João 10.1-10 - 4º Domingo da Páscoa [Jubilate] - 30/04/2023

15/03/2023

30/04/2023 - 4º Domingo da Páscoa [Jubilate]
Textos bíblicos: João 10.1-10
Leitura Bílicas Atos 2.42-47 * Salmo 23 * 1 Pedro 2.19-25

Rosimere M. Ramlow Becker – Paróquia de Matupá

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Jesus Cristo diz: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. João 10.14
Todos são bem vindos para adorar ao Senhor neste dia! Ele nos conhece, nos ama e nos convida a nos alegrar em sua presença.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA

337 – HPD 2 – Reunidos aqui
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Que a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus, O Pai, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos nós nesta noite . Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
85 – HPD I – Vem Espírito Divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Pai, tu és Santo, tu és um Pai repleto de amor, viemos a Ti confessando que hoje damos pouca atenção a tua voz, que procura conduzir-nos por bons caminhos, preferimos dar ouvidos para as vozes que nos prometem felicidade instantânea e preferimos caminhos fáceis, largos, sem dificuldades e sacrifícios. Pensamos que vamos encontrar nessas promessas a felicidade e são elas que muitas vezes nos levam à desgraça, à perdição, à desunião, aos conflitos. Perdoa-nos, Pai! Não permitas que andemos desgarrados de Ti, indo para a perdição. Que o teu cajado nos alcance e nos traga de volta ao aprisco onde tem alimento e segurança junto ao Bom Pastor.
Agradecemos pelo perdão imerecido ofertado por Jesus Cristo na cruz. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Jesus Cristo diz: Eu sou o Bom Pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (João 10.11)
Todo aquele que, de todo coração, se volta para o Senhor, Ele os recebe e perdoa por sua grande misericórdia.

KYRIE
526 – LCI – Glória pra sempre
ORAÇÃO DO DIA
Agrademos-te, Senhor, pelo dia, pela dádiva da vida, pelo nosso lar e tudo que tens nos presenteado graciosamente. Alegramo-nos por estarmos aqui, o Senhor nos trouxe e quer falar aos nossos corações. Pedimos: fale conosco através de Sua Palavra e age em nós conforme a tua vontade, nos revelando o que necessitamos aprender e sermos transformados. Que a Palavra seja dirigida pelo teu Santo Espírito! Somos teus filhos amados que humildemente se dispõem para te ouvir! Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 23
2ª Leitura Bíblica: 1 Pedro 2.19-25

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
165 – LCI – Estou pronto, Senhor.

PREGAÇÃO – João 10.1-10

O que Cristo tem para nos oferecer?


Você conhece ovelhas? Já teve oportunidade de ver um pastor de ovelhas cuidando de seu rebanho? Claro que para a maioria de nós isso não é tão simples de visualizar e entender pois talvez não fazemos ideia de como se dá todo esse processo. Ainda mais numa vida urbana e agitada, se não entrarmos no contexto em que Jesus faz essa comparação tão bela perderemos muito da essência do que, Ele, O Bom Pastor, quer transmitir. Precisamos ter esclarecido que como é uma parábola precisamos olhar para os significados:
1. Entendendo as imagens figuradas: A porta é Jesus; o pastor é Jesus, o porteiro é o Pai, as ovelhas são os verdadeiros discípulos, os ladrões são os falsos mestres e seus ensinamentos, o aprisco é a salvação e todos os seus benefícios.
2. Nesta parábola Jesus revela como ele é para nós. Ele se revela a porta para a entrada no aprisco, v. 9. O aprisco representa para as ovelhas segurança, proteção, abrigo, salvação aconchego, lar, descanso. Jesus nos mostra exatamente isso quando se entregou na cruz oferecendo a sua vida em nosso lugar e assim abriu a porta para a segurança eterna, longe da escravidão do pecado e suas consequências. Ele nos dá a segurança e descanso em seus braços quando diz vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Você já entrou por essa porta? Há apenas uma porta e Jesus é essa porta. Há, claro, outros acessos possíveis para encontrar aparentes promessas de realização, há centenas de ofertas de felicidade oferecidos a nós diariamente pelos meios de comunicação e até pelas diferentes “igrejas”.

