Viver o Reino de Deus agora

Senhas diárias

13/05/2021

SENHAS DIÁRIAS - 13.05.2021
Sofonias 3.19 – Eu trarei de volta os que foram espalhados. Vocês foram envergonhados em toda parte, mas depois terão louvor e glória.
Atos 1.6-8 – Os apóstolos estavam reunidos com Jesus. Então perguntaram a Jesus: – É agora que o senhor vai devolver o Reino para o povo de Israel? Jesus respondeu: – Não cabe a vocês saber a
ocasião ou o dia que o Pai marcou com a sua própria autoridade. Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas.
A confiança na proteção de Javé e a certeza de ser o povo escolhido por Ele sempre fez Israel esperar pelo cuidado e restabelecimento do reino de Davi, isto é, sua nação como estado político. Além disso, também haveriam de viver em paz e prosperidade no dia a dia, pois o Senhor haveria de manter sua mão sobre seu povo e conduzi-lo definitivamente. A perda de seu país aumentou em muito a esperança de um retorno aos dias gloriosos do reino de Israel. Além disso, ele seria o reino dos reinos, e Javé o Senhor sobre toda a terra e a governaria com justiça, paz e fraternidade. O princípio disso estava firmado sobre o retorno dos israelitas à sua terra prometida e o reinício deste reino. Eles foram espalhados pelos quatro cantos do mundo conhecido da época e a promessa era de que o Senhor os faria voltar. Por isso o profeta Sofonias relembra esta promessa e procura levantar o ânimo do povo em meio às dores de estar sob o jugo de povos inimigos. Deus fará o bem, o seu bem, se impor sobre tudo e todos.
Ao responder para seus discípulos sobre quando haveria de ser restabelecido este reino, Jesus é enfático em dizer que não há necessidade de saber dia ou hora disso, mas viver segundo os valores que ele próprio, Jesus, ensinou a eles. Isto é, o mais importante não é saber uma data mas viver cada data, cada dia, do jeito como gostariam que fosse neste reino que seria restabelecido. O Espírito Santo haveria de guiá-los em todos os caminhos a serem trilhados e os ensinaria a viver da forma certa. Também faria dos discípulos as suas testemunhas, as quais haveriam de anunciar este jeito de viver antecipadamente o Reino de Deus. Hoje é dia de relembrar e celebrar a Ascensão de Jesus. O Senhor Jesus deu lugar para que seu Espírito ficasse para sempre conosco. Sua ação está posta sobre toda a terra e Ele age para que a vontade de Deus se estabeleça entre nós e em nós cada vez mais. Podemos confiar na sua presença em nossa vida e na sua incansável decisão de fazer de nós pessoas diferentes, que vivem sob a graça e a misericórdia do Senhor. Vivamos segundo a Palavra e a Ação de Jesus. O Espírito nos empurra para isso. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 62443
REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br