Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

Como recomeçar?

16/05/2024

“Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado [...] as águas nos teriam submergido e a torrente teria passado por cima de nós.” Salmo 124.1-4

Recomeçar exige coragem, superação, fé e confiança. Diante de tamanha tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, indagamos incessantemente: “Onde estás, ó Deus, que não te importas comigo?”.

Tudo parece acabado e tão difícil diante do que vivemos: dias intermináveis de chuva, e muita chuva, e suas consequências.

Passadas as chuvas, temos a difícil tarefa de recomeçar, de reconstruir.

Dar-se conta de que é preciso começar um caminho novo quando se pensava que a trajetória da vida já estava traçada. Esse processo não é simples.Implica em lidar com perdas, sofrer por elas. É um tempo de luto, mesmo que não tenha morrido alguém. O que foi perdido, sejam bens materiais ou a história de uma vida toda, dos sonhos construídos, transforma-se numa tristeza profunda, um luto que precisa ser processado.

A vida parece esse eterno recomeço que exige criatividade e força para fazer tudo de novo. Talvez não do mesmo jeito. Talvez de um jeito novo. É uma nova oportunidade de fazer diferente, e dessa vez fazer melhor, com toda experiência que já temos.

A resiliência, que é a capacidade de se adaptar às mudanças, pode nos ajudar nos recomeços, nos tornando capazes de enfrentar as adversidades. A resiliência possibilita o enfrentamento de situações de sofrimento com consequente fortalecimento, transformação pessoal e superação de adversidades (RUTTER, 1993).

Não significa passar por situações difíceis de maneira inabalável. Mas passar por adversidades e superá-las com fé e encontrar respostas que nos ajudam na estabilidade emocional e na superação.

Vivemos Pentecostes. E Pentecostes nos convida, assim como Salmista, a crer e confiar no amor e no poder de Deus. “Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado” [...] o que tudo mais poderia ter acontecido?

E esse mesmo Senhor, estando ao nosso lado, nos possibilita recomeçar.

Peçamos a Deus que ele envie sobre nós o Espírito Santo, pois precisamos desse consolo e dessa força para nos revigorar para o novo recomeço. Vem Espírito de Deus, Vem nos consolar; Dá-nos tua força, Vem revigorar!

Oração: Ó Deus de misericórdia. Em tuas mãos repousa o sentido de toda nossa existência, pois nos acompanhas na trajetória da vida. Tu nos proteges de todo perigo e nos livras do mal. Pedimos: tem compaixão de nós. Dá-nos sabedoria e discernimento para saber como e onde recomeçar. Dá-nos teu Espírito Santo para nos revigorar com ânimo e criatividade, pois em ti confiamos. Em Jesus Cristo. Amém.

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Linha Nova

     


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br