Deus é misericordioso e bondoso

09/12/2010


“Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz”.
(Lucas 1.78 e 79)

Este é um trecho da profecia de Zacarias. Cheio do Espírito Santo ele começou a louvar a Deus. Como é maravilhoso ouvir o louvor de pessoas inspiradas pela graciosidade de Deus. Como é bom ouvir pessoas que reconhecem a presença de Deus nas coisas que acontecem diariamente na vida. Através dos testemunhos de pessoas tocadas e inspiradas pela graça e amor de Deus, percebemos que a luz de Deus brilha neste mundo que muitas vezes parece entregue a violência, a falta de solidariedade e fraternidade.

Através dos testemunhos de pessoas que vêem a presença de Deus em nosso meio as nossas esperanças também são renovadas, principalmente diante de fatos que parecem sem solução e sem chance de realização como no caso de Zacarias e Isabel.

O louvor de Zacarias nos convida a confiar na graça e na misericórdia de Deus. O louvor nos convida, neste tempo de Advento, a ver onde Deus atuou em nossas vidas em meio à situações difíceis e sem perspectiva, situações onde achávamos que nada mais mudaria ou que a vida estaria no fim. Assim como no caso de Zacarias e Isabel, também em nossas vidas Deus transforma coisas sem esperança em esperança, coisas ruins em coisas boas. Muitas vezes elas são tão espetaculares como no caso de Zacarias e Isabel e outras vezes totalmente invisíveis e imperceptíveis.

Não raras vezes, diante de doenças incuráveis e sem qualquer esperança da medicina, pessoas são presenteadas com a bênção da cura! Quantas vezes já não aconteceu que um casal, depois de muitas tentativas frustradas de uma gravidez, é abençoado com o nascimento de uma criança! Quantos depois de longos anos de procura e total desânimo não reencontraram repentinamente um novo trabalho! Quantas pessoas depois de longos anos de intriga e conflitos e sem esperança mais para fazer as pazes já não encontraram o caminho da reconciliação!

Zacarias reconhece no anúncio do anjo, no nascimento do seu filho João, o gesto maior de Deus: a salvação do mundo que está para vir. E que João, o seu filho, irá preparar o caminho para a vinda do Filho de Deus. João é aquele que vai anunciar a misericórdia e a bondade de Deus e conduzir as pessoas para o encontro com Deus. Ele irá revelar as pessoas que Deus pode transformar vidas e trazê-las de volta de caminhos tortuosos e escuros para caminhos cheios de vida. João revelará as pessoas um antegosto do Reino Deus, que se consumará com o nascimento de Jesus Cristo.

Zacarias teve nos nove meses de mudez tempo para pensar sobre tudo de novo que iria acontecer. Nós também recebemos de presente nesta época de Advento 4 semanas, as quais podemos utilizar, para refletir sobre mudanças necessárias para a nossa vida e de como o amor de Deus age em nossas vidas.

Eu desejo a todos e todas que este tempo de Advento seja um tempo curativo, um tempo em que reconhecemos, cheios de júbilo e gratidão, que Deus vem a nós com a luz de Cristo Jesus para afastar as escuridões. E que a graciosidade de Deus que se revela em cada nova manhã, seja em gestos pequenos ou espetaculares, possa ser testemunhada àqueles e àquelas que ainda não descobriram como o amor de Deus transforma e é luz na caminhada da vida. Amém.

P. Ernani


Autor(a): Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7630
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br