A Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma...

29/06/2009

Vivemos, crescemos e existimos num mundo em que regem as leis humanas. Muitas dessas leis são leis injustas, leis que favorecem poucos e marginalizam a muitos. Leis que penalizam os mais fracos e são “boazinhas” com os poderosos. Mas, graças a Deus, também convivemos com as leis e desígnios do Senhor, e dessas leis ninguém pode fugir. Elas são justas e desejam que vivamos numa sociedade mais humana e justa.

A Palavra de Deus nos diz em Gálatas 6.7: “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá”. Somos, assim, chamados a semear a paz, o bem, a vida, o amor, o perdão e a lutar contra as injustiças, a marginalidade, o desamor. Não podemos só ficar reclamando da vida, dos seus resultados negativos, das injustiças, das desigualdades... Devemos tomar a decisão de mudar, transformar, semear, mesmo em terra espinhosa e árida. Assim, quando pararmos de só reclamar, teremos mais tempo para ensaiar alguma solução, pensar em saídas, procurar encontrar a luz no fim do túnel.

Permanecer nos murmúrios e lamentações é uma saída muito cômoda. Nesta atitude acabamos não reconhecendo que muitas vezes deixamos de fazer o que é a vontade de Deus. Esquecemos de semear mesmo em terreno difícil de semear. Só lamentando, desagradamos a Deus, não fazendo aquilo que é sua vontade. Agindo assim, acabamos por entristecer as pessoas que estão a nossa volta.

Deus nos dá sempre a oportunidade de voltar a plantar, de mudar. Ele nos dá a oportunidade de construir um mundo melhor, uma família mais feliz, uma Igreja, um Sínodo que segue e procura fazer a Sua vontade. “Os caminhos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos”, nos lembra uma antiga canção. Por isso, toda a situação em que nos encontramos e o mundo em que vivemos, onde reina a injustiça, não pode nos levar a nos acomodar. É preciso orar a Deus pedindo orientação, pedindo força e colocando-se ao lado da irmã e do irmão para mudar tudo aquilo que está ao nosso alcance.

O semeador que semeia um pensamento colhe uma ação. Semeia uma ação, colhe um hábito. Semeia um hábito, colhe um caráter. Semeia um caráter, colhe um mundo melhor.

Nessa nova semana que Deus permita que também nós lancemos sementes, cuidemos da sua criação, respeitemos sua vontade e façamos o que for necessário para que ali onde Deus nos colocar Ele faça a sua vontade. Que assim seja!

João Willig
Pastor Sinodal
Carazinho / RS

 


Autor(a): oão Willig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8527
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br