João 14.15-21 - 6º Domingo da Páscoa[Rogate] – Dia das Mães - 14/05/2014

15/03/2023

14/05/2014 - 6º Domingo da Páscoa[Rogate] – Dia das Mães
Prédica: João 14.15-21
Leituras bíblicas: At 17.22-31 * Sl 66.8-20 * 1 Pe 3.13-22
Miss. Silena Schultz Lourenço – Tangará da Serra – MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia / Boa noite, sejam todos bem-vindos e bem-vindas na Casa do Senhor.
As pessoas que nos visitam, sintam-se abraçados por nossa comunidade. É uma grande alegria tê-los aqui conosco. Também as mamães, hoje é um dia muito especial onde celebramos o amor que elas têm dedicado aos seus filhos. Porém, não é para abraçarmos e mostrar nosso amor por elas somente hoje, mas todos os dias. Parabéns mamães pelo seu dia.
Saúdo a todos que aqui estão com o versículo lema desta semana que encontramos em João 14.23: Jesus Cristo diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

CANTO DE ENTRADA
Nº 06 - LCI – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos esse culto em nome e na companhia de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 320 - LCI – Senhor, se tu me chamas

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Convido a nos colocarmos de pé e confessar a Deus os nossos pecados. Faremos da seguinte maneira: Deixarei um momento em silêncio, onde você confessará tuas falhas que foram cometidas em palavras, pensamento e em ação. (esperar alguns minutos em silêncio e depois seguir com a confissão).
Pai Amado, teus filhos e filhas estão diante de ti em humildade para clamar tua misericórdia. Tu que nos conheces melhor do que nós mesmos, sabes das nossas fraquezas, conheces o nosso coração, venha nos ajudar em nossas limitações. Acolha as confissões que aqui foram feitas e as apague, por amor de Cristo Jesus nos faz limpos, brancos como a neve. Queremos te agradar com nossas vidas, mas muitas vezes não resistimos as tentações e fraquejamos. Tem piedade de nós Senhor. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Palavra de nosso Senhor, registrada em 1 João 1.9 diz: “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” Portanto, se você confessou os seus pecados e está verdadeiramente arrependido deles, eu anúncio o perdão de vossos pecados. Quem os perdoa é Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.

KYRIE
Assim como estamos queremos clamar a Piedade de Deus por esse mundo que sofre, cantando:
Nº 56 – LCI – Pelas dores desse mundo


GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorifiquemos a Deus cantando o hino:
Nº 69 – Livro de canto – Povos da terra

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Obrigada Senhor nosso Pai por esse dia, por termos a oportunidade de nos reunirmos para prestar culto em teu nome. Que esse culto seja agradável a ti. Fala conosco o que necessitamos ouvir. Em nome de Cristo Jesus, amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Atos 17.22-31

2ª Leitura Bíblica: Salmo 66.8-20

3ª Leitura Bíblica: 1 Pedro 3.13-22

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 - LCI – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Convido para abrir nossas bíblias no Evangelho de João 14.15-21.
Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos.
É assim que inicia o nosso texto. Normalmente falamos do amor de Deus por nós, chegamos até a exigir provas desse amor. Quando as coisas não acontecem como julgamos ser o melhor, duvidamos desse amor. Chegamos até a duvidar da existência de Deus quando olhamos ao nosso redor e vemos tanta dor, injustiça, ódio, ...
Mas o que falar do nosso amor por Deus?
Como tem sido expressado esse amor?
Jesus diz que se amamos a Deus devemos obedecer aos seus mandamentos. Infelizmente, muitas pessoas nem sequer conhecem os mandamentos de Deus. No versículo inicial do nosso culto Jesus diz que “se alguém me ama, guardará a minha palavra”.
Estamos cientes da vontade de Jesus?
Levamos isso a sério?
Estamos buscando conhecer a sua Palavra?
Não adianta falar que amamos a Deus, se não buscamos cumprir a sua vontade. E só cumpriremos a sua vontade de verdade quando de fato buscarmos um relacionamento profundo com nosso Senhor.
Vamos abrir nossas bíblias em Mateus 7.21-27 e ver o que Jesus diz sobre os que ouvem a sua palavra e obedecem e daqueles que não obedecem (esperar as pessoas abrirem suas bíblias ou projetar o texto no Datashow) : “Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!” Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.”
“Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.”
Jesus Cristo morreu e ressuscitou por todos os pecadores. O desejo de Cristo é salvar todas as pessoas, mas percebemos que Deus não faz o ser humano de fantoche, não fica manipulando. Temos a liberdade de escolha. É o que está escrito em Deuteronômio 11.26-28: “ —Hoje vou deixar que vocês escolham se querem bênção ou maldição. Vocês receberão a bênção se obedecerem às leis do SENHOR, nosso Deus, que estou dando a vocês hoje; ou receberão a maldição, se não obedecerem às suas leis, mas rejeitarem os mandamentos que eu lhes estou dando hoje e adorarem outros deuses que vocês não conheciam.”
Examinemos nossa vida. Procuremos buscar estar o mais próximo de Jesus: orando, estudando a sua Palavra, buscando colocar sempre a sua vontade em prática, isto é: perdoando aqueles que nos causaram mal; eliminando de nós toda amargura; não buscando nos vingar de quem fez algo de mal contra nós; evitar as fofocas, críticas maldosas; ser humilde; paciente; amável; ... Contra essas coisas, não existe lei.
Se somos chamados de Filhos e Filhas de Deus que de fato nosso modo de agir, pensar e falar corresponda com isso.
Que a graça e o amor de Deus nos ajude. Amém

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.

Em resposta a Palavra que foi anunciada confessemos a nossa fé com o Credo Apostólico: Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 84 - LCI – Te agradeço


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido Deus, obrigada por tua Palavra que é viva e eficaz. Palavra que orienta, ensina e corrige. Nos ajude a vive-la no nosso dia a dia. Colocamos nossa comunidade em tuas mãos, confiando que tu nos amas e nunca nos abandona. Cuide de cada família que aqui está representada. Também rogamos pelas pessoas que estão enfermas, entende tuas mãos sobre elas. Use-nos como teus instrumentos para levar a paz, o amor e tua palavra de salvação a todos aqueles que encontramos. Abençoe essa semana que está iniciando que tudo o que formos fazer seja para tua honra e glória. E tudo mais que queremos pedir e agradecer, incluímos na oração que Jesus o teu nos ensinou dizendo: Pai nosso que estás no céus...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor Deus te abençoe e te guarde, que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e tenha misericórdia de ti e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Vamos em paz e sirvamos ao nosso Deus com alegria. Amém.

CANTO FINAL
Nº 164 - LCI – Seu nome é maravilhoso


Autor(a): Missionária Silena Schultz Lourenço
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69885
REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br