Paróquia Martin Luther de Erval Seco

Sínodo Uruguai


Rua Harry Luersen , 21
CEP 98390-000 - Erval Seco /RS - Brasil
Telefone(s): (55) 3748-1368 | (55) 3748-1368
pmluther.secretaria@gmail.com
ID: 415

17º Domingo após Pentecostes - Erval Seco/RS

Paróquia Martin Luther de Erval Seco

27/09/2020

Abertura Culto 17domPent
P. João Willig
Altar
Altar
Altar
Espaço da Comunidade
Espaço da Comunidade
1 | 1
Ampliar

SINO

Hino: Ao orarmos Senhor

Acolhida:

Que nós aqui na Igreja de Erval Seco e você irmão e irmã aí na sua casa, possamos juntos, celebrar esse momento de oração, orar a Deus, aquilo que está em nós, em nosso pensamentos, em nossos corações. Assim lemos na carta aos Filipenses, capítulo 4, versículos 6 e 7: “Não se preocupem com nada, mas em todas orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.”

Saudação Trinitária:

Celebramos esse momento, este Culto de Oração do último Domingo do mês de setembro, em nome de Deus que é Pai, Filho, e Espírito Santo. Amém.

Hino de Entrada: Graças Senhor (Comunidade de Barra do Pinhal)

Leitura de Daniel 9.17-19:

Eu trago para vocês palavras de uma oração do Profeta Daniel, conforme o Capítulo 9, os versículos 17 e 19: Assim orou o Profeta Daniel: “Ó nosso Deus, ouve a minha oração, atende a súplica deste teu servo. Para que todos saibam que tu, Senhor, és Deus, derrama as tuas bênçãos sobre o teu Templo, que agora está abandonado. Ouve, ó meu Deus, e atende a minha oração. Abre os olhos, vê a nossa desgraça e olha para a tua cidade. Fazemos os nossos pedidos por causa da tua grande compaixão e não porque sejamos bons e honestos. Ouve, ó Senhor! Perdoa-nos, Senhor! Atende-nos, Senhor, e vem ajudar-nos. Para que todos saibam que tu és Deus, não demores em nos socorrer, ó meu Deus, pois nós somos o teu povo, e Jerusalém é a tua cidade.”

Meditação:

Irmãos e irmãs, por estamos unidos e unidas com Cristo e em Cristo, podemos e devemos trazer diante de Deus em oração o que passa em nosso coração. Falar com Deus, ter intimidade com ele e abrir nossos corações, para que Deus acolha o que está em nós. É isso o que o Profeta Daniel fez ao orar a Deus por sua situação e por seu povo. Daniel está num momento, numa situação difícil, é prisioneiro em terras estranhas. Entretanto é um jovem inteligente, é um jovem de grande fé em Deus. Em seu livro, o Profeta Daniel nos ensina a importância de permanecermos fiéis a Deus em todos os tempos e circunstâncias da vida.

Irmãos e irmãs, assim como Daniel também estamos vivendo em uma situação que pede de nós perseverança e fé. Somos chamados e chamadas a confiar de que Deus é por nós em seu amor e compaixão. Assim como Daniel, podemos sempre de novo trazer diante de Deus nossos motivos de gratidão, nossas angústias, dúvidas e incertezas. Clamamos: ouve oh Deus, a nossa oração e atende a súplica de cada uma e um de nós.

Estimados irmãos e irmãs! Seja em silêncio ou em palavras pronunciadas, seja na forma de uma oração livre ou orando o Pai Nosso, seja sozinho ou em família, seja no quarto ou no trabalho, seja na igreja ou na nossa casa, lembrem-se sempre: acreditem naquilo que estão pedindo, orem sempre com o coração, orem com persistência, e orem constantemente.

