Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Agosto - 2021

20/08/2021

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB Agosto – 2021

“Ó Senhor, olha para o que está acontecendo com a gente. Escuta todas as coisas.”
(2 Reis 19.16)

Prezada irmã e prezado irmão!

O lema bíblico do mês de agosto é um pedido e, ao mesmo tempo, uma declaração de confiança em Deus. Como é bom saber que Deus nos escuta e olha para aquilo que acontece conosco. Como é bom saber que podemos contar com Deus em qualquer situação. Em momentos difíceis e em bons momentos,

Deus nos ouve e olha para nós. Sim, Deus tem compaixão de nós e se volta para nós com amor!
A convicção de que Deus tem compaixão de nós renova os nossos ânimos e alimenta a nossa esperança. Às vezes, porém, deixamos de demonstrar compaixão pelas outras pessoas e pelo restante da criação de Deus. Nossos olhos e ouvidos não refletem a atenção que recebemos de Deus. Isto acontece porque nem sempre compreendemos as consequências práticas da nossa convicção de fé. Por isso é importante ler, ouvir, meditar e praticar a Palavra de Deus.

O Salmo 1 fala que a pessoa bem-aventurada não anda no conselho de pessoas maldosas. Pelo contrário, ela medita na Palavra de Deus de dia e de noite. Esta pessoa é comparada a uma árvore que, plantada junto a uma corrente de água, dá frutos, e suas folhas não murcham. Conhecemos muitas pessoas na IECLB que são tal qual a árvore retratada no Salmo. Elas se alimentam da fonte, que é a Palavra de Deus, e dão testemunho positivo, animador. Trabalham para edificar a Comunidade e convidam para a união. Sabem que Deus olha e escuta o que está acontecendo.

Poderíamos mencionar muitas dessas “pessoas-árvores”. Se o fizéssemos, certamente teríamos uma lista imensa! Há também muitos grupos que se encontram para alimentar a vida de fé através da Palavra de Deus e da comunhão. Uma vez fortalecida, a fé é vivenciada em gestos de amor. Dentre estes grupos, mencionamos a OASE (Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas), que completa 122 anos de serviço e testemunho nas Comunidades da IECLB. Os grupos de OASE têm ajudado mulheres e suas famílias a viver sob a orientação de Deus. Esta obra de mulheres tem edificado Comunidades com muitas ações de compaixão e de cuidado.

Além da OASE, temos diversos grupos de canto, de oração, de estudo, de encontro com crianças, adolescentes, jovens, pessoas idosas. Temos grupos de casais, grupos que se reúnem para orar e fortalecer pessoas enlutadas. Há grupos que se reúnem para planejar a missão, para praticar diaconia. Quando estamos em grupo, não somos mais uma árvore isolada, mas nos tornamos uma floresta. As muitas árvores se alimentam da mesma fonte e se apoiam mutuamente para enfrentar as adversidades.

E você: de quais grupos você participa na Comunidade? Convidamos você a participar ainda mais na vida comunitária. Faça parte da floresta de “pessoas-árvores”, que se alimentam da Palavra de Deus e se apoiam mutuamente. Que possamos nos sentir pessoas escutadas, enxergadas, acompanhadas, amadas e salvas por Deus. Que os nossos frutos sejam frutos de amor e compaixão.

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 64024

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br