Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Junho - 2021

18/06/2021

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Junho – 2021

Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas”
(Atos 5.29)

A Palavra bíblica deste mês expressa uma forte convicção dos apóstolos de Jesus: obedecer a Deus e não às pessoas. Os apóstolos foram perseguidos e proibidos de ensinar as coisas que haviam aprendido de Jesus Cristo. Chegaram a ser presos, mas as grades não eram páreo para o anjo do Senhor, que os libertou. Não tiveram outra escolha a não ser voltar ao templo para continuar o seu trabalho. E foi ali que afirmaram, com todos os riscos envolvidos: “Nós devemos obedecer a Deus e não às pessoas”.

Não era fácil ser discípulo e discípula de Jesus. Isto pode até parecer absurdo, pois, o que estas pessoas testemunhavam era a compaixão, a partilha, a inclusão, a aceitação, o perdão, a justiça, o amor. Por que isto era perigoso? Por que isto gerava perseguições? Porque muita gente ainda não estava preparada para vivenciar esta realidade do reino de Deus que Jesus veio anunciar e inaugurar. Quem vivia sob os princípios do reino de Deus sofria calúnias, difamações, perseguições, atentados. Mas, por causa deste testemunho, frutos apareceram. Muita gente se sentiu acolhida em seu isolamento, confortada em seu sofrimento, perdoada em seu pecado, curada em sua dor. E muita gente passou a fazer parte da comunidade de Jesus Cristo.

Também hoje não é fácil testemunhar o amor de Deus, revelado em Jesus Cristo e transmitido de geração em geração. Esse amor abrangente e inclusivo às vezes é incompreensível. Incomoda, às vezes. Mas esse amor é a razão da nossa obediência. Obedecemos a Deus, e não às pessoas, porque fomos acolhidas e acolhidos em seu amor. Mesmo que tenhamos dúvidas e que experimentemos sofrimento, sabemos que pertencemos a Deus. Deus rompe as grades que nos prendem e nos impedem de seguir Jesus Cristo, o caminho para a vida verdadeira. Nossa obediência é para com Deus, e não para com as pessoas.

Vivemos tempos muito difíceis. Além de todo sofrimento e morte, causados pela pandemia, ainda temos que conviver com divisões, mentiras, discursos de ódio e falta de respeito à dignidade humana. Muitas pessoas acreditam mais em fake news do que na palavra de Deus. É preciso muita fé para seguir adiante e testemunhar o amor de Deus. Felizmente temos em quem confiar!

O lema do mês nos convida a refletir sobre a quem obedecemos: a Deus ou às pessoas? Obedecemos a quem fala mais alto e mais forte, ou obedecemos a Deus, que é o amor? Nossos pensamentos, palavras e ações estão alicerçados na obediência a Deus? E como essa obediência se manifesta no dia a dia, nas relações presenciais e nas redes sociais? Como nós vivemos a fé? Como nós falamos da fé? Fazemos o testemunho de forma positiva a partir do nosso viver, ou comparando com a vida das outras pessoas que consideramos mais pecadoras? Certamente não seremos pessoas absolvidas na comparação com quem peca mais que nós, mas sim através da fé em Jesus Cristo. Obedecer a Deus leva necessariamente ao comprometimento com a justiça, a paz, o amor e a vida digna para todas as pessoas. Que Deus nos ajude no caminho da obediência.

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 63342

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br