Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de junho de 2020

25/06/2020

  Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.
26 de junho de 2020
 
Tema: Ação de Graças. Junho e julho é tradição de muitas Comunidades celebrar o Culto em Ação de Graças pela Colheita. Em tempos de Pandemia como dar graças? Qual é o lugar da diaconia nestes tempos? Agradecer é saber amar, é ter fé, é ter esperança. Refletir e orar...
ACOLHIDA
Tudo o que vive olha para Deus com esperança. E Deus dá alimento a todos no tempo certo. (Salmo 145.15).
Em lugar do “eu posso, eu sei, eu faço”, o salmista reconhece que a vida e o seu sustento são dádivas de Deus. Diante da dádiva, o agradecimento. Diante da dádiva, um gesto de gratidão, uma ação de graças.
Ação de graças é agradecer, é ser grato e grata por algo.
Ø  Agradecer a Deus por tudo o que temos e recebemos diariamente de suas mãos e pela fé que nos faz acreditar que a vida sempre vale a pena.
Ø  Agradecer pelo alimento diário, pela saúde, pelo ar que respiramos, pela família que temos, pela possibilidade de viver.
Ø  Agradecer o trabalho que temos e pelas forças que nos impulsionam a buscar trabalho e a realizar o trabalho com alegria.
Ø  Agradecer que em meio aos problemas, medos e dificuldades podemos contar com uma Comunidade que se coloca em oração e está aberta para o cuidado para com quem está mais fragilizado e doente.
Ø  Agradecer porque diante de Deus vale o que somos e não o que temos.
Ø  Agradecer por este ano, mesmo que tenha vindo com tantas situações de dor e medo, porque mesmo em tempos difíceis quando precisamos manter o distanciamento social temos um Deus que nos acompanha e nos ampara em todos os tempos e circunstâncias.
Damos graças a Deus cantando...
HINO: (472 LCI) Graças, Senhor, eu rendo
SAUDAÇÃO TRINITÁRIA
Na presença do Trino Deus, Criador e mantenedor da vida; Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador e Espírito Santo Consolador e Orientador nos colocamos em oração. Amém.
CONFISSÃO DE PECADOS
Oremos:
Deus doador da vida, aqui estamos em tua presença em tempos tão difíceis. Neste ano tudo está tão complicado e assustador. Carregamos em nosso coração o medo e a incerteza do que ainda virá. Perdoa-nos se duvidamos ou não conseguimos sentir a tua presença nestes momentos.
Sabemos e confessamos que tu és o Criador e Mantenedor da vida; que tu terás a última palavra sobre todos os poderes da não-vida. Nós, porém, muitas vezes nos esquecemos disso, ainda mais nestes tempos onde há tanta coisa errada acontecendo, tanto egoísmo e olhos fechados para a dor e o sofrimento das pessoas infectadas pelo vírus da COVID 19.
Os dias estão passando e não conseguimos ver uma luz nestes caminhos de escuridão e trevas. Temos desanimado e assim damos mal testemunho do teu poder, do teu amor e do teu cuidado diário. Perdoa-nos e renova nossa esperança e confiança em ti, por Jesus Cristo, que vive e faz viver. Amém.
EXPRESSÃO DE LOUVOR
A chuva e a neve caem do céu e não voltam até que tenham regado a terra, fazendo as plantas brotarem, crescerem e produzirem sementes para serem plantadas e darem alimento para as pessoas. Assim também a ordem que eu dou não volta sem ter feito o que eu quero; ela cumpre tudo o que eu mando. Assim diz o nosso Deus através do profeta Isaías (55.10-11). Leis e decisões humanas impedem que todas as pessoas tenham uma vida com dignidade, mas Deus quer que todas as pessoas vivam bem e por isso continua dando o suficiente, continua nos abençoando, continua nos impulsionando a ir ao encontro de quem sofre e não tem o mínimo para viver. Eis aí a nossa missão! Eis aí a Diaconia! Eis aí a nossa esperança! Eis porque cantamos e damos glória:
HINO: (71 LCI) Glória a Deus
Leitura responsorial: Salmo 67
