Missão com Adolescentes


ID: 2804

Culto de Confirmação - Culto 24/01/2021 Paróquia Bom Samaritano Rio de Janeiro/RJ

Culto híbrido on-line e presencial - liturgia

23/01/2021

Altar Confirmação.
Altar igreja
1 | 1
Ampliar

Anúncios prévios - protocolo sanitário

Acolhida
Este domingo é especial para duas moças que serão confirmadas hoje aqui na Paróquia Bom Samaritano. Depois de um período de dois anos de preparação, celebramos este culto com os cuidados requeridos pela pandemia de Covid-19. Com está Confirmação queremos relembrar que Deus nos acompanha e nos acolhe mesmo em momentos difíceis da nossa vida.

Prelúdio
Prelúdio Nº 1 em Dó Maior (Johann Kaspar Ferdinand Fisher)
Órgão Eder Targino

Invocação
Iniciamos este culto especial em nome de Deus Pai, e Filho e Espírito Santo. Amém.

Confissão de Pecados e Absolvição
Pastor: Amado Deus, criador e doador da vida, no Santo Batismo tu nos presenteaste com nova vida. Nós reconhecemos que somos carentes da tua graça e do teu amor. A cada dia, queremos responder ao teu chamado e assumir um compromisso contigo, mas, muitas vezes, vivemos como se não existisses. Por isso, te pedimos: dá-nos o teu perdão e guia os nossos passos. Amém.

Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Por isto, alegrem-se, pois lhes anuncio o perdão dos pecados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Leitura bíblica
Catarina: Leitura do Salmo 62, versos 5 a 12:
Somente em Deus eu encontro paz
e nele ponho a minha esperança.
Somente ele é a rocha que me salva;
ele é o meu protetor,
e eu não serei abalado.
A minha salvação e a minha honra
dependem de Deus;
ele é a minha rocha poderosa
e o meu abrigo.
Confie sempre em Deus, meu povo!
Abram o coração para Deus,
pois ele é o nosso refúgio.
Os seres humanos, tanto os pobres
como os ricos, são inúteis,
são somente um sopro.
Se fossem colocados na balança,
não pesariam nada;
são mais leves do que um sopro.
Não confiem na violência,
nem esperem ganhar
alguma coisa com o roubo.
Ainda que as suas riquezas aumentem,
não confiem nelas.
Mais de uma vez
tenho ouvido Deus dizer
que o poder é dele
e o amor, também.
Tu, ó Senhor, recompensas cada um
de acordo com o que faz.

Pregação
Prezados irmãos e prezadas irmãs em Cristo, vocês que estão aqui presentes e vocês que participam deste culto via on-line.
Vocês escutaram o que o Salmista relatou? Prestaram atenção às suas palavras? Nos foram dadas dicas para viver a nossa vida da melhor forma possível.
Em diversos encontros do Ensino Confirmatório, estas duas moças, Mariana e Catarina, foram aprendendo sobre esse Deus que o Salmista lembra. Uma e outra vez, elas se deram conta de que o agir divino é diferente do humano, em alguns momentos até totalmente contrário à nossa lógica humana. Em vez de escutar, o mais experto sobrevive e vence, elas viram como Deus mesmo se fez gente e ajudou a toda a humanidade. No lugar do jeitinho para dar-se bem, lembramos como Lutero pede para não somente não ferir ao outro, mas nos exorta a ajudar às pessoas que estão ao nosso redor. Com o Pai-Nosso, vimos a promessa de Deus que nos perdoa, assim, como nós perdoamos às outras pessoas. E desde o primeiro encontro, estas duas moças foram lembradas de que Deus nos acompanha desde dentro do ventre da nossa mãe e que com o Batismo, ele nos dá a certeza de que somos seus filhos e suas filhas. No Ensino Confirmatório pudemos lembrar uma e outra vez como Deus quer bem para todas as pessoas, mesmo que nós seres humanos machuquemos os demais (querendo ou sem querer como dizia o Chaves). Mesmo nas situações mais complicadas da vida, as pessoas batizadas sabem que Deus não as abandona.
O Ensino Confirmatório é um momento muito especial, ainda que para alguns jovens seja só mais uma obrigação. Eu posso entender isso, porque o Ensino Confirmatório e a Confirmação estão colocadas dentro de uma das fases mais complicadas da vida humana, o início da adolescência. Esse tempo que todos nós, pessoas adultas, já passamos, mas que também foi difícil para nós. Tempo de firmar a própria identidade, muitas vezes sendo contrário a tudo e a todos que foram modelo na vida. Tempo de rebeldia e de introspecção. Tempo de dúvidas e de procurar um futuro melhor. Quem sou? O que realmente eu quero da minha vida? Quais são os valores mais importantes para mim? Pelo que quero lutar na minha vida? Tudo isso e muito mais passa pela cabeça dos jovens. O Ensino Confirmatório quer ser uma ajuda neste tempo de mudança e escolhas.
A Confirmação é um momento especial, por isso, mesmo em meio à pandemia e com todos os cuidados sanitários, estamos reunidos aqui. Assim como eu disse naquela primeira reunião, a partir de hoje, vocês confirmandas serão consideradas pessoas adultas diante da Igreja. De hoje em diante, vocês confirmadas poderão participar com voz ativa na vida comunitária, mas também darão testemunho lá fora para as outras pessoas. Vocês serão representantes e embaixadoras da igreja evangélica de confissão luterana. De vocês dependerá como as pessoas entenderão o que é ser uma pessoa luterana. Hoje recai sobre os seus ombros uma grande responsabilidade, ser discípulas de Cristo onde seja que estiverem.
Vocês hoje, ganharam dicas valiosas do Salmista. Vivam a sua vida confiando em Deus. Pode ser que pessoas as enganem, machuquem ou entristeçam. Pode ser que vocês confiem em seu dinheiro, nas coisas que vocês têm ou terão. Não se enganem nenhuma quantidade de dinheiro no mundo pode comprar a saúde que precisarem ou dar-lhes paz e tranquilidade ao seu coração. Isso somente Deus pode fazer.
Não se preocupem, como vocês estudaram não estão sozinhas, o Espírito Santo as acompanha desde o momento do seu batismo e se vocês o escutarem as guiará pelo resto das suas vidas. Mesmo nos maiores desafios que possam enfrentar, Deus estará ao seu lado, iluminando o seu caminho e aconselhando vocês. Confiem em Deus e o mais ele fará!

