Meditação da semana

Rios de água viva que saciam a sede da graça de Deus

14/07/2022

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de água viva. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. (João 7.37-39)

Um Rio de Água Viva está no meio de nós! Nem sempre o percebemos, pois está encoberto por muitas necessidades e sentimentos da escassez da graça de Deus.

Necessidades básicas de pão de cada dia, de possibilidade de cuidar da saúde, de acesso ao trabalho e ao salário digno e justo, de poder ter um bom lugar para morar, de prazer de viver em família, em comunidade, de se sentir cuidado, cuidada e de cuidar da própria vida e do meio ambiente. E muitas outras necessidades...

Nem sempre percebemos o Rio de Água Viva que nos move por que, às vezes, um turbilhão de desejos e sentimentos negativos tomam conta da nossa vida pessoal e comunitária.

Desejos de matar e de morrer. Desejo de vingança. Desejo de dominar e destruir a natureza. Desejo de um sucesso que não se importa com o prejuízo pessoal, familiar e comunitário que se paga para alcançá-lo.

Todos esses desejos e realizações, que se distanciam do bem comum, são gestados por pessoas, instituições e comunidades que se esqueceram que nasceram para ser um Rio de Água Viva para o bem de toda a criação.

Os sinais desse distanciamento do bem comum estão na violência familiar, comunitária e institucional. Estão no medo, na insegurança, nas preocupações, aflições, nas mentiras e no ódio que se espalham nas casas, nas ruas, nas praças e até mesmo nos hospitais.

Enquanto as autoridades perseguiam e tentavam matar Jesus (como de fato o fizeram), Jesus dizia: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de água viva” (Jo 7.36-37).

Ouçam essas palavras de Jesus! Que promessa linda elas contêm. Disse Jesus: Quem tem sede venha a mim e beba. Quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de água viva.

Deixemos fluir na família, na comunidade, no local de trabalho, nas redes sociais e em todos os outros meios de comunicação os Rios de Água Viva que Jesus nos dá pela sua graça. Jesus é a fonte da Vida. Jesus nos dá o seu Espírito para que, do nosso interior, fluam rios de água viva.

Rios de Água Viva que diluem os desejos de dominação, de violência e morte.

Rios de Água Viva que, mesmo quando transbordam, espalham o amor, a misericórdia, o perdão, o direito, a justiça e a paz. Rios de Água Viva que ofertamos para todas as pessoas, sem preconceito e discriminação. Águas que acolhemos de diferentes afluentes e que espalhamos com fé, esperança e amor. Para que ninguém passe sede da graça de Deus.

Oração: Deus, fonte da água da vida, quando tivermos sede, dê-nos da tua água, que nos vivifica e nos dá vida digna e justa;
Quando andarmos por águas turbulentas, segure nas nossas mãos e nos ajude a encontrar águas calmas e seguras;
Quando o arrependimento chegar e a culpa não quiser ir embora, derrame sobre nós a tua graça e nos ajude a aceitar e acolher o seu perdão;
Quando as águas da violência nos perseguirem, dê-nos da tua paz para que também não queiramos agir com violência.
Quando o medo, a tristeza e a dor quiserem nos afogar, salva-nos com o teu abraço.
Pela tua graça, faze-nos ser sempre, Rios de Água Viva.
Amém.

Pa. Marli Brun
Pastora voluntária no Sínodo Nordeste Gaúcho

 


Autor(a): Marli Brun
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 7 / Versículo Inicial: 37 / Versículo Final: 39
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67569
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br