3. Jesus é o centro desta Parábola. Pois ele é o centro do Evangelho. Ele é o Supremo Pastor. E assim nos chama de ovelhas. Ovelhas são animais frágeis, elas não tem capacidade de se defender, tem facilidade de se perder, tem visão míope, não tem visão de perigo, figura apropriada a nós. Dessa forma Jesus está afirmando que você e eu somos absolutamente dependentes Dele. Ele faz um contraste aqui entre o poder deste pastor e a fragilidade desta ovelha.
Se olhamos os nomes famosos do Antigo Testamento: Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, todos eram pastores de ovelhas. E vemos também Deus sendo chamado de Pastor. Em Hebreus 13.20 Jesus é chamado de Grande Pastor que vive para as ovelhas. E em 1 Pedro 5.4 Jesus é chamado de Supremo Pastor que voltará para as ovelhas.
4. Jesus dá um alerta muito importante que não podemos deixar de dar total atenção: Existe um aprisco e um porta de entrada, e tem aqueles que não entram pela porta do aprisco/curral. Tem alguns que passam por cima do muro (que era um espaço descoberto circundado por um muro baixo, que fornecia proteção para o rebanho à noite), para entrar e tentar roubar a ovelha. Jesus diz que estes são os ladrões e assaltantes. E de fato, sabemos que é assim também em nossas casas, há a porta de entrada, ali entram aqueles que permitimos, quem entra pela janela ou pelo telhado são aqueles que são os indesejados ladrões e assaltantes. Cabe a nós estarmos sempre cuidadosos e vigilantes para que eles não entrem. Isso mostra que o curral não é um lugar neutro, as ovelhas são aliciadas por gente de má fé que querem levar as ovelhas à ruina e à morte.
Estes são os fariseus ao qual Jesus estava falando antes de começar a contar essa parábola. Pois vemos no capítulo 9 que Jesus havia curado um cego de nascença e os fariseus questionaram esse homem com o intuito de condenar Jesus por ter realizado a cura num sábado. Eles acusam, criticam e expulsam o homem da presença deles, enquanto Jesus fala com ele, o ama, o compreende. E alguns fariseus que ouviam Jesus falando com o homem que havia sido curado pergunta: “Acaso nós também somos cegos?” E Jesus responde: “Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecar, mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece. ” (João 9.40-41) E então Jesus continua no capítulo 10 “ Eu lhes asseguro que aquele que não entra pela no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. ” Então podemos nos perguntar qual seriam esses outros métodos de chegar ao aprisco sem ser pela porta? O caminho das obras, o caminho das doutrinas, o caminho dos sacrifícios, da escravidão, abstinências, da lei (sábado), Jesus os confronta dizendo que eles são ladrões e salteadores que não querem passar pela porta e atrapalham outros de passar por essa porta. Jesus nos ensina que para guiar outros em seu caminho temos que também ter entrado pela porta. Ter experimentado da sua salvação pessoal, da sua segurança, descanso e proteção.

