Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de setembro de 2020

24/09/2020

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o Dia Mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de setembro de 2020

Acolhida:

Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar (Salmo 23.5).
Orar é estar na hospitalidade de Deus. Orar é deixar que Deus nos sirva com a Sua presença amorosa. Orar é uma maneira de usufruirmos da abundante graça de Deus. Hoje temos oportunidade de nos unirmos para orar fazendo parte de uma grande corrente de serviço e amor. Assim queremos que a Diaconia se derrame abundantemente no mundo criado por Deus.

Saudação:

A graça abundante de Jesus Cristo, o amor hospitaleiro de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos e todas nós. Amém.

Canto: LCI 25 - Quando o povo se reúne

Leitura bíblica - Marcos 14.3-4;6:

Jesus estava no povoado de Betânia, sentado à mesa na casa de Simão, o Leproso. Então uma mulher chegou com um frasco feito de alabastro, cheio de perfume de nardo puro, muito caro. Ela quebrou o gargalo do frasco e derramou o perfume na cabeça de Jesus. Alguns que estavam ali ficaram zangados e disseram uns aos outros: — Que desperdício! Mas Jesus disse: — Deixem esta mulher em paz! Por que é que vocês a estão aborrecendo? Ela fez para mim uma coisa muito boa.

Oração: Ó Deus de transbordante amor!

Por sermos amadas, amados sentimos o mais significativo amparo. No banquete da Tua misericórdia chegamos para nos deixarmos servir. A nossa pobreza carece de Tua abundância. Necessitamos de vida com sentido que Jesus mesmo veio trazer e ninguém mais pode proporcionar. Aquela que vem a nós com o Teu Reino e não dependerá de nossa conquista ou de nosso mérito. É pura graça! Sim, sejamos o alvo do Teu amor que se derrama como graça que beneficia, que ampara, que auxilia e que se doa. E ao recebermos tudo de Ti, seja a nossa existência como um copo onde transborda a Tua misericórdia. Seja transbordante em nós a bondade e a solidariedade. Sejamos abundantes a partir da Tua generosidade. Sejamos parte do ciclo de vida em amor que Tu trazes desde a eternidade e que não tem fim.

Ó Deus de transbordante amor!

Jesus recebeu o toque de sensibilidade e de amor através do perfume que o fez sentir amparado e fortalecido. Sejamos nós como aquela que fez uma coisa muito boa para Jesus. Num instante, num gesto de gratuidade e de solidariedade possamos deixar marcas de amor e de alegria na vida de outras pessoas, especialmente de quem sofre. Derrame-se o nosso coração com palavras que tragam valorização, ânimo e encorajamento onde são mais necessárias. Derrame-se o nosso coração com dons e capacidades que servem onde mais há sofrimento. Derrame-se com fé e com esperança onde o testemunho do Teu Evangelho traga novo alento.

Ó Deus de transbordante amor!

Derrame a Tua sabedoria iluminando as pessoas que se dedicam na pesquisa que tem por objetivo defender a vida das pessoas e da Tua criação. Derrame abundantemente força e ânimo sobre quem trabalha para alimentar, cuidar, educar, administrar e conduzir pessoas e diferentes setores. Ainda que sejamos pessoas com necessidades pedimos por aquelas que são sofredoras e injustiçadas. Derrame o bálsamo da consolação sobre as pessoas enlutadas e fortalecimento sobre as pessoas atribuladas. Sejamos aqueles e aquelas que farão coisas boas e justas em Teu nome.

Ó Deus de transbordante amor!

Suplicamos pela Tua criação que padece sob os efeitos devastadores da exploração sem limites. Pedimos por cuidados e valorização da vida. Derrama em nosso meio o amor que Tu tens por toda forma de vida. Ajuda a humanidade a ver que tudo que criaste é muito bom e deve ser preservado e cuidado com dedicação e empenho. Que o Teu espírito mova pessoas que amam a justiça e a paz que resultam do Evangelho. Por Cristo! Amém!

Canto: LCI 567 - Canção do Cuidado

Benção: Salmo 23 (por Jorge Zijlstra, traduzido do espanhol por Cristina Scherer)

E agora, vamos adiante, guiados pelo pastor amado que nos unge com sua própria mão e nos convida a andar por caminhos de justiça.

Que sua presença, provisões e cuidados nos deem alimento e no façam viver confiantes. Que recaiam na vida Suas misericórdias e bondades, para que possamos elevar nossos corações e mãos como copo elevado em gratidão na festa de sua presença.

Que sua voz nos inspire e mobilize a mostrar ao mundo inteiro que seguimos unicamente nosso bom pastor. Amém!

OrAção

Na palavra oração podemos identificar duas palavras – orar e ação. Assim, convido para realizar uma ação transbordante de amor e solidariedade que coloca o “pão de cada dia” na mesa de quem necessita.

Conheça e apoie a Campanha Cesta Consciente.

Mais informações sobre a campanha em https://combatecovid.org/cestaconsciente

Possíveis ações para fortalecer a campanha Cesta Consciente 

- Apoie a campanha - doe!

- Divulgue e motive pessoas para apoiar a campanha.

- Divulgue em sua comunidade.

Diaconia: fé em ação. 


Oração moldada pela Sra. Beloni Knaak
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB

 


Autor(a): Beloni Knaak
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 59055

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
REDE DE RECURSOS
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br