Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Oração

20/07/2021

Estimados irmãos e irmãs!

Hoje trago uma reflexão sobre Oração.

A vida cristã e a espiritualidade se realizam pela participação na vida comunitária, da comunhão que desenvolvemos com os irmãos e irmãs de fé, pela solidariedade com as pessoas que estão sofrendo, pelo exercício da diaconia que desenvolvemos em favor das pessoas necessitadas, pela leitura bíblica onde encontramos a orientação de Deus para nossa vida, pela vida de oração que apresentamos diante de Deus, entre outras formas que desenvolvemos nossa espiritualidade. Todos estes elementos desenvolvem nossa caminhada de fé na sua integralidade e nenhum deve ser negligenciado.

Na mensagem de hoje destaco a temática da oração, que é a nossa manifestação daquilo que vivemos e sentimos diante de Deus.

A oração nada mais é do que conversar com Deus assim como conversamos com uma pessoa. Na oração declaramos que amamos a Deus, sabendo que Deus nos ama e procuramos desenvolver uma caminhada de intimidade com ele.

Deus está interessado em tudo o que faz parte da nossa vida e tem prazer em ouvir a oração dos seus filhos (cf. Pv 15.8). Comunicar-se com Deus é um grande privilégios em que podemos expressar nossos sentimentos diante de Deus.

A oração é a forma mais direta de nos comunicar com Deus. Assim, entendemos que a oração é a atividade mais importante na vida dos cristãos, pois expressa nossa postura de busca e comprometimento diante de Deus.

Olhando para a oração do Pai Nosso e o contexto (cf. Mt 6.5-15), encontramos uma estrutura que nos ajuda identificar diversos elementos importantes para contemplar quando oramos. Nesta oração modelo Jesus ensina aos seus discípulos a orar, e para isso, apresenta alguns elementos que compõe uma oração.

Na Oração do Pai Nosso além da introdução e conclusão da oração, Jesus mostra que na oração temos a oportunidade de louvar e adorar a Deus como nossa expressão de amor a ele (Mt 6.9). Ao agradecer reconhecemos que tudo o que temos vem de Deus (1 Ts 5.18). Na oração podemos expressar nosso arrependimento e confessar nosso pecado diante de Deus buscando seu perdão (1 Jo 1.9). Na intercessão oramos em favor de outras pessoas (1 Tm 2.1) pedindo a o cuidado de Deus sobre elas e nas petições apresentar nossos próprios pedidos pessoais a Deus (Jo 16.24). Na consagração oferecemos todo o nosso ser a Deus (Is 6.8).

Na oração temos como propósito: 1) glorificar a Deus (Sl 148.1); 2) satisfazer o desejo de estar na presença de Deus (Sl 42.1; 63.1); 3); obter respostas de Deus para situações específicas (Mt 7.7-8); 4) manter comunhão com Deus (2 Co 1.9); 5) obter vitórias sobre as tentações (Mt 6.13); 6) apresentar a Deus as nossas preocupações (Fp 4.6-7).

A Palavra de Deus contém muitos ensinamentos e orientações sobre a nossa vida de oração. Vejamos algumas destas orientações: 1) Orar em nome de Jesus (Jo 14.13-14); 2) confiar na intercessão do Espírito Santo (Rm 8.26); 3) Ser específico (Fp 4.6); 4) ser perseverante (Lc 18.1-8); 5) orar com sinceridade (Mt 6.5-8) e, 6); não usar repetições vazias (Mt 6.5-8) entre outros cuidados que devemos ter ao orar.

Como vimos, a oração é muito importante na vida do cristão. Por outro lado, existem alguns obstáculos que podem e querem nos atrapalhar e nos desviar de uma vida de oração, dentre eles citamos como exemplo: orar com hipocrisia (Mt 6.5); repetições vazias (Mt 6.7); a dúvida (Tg 1.6); pedir para nosso próprio prazer (Tg 4.3); orar sem fé (Hb 11.6), além dos pecados que nos separam de Deus (Is 59.2).

Concluindo, a vida de oração deve ser um exercício permanente de nossa fé. Por isso devemos orar constantemente (cf. 1 Ts 5.17), em momentos e razões específicas (Mt 6.6) e publicamente, (At 4.23-31). Reconhecemos que a oração é indispensável na vida do cristão e por isso deve ser praticada. Inclusive, devemos orar pedindo para que Deus nos mantenha firmes na prática da oração.

P. Ademir Maurilio Krug
Paróquia Evangélica de Maravilha
2º Campo Ministerial
 


Autor(a): Pastor Ademir Maurilio Krug
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63750
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br