messias. Este túmulo está próximo - significando: próximo ao local da crucificação. O tempo estava acabando, tudo tinha que ser feito até as 18h.

Não é dito o que aconteceu com os dois homens depois. Eles então foram para casa muito rapidamente - precisamente por causa do sábado que se aproximava. Ou eles passaram a noite e o feriado junto com os discípulos enlutados e as mulheres dos arredores de Jesus. De que outra forma as mulheres saberiam imediatamente após o sábado, isto é, na madrugada do primeiro dia da semana, onde está o túmulo de Jesus?

Tristeza - escuridão - desamparo - medo e sem esperança de um futuro melhor, esses eram os pensamentos e sentimentos desse pequeno grupo de discípulos. Eles simplesmente não sabiam nada sobre a vitória de Jesus sobre a morte.


O que significa para nós este Sábado da Paixão, este dia entre a Sexta-feira Santa e a Páscoa?

Uma jovem me disse sobre o Sábado da Paixão: Lembra-me o tempo do Advento! O festival ainda não chegou, ainda é hora de escurecer, mas sabemos e confiamos - a luz brilhante está chegando!

Sim, podemos lidar com esse relato do sepultamento de Jesus com muito mais tranquilidade do que José e Nicodemos e as mulheres e os discípulos. Nossa esperança é para a Páscoa.

Nossa esperança na vitória de Jesus sobre a morte também nos ajuda, especialmente quando estamos diante dos túmulos e temos que nos despedir. Porque sabemos e cremos e confiamos: A sepultura de Jesus foi e não é o fim! O caminho de Jesus Cristo continua! Com a ajuda de Deus e o poder do Espírito Santo conosco e por nós!

Hino: LCI 590

Este Cristo que morreu e ressuscitou por nós é o que move a nossa fé. Confessemos esta fé com as palavras do Credo Apostólico.

FERTA e AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta última Culta: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
HINO (proceder à motivação e o recolhimento das ofertas) LCI 614

LITURGIA DE DESPEDIDA

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor, obrigado por mais um encontro contigo. Obrigado pelos irmãos e irmãs que aqui estiveram para compartilhar da tua palavra. Tua palavra hoje nos mostrou que a fé não necessita de sinais prodigiosos e milagrosos. A fé somente necessita de seu conteúdo que é Jesus Cristo, que viveu, morreu e ressuscitou por cada um de nós. Abençoe-nos e guia-nos em teu Espírito Santo para fazer desta verdade uma prática constante em nossa vida de fé. Que enxerguemos com os olhos da fé. Que tenhamos coragem e percamos a timidez em anunciar que tu estás presente até mesmo naqueles momentos que não gostamos muito e que achamos que Tu nos abandonaste. Dê fé a mim, e a meus irmãos e irmãs para vencer as provações diárias e no próximo culto novamente aqui estarmos para recarregar nossas baterias.
Faze-nos olhar também para o nosso semelhante com amor e compaixão. Acolhe nossas súplicas na área da saúde.........., na área familiar.......na área das finanças............., na área do trabalho.........na área dos relacionamentos. Estejas tu agindo e envia-nos fortalecidos, para assim sermos instrumentos de bênção e te glorificarmos. Tudo o que temos em nossos corações e mentes queremos juntar à oração que Jesus ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

BÊNÇÃO
Que Deus,
Toque nossos olhos para que possamos enxergar;
Toque nossos ouvidos, para que possamos ouvir;
Toque nossa boca, para que possamos levar adiante a sua mensagem;
Toque nossas mãos, para que possamos ofertar com disposição;
Toque nossa vida, para que o Espírito Santo possa nos envolver;
Toque nosso coração e nos permita sentir o seu amor.

ENVIO
Ide na paz do Senhor, na esperança de sua volta e na certeza de sua presença entre nós!

CANTO FINAL

Hino: LCI 298


Autor(a): Pastor Armin A. Hollas
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69873
REDE DE RECURSOS
+
Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br