Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

Quando tudo parece estar bem

14/10/2021

“Eu, o Senhor, sempre os guiarei; até mesmo no deserto, eu lhes darei de comer e farei com que fiquem sãos e fortes. Vocês serão como um jardim bem regado, como uma fonte de onde não para de correr água.”  Isaías 58.11

Esta é uma das promessas mais importantes para a vida. Esta palavra de Deus, anunciada pelo Profeta Isaías, em seu capitulo 58, no versículo 11, é uma palavra que determina o nosso futuro. 

Precisamos da direção de Deus em pelo menos dois momentos muito específicos e que todos nós vivenciamos:  São eles: Momentos de CONFLITOS e momentos em que TUDO PARECE ESTAR BEM.

Acredito que todos nós já vivenciamos momentos em nossa vida que podemos comparar com um deserto. Se ainda não, podemos experimentá-lo em algum momento da vida, mesmo sendo pessoas de muita fé. Entre os mais diferentes desertos que podemos vivenciar estão: relacionamento familiar, trabalho, relacionamentos com nosso próximo, dificuldades financeiras, problemas de saúde. 

E todo deserto traz a sensação de impotência, de que não conseguiremos sair dessa situação.

Mas, podemos ler, um pouco mais adiante em nosso versículo, que Deus promete fortificar nossos ossos. Ossos tem a ver com estrutura. Essa era uma linguagem muito comum no Antigo Testamento. Em Ezequiel 37, quando Deus quis mostrar o estado da nação israelita, toma o profeta e leva-o ao vale e mostra-lhe um amontoado de ossos secos e pergunta: será que tem jeito, será que é possível voltar a ter vida aqui, será que é possível reestruturar essa estrutura desmantelada?

E, em seguida, Deus sopra o fôlego da vida naqueles ossos e ele voltam a se mexer, se articular, se reestruturam, voltam à vida. Quando passamos por momentos de deserto, Deus nos dá estrutura, fortalece-nos, para que sejamos mais fortes do que antes.

E a promessa de Deus continua: SERÁS COMO UM JARDIM BEM REGADO, COMO UMA FONTE ONDE NÃO PARA DE CORRER ÁGUA. Deus nos encoraja a viver como ele pediu e nos garante que irá proporcionar boas condições de vida. E quando Deus fala, podemos confiar plenamente.

No Evangelho de João 7.38, Jesus afirma que do “interior daquele que crer, fluirão rios de água viva. Fluirá vida, fluirá fé, fluirá esperança, fluirá amor.

A presença de Deus e sua orientação em nossa vida nos tira da escuridão do deserto.

E Jesus nos garante que ele é “o caminho, a verdade e a vida”, e que todo aquele que nele crê e o segue “nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida”.

Importa, pois, que pela fé e obediência em Deus, prossigamos em nossa caminhada, abençoados pela presença amorosa de Jesus Cristo em nossa vida. Amém.

Oração: Todo-poderoso Deus!

Obrigado por andares sempre ao nosso lado. Ensina-nos a ser firmes no caminho do Evangelho, mesmo quando atravessamos trechos desertos em nossa caminhada. Fortalece-nos no testemunho diário do amor, da solidariedade, da tolerância e do acolhimento.

Renova sempre a nossa confiança diante das incertezas de nosso tempo e de nossa vida. Por isso pedimos: aumenta a nossa fé e ajuda-nos a confiar mais em ti. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

Pa. Ma Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal – Sínodo Nordeste Gaúcho


Autor(a): Tânia Cristina Weimer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64763

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br