Hino - Pela Palavra de Deus (LCI 152)

Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar.
Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.

1. Cristo me chama ele é pastor;
Sabe meu nome: fala Senhor!

Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar.
Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.

2. Sei que a resposta vem do meu ser:
“Quero seguir-te para viver.”

Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar.
Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.

3. Mãos estendidas pedem o pão,
devo parti-lo com meu irmão.

Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar.
Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.

Rito da Confirmação
Apresentação: Catarina Schuler Corrêa e Mariana Cesar Teixeira Mendes participaram do Ensino Confirmatório desde 2019, primeiro em reuniões presenciais aqui na igreja e durante a pandemia de forma virtual. Neste tempo de preparação e ensino, elas aprofundaram os seus conhecimentos da fé cristã desde a ótica evangélica de confissão luterana e hoje nós estamos num momento especial, é a sua Confirmação.
Queridas confirmandas! Desde o dia do nosso Batismo, fazemos parte da comunidade cristã. No ensino confirmatório, experimentamos mais de perto a vida em comunidade. Aprofundamos o conhecimento da palavra de Deus e o testemunho de uma vida cristã, conforme o ensino da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Hoje, de forma especial, perante Deus e reunidos em comunidade, pergunto: é da vontade de vocês seguir sendo discípulas de Jesus Cristo? Vocês estão dispostas a continuar caminhando em comunidade como povo de Deus, procurando ser fiéis à palavra de Deus? Se esta é sua decisão sincera, então, respondam: Sim, com a ajuda de Deus.
Confirmandas: Sim, com a ajuda de Deus.
P: Que Deus acolha o sim de vocês, ajudando-as a continuar vivendo em seu amor.

E a vocês, pais, mães, padrinhos, madrinhas, familiares, irmãos e irmãs em Cristo, pergunto: vocês estão dispostos a continuar acolhendo e acompanhando essas jovens no seu testemunho de fé? Vocês estão dispostos a seguir com essas jovens, sendo fiéis à Palavra de Deus? Se este é o seu desejo, então, respondam: Sim, com a ajuda de Deus.
Comunidade: Sim, com a ajuda de Deus.

Credo Apostólico
Mariana: Lembremos a fé na qual recebemos o Batismo.
Comunidade: Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

Bênção das Confirmandas


Recepção das lembranças e das certidões

Hino - Eu quero ser (LCI 33)

Eu quero ser, Senhor amado,
como um vaso nas mãos do oleiro.
Quebra a minha vida e faze-a de novo.
Eu quero ser, eu quero ser um vaso novo.

Oração Geral da Igreja e Pai-Nosso
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Bênção e Envio
Que Deus Pai, que tudo criou e continua criando, lhe faça olhar para frente e caminhar em paz;
Que o Filho, que se encarnou em nossa realidade e para que defender a nossa vida morreu e ressuscitou, encoraje vocês a enfrentar as dificuldades do dia a dia;
Que o Espírito Santo, que dá ânimo e orientação, abra os seus olhos e o seus coração para andar pelos caminhos de amor e de esperança;
E que o trino Deus lhe abençoe e lhe guarde hoje e sempre. Amém.

Vivam na paz que somente Cristo pode dar.
Comunidade: Damos graças a Deus por isso.

Avisos da vida comunitária
Oferta com destino indicado pela Paróquia: Centro Social e Creche Bom Samaritano


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Missão / Nível: Missão - Adolescentes
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 62 / Versículo Inicial: 5 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 60935
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br