1 Ó Deus, tem misericórdia de nós e abençoa-nos! Trata-nos com bondade.
2 Assim o mundo inteiro conhecerá a tua vontade, e a tua salvação será conhecida por todos os povos.
TODOS(AS) Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem!
1 Que as nações se alegrem e cantem de alegria porque julgas os povos com justiça e guias as nações do mundo!
TODOS (AS) Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem!
2 A terra deu a sua colheita; Deus, o nosso Deus, nos tem abençoado.
TODOS (AS) Ele nos tem abençoado; que os povos do mundo inteiro o temam!
HINO: (150 LCI) Buscai primeiro
Leitura do Evangelho: Mateus 6.25 a 34
HINO: (476 LCI) Como dar graças?
REFLEXÃO: Como dar graças em tempos de Pandemia?
ORAÇÃO
Deus de Amor e compaixão, nós te damos graças pelo teu imenso amor, pela tua misericórdia que nos rodeia desde o amanhecer até a hora que o sol se põe e continua conosco nas horas de silêncio e descanso. Tudo que recebemos, o recebemos de ti.
É muito bom poder ter este momento para agradecer-te. Tudo o que temos é presente teu: a família, amigos e amigas, o lugar em que moramos, a comunidade onde vivemos e alimentamos a fé. Que teu Santo Espírito nos impulsione a sermos sempre pessoas agradecidas, mesmo em tempos difíceis. Que possamos sempre ter o coração aberto, grato e alegre, compartilhando e servindo através dos dons que tu nos deste.
Pedimos por orientação, força e bênção para que possamos ser fiéis em todos os momentos da vida, nas alegrias como também nos momentos difíceis.
Pedimos pelas pessoas que nestes tempos em que estamos vivendo estão passado necessidades ou mesmo se sentem sozinhas. Mostra-nos como podemos ajudar individualmente e como Comunidade.
Preenche o nosso coração com a esperança de novos tempos. Dê a tua Igreja em todos os lugares coragem para proclamar a tua Palavra de amor e justiça.
Assim, pedimos que olhes por todos nós, tomando-nos em tuas mãos e fazendo-nos fortes nas tribulações e no enfrentamento da COVID-19. Não nos abandone nas horas de fraqueza e abra nosso coração para a partilha, solidariedade e cuidado com a tua criação. Pedimos coragem para interferir na nossa sociedade injusta e desigual, para eliminar todas as formas de violência a que homens, mulheres, crianças e pessoas idosas são submetidas.
Deus de Misericórdia, muitos são os sentimentos e as realidades: Há corações em luto, pessoas doentes em tratamento médico, medo pelo futuro, angústia pelo que pode acontecer, insegurança quanto ao trabalho ou seu negócio, sonhos e planos que estão suspensos, saudades pela visita, pelo abraço, pelo encontro, pelos passeios, pelas atividades da Comunidade... Enfim, há uma vontade grande que a vida possa ser vivida com mais leveza e sem medo... Recebe o nosso clamor, mas também a nossa gratidão por nos ouvir e nos acompanhar pela estrada da vida, seja lá onde estivermos ou o que estivermos enfrentando.
Abraça-nos com carinho, carrega-nos no colo se for preciso, ouve o nosso clamor, escuta a nossa oração quando oramos como Jesus nos ensinou...
PAI NOSSO
HINO: (477 LCI) Obrigado, Pai Celeste
BÊNÇÃO
Que no caminho em que tu andares,
Deus possa ir à tua frente e seja o teu guia.
Que tu encontres as suas pegadas da compaixão
e as sigas por toda jornada.
Que tu possas compartilhar as dádivas recebidas,
imitando Jesus que compartilhou conosco a sua vida.
Que assim o trino Deus te abençoe e te guarde hoje e sempre. Amém.
ENVIO:
Que Deus nos dê sabedoria para nos cuidarmos e cuidarmos das outras pessoas, especialmente neste tempo de pandemia. Vamos servir a Deus com alegria.
Pastora Sonja Hendrich Jauregui
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB


Autor(a): Sonja Hendrich Jauregui
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 57410

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br