Afeto de Mãe

14/05/2023


Gerar, carregar, cuidar, e a vida toda amar! Ser mãe é uma das tarefas mais sublimes, entre tantas que Deus nos dá. E desde o momento que sentimos esse ser sendo gerado em nosso ventre, depois ao pegar no colo, surge intimidade, um sentimento grandioso por esse ser tão pequeno: o amor. Ao se tornar mãe, cria-se essa relação especial entre mãe e filho ou filha, basta um olhar. É uma ligação tão forte que as palavras não conseguem expressar, algo que somente pode ser sentido por uma mãe.
A esses vários sentimentos de mãe em relação a uma filha ou filho, damos o nome de afeto, que tem muitos significados: Amizade, simpatia, amor, apego, aconchego, benevolência, fraternidade, ternura, carinho e tantos outros. A-feto tem haver com feto, que é aquele momento da gestação a partir da oitava semana onde já se podem observar os bracinhos, perninhas, olhos, nariz, boca... É uma vida nova que se desenvolve. E, de repente nos tornamos mães!
Ah, quantas mudanças, no corpo e na mente. Aí sim passamos a entender tudo aquilo, que muitas vezes discordávamos em relação ao que nossas mães e avós faziam e diziam. Frases como: - Não ande de pé no chão! – Vai vestir um casaco! – Cuidado ao atravessar a rua! – Come uma saladinha! – Vai dormir cedo!
Então temos o grande desafio diante do ser mãe em um mundo que a cada dia nos faz ter mais e mais compromissos e responsabilidades, que é manter tudo aquilo de bom, que com carinho e amor nos foi passado. Somos chamadas a preservar a afetividade logo cedo no seio de nosso lar, que é onde recebemos nossa primeira formação.
Nesse sentido, á bíblia também nos orienta, onde encontramos a imagem de afeto de Deus para com seus filhos e filhas que sofrem, onde lemos em Isaías 66.13: “Assim como uma mãe consola seu filho, também Eu os consolarei”.
É maravilhoso saber que Deus, nos concede a graça de sermos mães, e que Ele nos dá a força necessária para amar sem medida, cuidar, ensinar nossos filhos e filhas. Uma tarefa nobre e desafiadora, na qual sempre podemos contar com a ajuda de Deus, que nos fortalece, nos anima e encoraja a SER MÃE!

Pa. Ângela Hardke
 


Autor(a): Pa. Ângela Hardke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 70332
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br