Terra e Agricultura



ID: 2878

Controle de Plantas Espontâneas na Agroecologia

Comida Boa na Rádio

22/11/2019

 

CONTROLE DE PLANTAS ESPONTÂNEAS NA AGROECOLOGIA

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

As plantas espontâneas ou nativas, muitas vezes confundidas com ervas daninhas, têm papel fundamental na manutenção do solo. Elas são essenciais para o controle da erosão, ciclagem de nutrientes, hospedagem de inimigos naturais e indicação da saúde do solo. Com manejo adequado, é possível obter muitos benefícios dessas plantas nativas.

Algumas técnicas possibilitam fazer um controle das plantas espontâneas em um sistema de produção agroecológica. Podem ser usadas técnicas como roçadeira para entrelinha, flamejamento, eletrocussão, solarização e técnicas em desenvolvimento, microrganismos para controle biológico de plantas, substâncias com efeito alelopático e consorciação.

A técnica da solarização é o uso de coberturas plásticas para aumentar a temperatura do solo pela ação da radiação solar, e ocasionar a morte das plantas espontâneas pelo excesso de calor. O flamejamento realiza o controle térmico de plantas espontâneas através da emissão de radiação infravermelha. A eletrocussão é a capina através da descarga elétrica.

A técnica a ser utilizada para o manejo das plantas espontâneas fica a critério de cada pessoa, de acordo com a necessidade da unidade de produção a da disponibilidade da tecnologia.

Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br


Todos os programas

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br