Inverno - Tempo de aquecer corações

15/06/2009


É inverno e Deus nos convida a aquecer os corações.

Diz o profeta Ezequiel: “Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; para que andem nos meus estatutos,...” (EZ 11.19-20).

Estamos no inverno e o clima frio traz sofrimento para muitas pessoas. Muitas sofrem com o frio porque lhes faltam roupa e agasalho. Outras têm roupas, mas passam frio porque lhes falta calor humano, carinho e aconchego. É o frio da solidão.

O inverno se torna mais cinzento pela falta de flores e cores e mais frio pela falta de aconchego e carinho. Para contornar esta frieza é necessário aquecer os corações das pessoas e isso somente Deus pode fazer como nos lembra o profeta Ezequiel. Deus quer dar também a nós um coração de carne, um coração que se sensibiliza com a realidade ao nosso redor. Somos criaturas de Deus por isso devemos cumprir seus estatutos. São suas leis que devem reger nossas vidas, porém para cumpri-las precisamos que Deus nos dê um coração de carne que sente a realidade, que se sensibiliza com a dor alheia e se solidariza. O coração é o centro de nosso ser, é o motor. Nele Deus quer agir modificando-o. A fé faz com que isto aconteça. Os corações petrificados são transformados em corações meigos e amorosos.

Nosso mundo está frio e feio porque faltam corações habitados por Deus. É por isso que em nossa sociedade muitas pessoas morrem: muitas por falta de agasalho e outras tantas por falta de carinho e amor. São as vitimas dos corações petrificados por estarem afastados de Deus.

Rogamos a Deus que venha habitar nesses corações transformando-os em corações sensíveis e solidários. Certamente com esta transformação o inverno será mais quente e alegre para muitas pessoas porque onde Deus está presente existe amor.

O inverno chegou e somos motivados à solidariedade. Não podemos evitar o frio, mas podemos ser calorosos e solidários. Não podemos manter as flores, mas podemos colorir vidas com sorrisos e abraços. Não podemos evitar tristezas, mas podemos consolar os corações entristecidos com a palavra carinhosa de Deus.

Que Deus aqueça nossos corações e mentes tornando o inverno da vida mais suave e ameno. Amém

Pastor Gilmar do Nascimento
Ijuí - RS


Autor(a): Gilmar do Nascimento
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8528
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br