A descoberta de novos motivos de ação de graças

O Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim. Salmo 100.5

01/06/2021

A comunidade cristã, não perfeita, mas de amor, não parou de orar ao longo da pandemia de COVID-19. Pelo contrário, ela foi redescobrindo que ainda tem motivos para dar graças a Deus. O Salmo 100 é um salmo de ação de graças. É um agradecimento por tudo o que Deus faz na vida das pessoas. Podemos louvar a Deus com a nossa voz. Nossa voz é um instrumento que Deus usa para darmos testemunho da bondade e do amor de Deus por toda a sua criação e por todas as suas criaturas. E normalmente, mesmo na celebração, não é somente a voz falada que dá testemunho de Deus. Assim, como o salmista expressa, a comunidade canta e louva a Deus com as várias vozes.

Mas as vozes podem fazer muito mais do que cantar. As vozes podem falar do amor e da misericórdia de Deus. As vozes podem ser usadas para fazer o bem e o que é bom. Mas também para o mal e o que afasta de Deus. No tempo em que não foi possível se reunir presencialmente no mesmo lugar. O lugar de culto foi onde as pessoas estavam. Lá onde a voz de Deus alcançou ser ouvida pelo rádio, pela TV ou internet. Lá onde foram proferidas e ouvidas a oração. Lá onde se louvou a Deus “em espírito e verdade” (João 4.23) Cristo esteve, como ele mesmo prometeu: “onde dois ou três estivessem, lá eu estou” (Mt 18.20). Deus jamais abandona ou deixa nenhuma pessoa sozinha. E é, por isso, que foi e continua sendo possível louvar a voz a Deus e dar testemunho do que Ele tem feito.

E é possível saber disso pois, o próprio salmista assim nos confirma “que SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio” (Sl 100.3). A comunidade é o povo de Deus e o seu rebanho. Deus alimenta, dá conforto e consola. E Deus guia a cada pessoa a realizar atos de bondade. Para praticar a bondade e a usar nossa voz para fazer o que bom e o que é correto. Seguindo, o mandamento de Jesus Cristo, seu mandamento do amor. “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo a como a nós mesmos” (Mc 12:29-31). E podemos usar muito mais que as vozes para louvar a Deus e a agradecer a ele. Pode-se transformar o mandamento do amor em um gesto concreto, em uma ação que nos leva a ver que o amor de Deus é serviço.

É por isso, que louvar a Deus, vem também acompanho do serviço, do testemunho e da ação. O trabalho diaconal da Igreja tem como fundamento e função servir, testemunhar e ser uma ação concreta. O trabalho diaconal da Igreja é compartilhar com o outro o amor de Deus. Diaconia como empatia. O servir faz olhar para o lado, para as pessoas à nossa volta, para as necessidades do outro e para a Igreja na qual fazemos parte e somos chamados/as a nos envolver e contribuir. Servir com alegria é colocar os dons a disposição de Deus e de sua vontade. É ser grato a Deus pelo que Ele é, fez e faz em nossas vidas através de seu Filho Jesus. Servir é compartilhar a razão da fé, o evangelho da Graça que me move através de palavras e ações.

Como nos lembra o Salmo 100, o amor e a misericórdia de Deus duram para sempre. E isso é algo muito bom. Pois, isso nos dá a certeza de em nosso dia podemos colocar em prática o amor de Deus por nós e por todas as pessoas. Sem medo, sem preconceito, sem julgamentos. Basta para isso a nossa vontade de nos colocarmos a serviço de Deus neste mundo que por ele foi criado. E assim usar as nossas vozes para agregar e trazer mais pessoas para próximo de Deus e de sua igreja. E em meio a tantas vozes diferentes, que falam tanta coisa e muitas vezes nos deixam confusos em meio a tantas palavra e vozes que parecem não se conversar entre si, que possamos nós continuar firmes do Deus que ensina o amor e respeito a todos os irmãos e irmãs.


Autor(a): Éder Beling
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Norte (RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 100
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62833
REDE DE RECURSOS
+
Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br