Abandonar os falsos deuses

Senhas diárias

01/06/2021

SENHAS DIÁRIAS - 01.06.2021
1.º Samuel 7.3 – Se vocês querem com todo o coração voltar a Deus, o Senhor, joguem fora todos os deuses estrangeiros.
Lucas 16.13 – Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
Eis uma fraqueza humana desde tempos imemoriais. A riqueza e o bem estar, independentemente das outras pessoas ao redor, é um anelo humano desde sempre. O texto de 1.º Samuel reporta a isso. Os filisteus haviam vencido uma batalha contra Israel e tomaram a Arca da Aliança, com as tábuas da lei, e a levaram para seu país, colocando-a no templo de seu deus, diante da estátua de Dagon. O problema é que a estátua de Dagon amanheceu caída, de cara no chão. Foi reerguida e posta no lugar. Na manhã seguinte ela novamente estava de caída de bruços, porém sem a cabeça e as mãos. E houve uma praga contra os moradores da cidade. Os filisteus temeram a Arca e decidiram devolve-la para Israel. Assim o fizeram, com muitos percalços pelo caminho. Quando Israel retomou a posse da Arca, Samuel, o profeta chamou o povo ao arrependimento e a voltar a adorar apenas a Javé, o Senhor. A Arca era uma prova de que Ele era mais poderoso do que outros deuses, pois todos eram falsos e existiam apenas na mente dos seus adoradores. A exortação de Samuel é para que o povo tire de suas casas as estatuetas de falsos deuses, como Baal, por exemplo, e voltem a honrar apenas a Javé. O povo estava convivendo com outros povos e cultos a deuses, os mais diversos, e isso chamava a atenção dos israelitas. Queriam fazer igual, pois parecia que os outros povos tinham uma vida melhor e seu deus era mais poderoso. Era aquele antigo ditado que diz: A grama do vizinho é sempre mais verde... Os israelitas queriam bem estar pessoal, fartura e para isso não se importavam em deixar sua fé e seus princípios éticos de lado. O deus dos outros tinham mais para dar, acreditavam e com isso se corrompiam. Samuel exorta a deixar isso de lado e voltar para a fé genuína. O texto segue dizendo que isso aconteceu, o povo tirou de suas casas as estatuetas e voltou e adorar apenas a Javé. Com isso Israel acabou vencendo os filisteus e recuperou sua dignidade, nos diz o texto bíblico. A ganância e a necessidade de ter sempre mais e do melhor para si mesmo, independente dos outros, foi sufocada por algum tempo.
Esta dificuldade, e pecado humano, é apontada por Jesus ao denunciar que temos a tendência de buscar sempre quem dá mais ou favorece mais independente de quem seja e de como exige que se viva em relação às outras pessoas. Jesus nomeia essa inconstância humana ao dizer que não é possível servir a Deus, o Senhor verdadeiro, e ao dinheiro, símbolo da ganância, ostentação e falta expressa de amor a Deus e amor ao próximo. Permanece apenas o amor a si mesmo, o que é egoísmo e não altruísmo, sem consequências para as necessidades e carências das outras pessoas. Por isso Jesus diz que não é possível servir a dois senhores ou dois donos. A exortação de Jesus é que precisamos mudar nosso conceito de vida, pois o que estamos acostumados a fazer é servir ao dinheiro, com todos os seus intrincados meandros nas relações humanas de nosso planeta. Precisamos jogar fora os falsos ídolos e falsos deuses que nos tiram do verdadeiro caminho da fé em Cristo Jesus, o Senhor e Salvador. Busquemos por isso. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62824
REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br