5. Jesus nos ensina que o Bom Pastor tem intimidade com as suas ovelhas, v. 3 O Porteiro abre-lhe a porta, Deus Pai é o porteiro que abre a porta para o pastor, que é Jesus, e Jesus chama cada ovelha que somos nós pelo nome. E naquela época era comum, como o pastor trabalha direto com suas ovelhas, dar nome a cada uma. Jesus mostra que quer ter relacionamento com suas ovelhas, isto é, intimidade, suas ovelhas passam a conhecer e ouvir e seguir a sua voz. E Jesus diz que a ovelha jamais seguirá um estranho, e isso é fato, as ovelhas somente seguem a voz que elas conhecem. A liberdade que encontramos baseada na intimidade com o Bom Pastor nos permite ser guiados por ele. Por entrarmos no verdadeiro aprisco, por ouvirmos a voz do Bom Pastor, que tem intimidade conosco, caminhamos agora em liberdade, guiados por Ele. Quando você ouve um áudio, mesmo sem dizer quem é, se for alguém íntimo (pai, mãe, filho, marido, esposa) você logo reconhecerá essa voz. Assim a intimidade com o Bom Pastor nos faz segui-lo e encontrar refrigério. E essa intimidade do Bom Pastor mostra-nos o interesse, a bondade e o cuidado de Jesus a cada cristão individualmente, ele cuida de cada um de nós, tendo para cada um, uma missão especial. Sua voz é bondosa, não vemos um pastor enxotando/tocando suas ovelhas por trás, mas indo a frente, guiando-nos para onde ele quer nos levar: pastos verdejantes e águas tranquilas. Pode haver ovelhas que demonstrem lentidão ao ser guiadas, ou até mesmo relutância e rebeldia, é ali onde algumas se perdem. Mas a voz do bom pastor estará sempre a chamá-las de volta ao aprisco, ao seu eterno e gracioso cuidado. Mas quando vemos que Jesus diz que suas ovelhas conhecem a sua voz, ele se refere aqui àqueles discípulos que são comprometidos, estão sempre em busca da orientação do seu Bom Pastor e não seguirá vozes estranhas.
Enquanto o ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir, o Bom Pastor, em incisivo contraste, traz vida abundante, eterna. Há uma grande fonte de vida que se origina na pessoa de Deus e que flui na direção dos seus verdadeiros discípulos dando-lhes energia espiritual, transformando-os de dentro para fora.
Podemos ver a grandeza do mistério e a beleza que Cristo vem nos oferecer a todas as suas ovelhas e assim te faço uma pergunta: Você tem estado atento em intimidade a essa mansa voz do Bom Pastor que te oferece tantos benefícios que não poderá encontrar em nenhum outro lugar?
Quero contar uma história:

Anos atrás, um capelão do exército francês usou o salmo 23 para encorajar os soldados antes da batalha. Ele pediu que eles repetissem o versículo inicial usando os dedos da mão para se lembrar: Dedo mínimo: O; Dedo anelar: Senhor; Dedo médio: É. Dedo indicador: Meu; Polegar: Pastor.
Depois, pediu a todos os soldados que escrevessem as palavras na palma da mão e repetissem o versículo sempre que precisassem de forças.
O capelão falou da necessidade de depositarmos a vida nas mãos do nosso Senhor que nos cuida e deu ênfase essencial ao dedo indicador – Meu. Lembrando aos soldados que Deus é um pastor pessoal que conhece a cada um pelo nome, Ele tem uma missão especial para nós: nos levar para casa em segurança.
As palavras do capitão atingiram o alvo? Na vida de um homem, sim! Depois de uma batalha, um dos jovens soldados foi encontrado morto com a mão direita agarrando o dedo indicador da mão esquerda: “O Senhor é Meu Pastor...” Em suas últimas horas, estava agarrado em sua esperança, a esperança certa da segurança do Senhor pessoal que o levaria para o lar eterno.

Que Deus nos abençoe e que assim também nos agarremos firmemente a essa promessa do Bom Pastor!


HINO
Nº 113- Livro de Canto – Senhor, tu tens sido o nosso refúgio.

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a pregação que ouvimos queremos como cristãos unidos confessar a nossa fé:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
E após confessarmos a nossa fé, chegamos a Deus e louvamos cantando o hino Obrigado Pai Celeste, enquanto cantamos este hino recolhemos a nossa oferta. (ler a motivação para a oferta do dia)
Nº477– HPD – Obrigado, Pai celeste

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Agradecidos por este culto e por esta palavra queremos incluir em nossos pedidos:
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
E tudo o mais que temos para agradecer ou pedir incluímos na oração que o Senhor nos ensinou a orar:
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus,
Todo Poderoso te abençoe e te guarde. Que Ele resplandeça a sua face de amor e misericórdia sobre cada um e nos dê a sua paz.

ENVIO
Que Deus nos abençoe e que busquemos aprofundar nossa fé em Jesus e em Sua Palavra sendo assim um discípulo comprometido que ouve e segue a voz do Bom Pastor!

CANTO FINAL
CANTO FINAL: do Livro de Canto da IECLB – 287 - Cuida bem, Senhor
 


Autor(a): Missionária Rosimere Maria Ramlow Becker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69883
REDE DE RECURSOS
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br