Hino: Falar com Deus

Confiando em Deus, em seu bondoso agir em nossa vida com sua misericórdia, nos acheguemos a Deus em oração. Oremos:

Ó Deus nosso Criador e protetor, graças te damos por teu auxílio e cuidado. Em ti confiamos e por isso trazemos em tua presença, e entregamos em tuas mãos, nossos motivos de oração. Dá-nos força, dá-nos sabedoria para suportar esse tempo tão diferente e difícil. Perdoa-nos quando somos pessoas fracas em nossa confiança em ti, quando falhamos no viver o amor e no viver o cuidado para conosco e para com a pessoa próxima. Somos frágeis e com facilidade pecamos. Necessitamos do teu perdão e da força do teu Santo Espírito para seguir pela estrada da vida.

Aqui estamos de coração aberto e queremos colocar em tua presença momentos e situações vividas neste mês de setembro. De forma especial, querido Deus, intercedemos pelas crianças que foram batizadas neste mês: abençoa o Bruno Schwingel Rosental da Comunidade de Seberi, abençoa o Luís Felipe Langner de Oliveira e o Maurício Becker Farias, ambos da Comunidade de Dois Irmãos das Missões. Que essas crianças batizadas cresçam num mundo cheio de amor e que suas famílias sejam abençoadas por ti.

Deus de amor, pedimos por nossas famílias que nesse momento de distanciamento, especialmente necessitam do teu cuidado, do teu amparo e de tua orientação. Senhor, que as famílias aproveitem esse tempo para fortalecer seus laços afetivos, exercitem o diálogo e havendo Senhor dificuldades e crises, que o amor e o perdão se sobreponha aos desentendimentos e conflitos. Lembramos e pedimos pelas famílias que estão separadas pela distância. A angústia, a preocupação tomam conta do coração. Sê Tu querido Deus com tua bênção de cuidado para com cada família e seus entes queridos de longe e de perto. Dê tranquilidade e paz ao coração. Em humildade te pedimos, amado Deus, esteja conosco, ajude-nos a vencer o preconceito e o individualismo. Que a distância e o isolamento não impeça o afeto e a parceria. Que possamos em criatividade viver o amor, através de um telefonema, de mensagens animadoras. Ser alguém que se cuida para cuidar da outra pessoa. Ajuda-nos a sermos instrumentos de teu amor solidário.

Deus de misericórdia, intercedemos pelas pessoas enlutadas, são tantas as mortes, são tantas as pessoas que se foram. Saudade e dor permanece. Dá, ó Deus, o teu consolo e a esperança da ressureição a quem sofre a dor que a morte deixa. Lembramos carinhosamente da Sra. Nelsita Michels da Comunidade da Vista Gaúcha e sua família que se encontra em lágrimas. Lembramos também da família do Sr. Elton Afonso Schneider da Comunidade de Rodeio Bonito. Abençoa cada familiar enlutado. Dá o teu consolo neste momento de luto.

Deus de Amor, te pedimos por teus cuidados para com as pessoas doentes, seja nos hospitais ou em casa. Pedimos pela Sra. Ilse Schmitz, temos saudades do tempo de convivência com ela e com o Sr. Sírio no Encontro de Famílias, nos Cultos, na OASE. Intercedemos por Lisiane Strucker Breunig em seu tratamento oncológico. Nas suas viagens a Ijuí. Fortaleça a família em todos os momentos de preocupação e que a Lisiane seja fortalecida e cuidada por ti. Oramos pelo Senhor Adelmo Haabeck. Que tua mão esteja junto dele em seu tratamento e na sua recuperação. Te somos imensamente gratos e gratas pela recuperação da Anita Fritsch, que tu ó Deus esteve com ela na cirurgia e no seu tempo de recuperação. Também agora que ela está morando na Arco Íris, que tenha pessoas que orem por ela e ali ela se recupere mais e mais e seja feliz.

Intercedemos pela recuperação da Elcí Goetz. Se Tu ó Deus com ela e com sua família em cuidado e amor. Esteja, ó Deus, com ela, trazendo paz e confiança ao coração, que a Elcí seja bem cuidada, se recupere e fique bem. Esteja também com a família Goetz, que a tua paz possa ser sentida por cada familiar.
Deus de Misericórdia, pedimos pelas pessoas contaminadas pelo novo Corona vírus, cuida das pessoas contaminadas por esse vírus. Acompanhe e guarde a todos os profissionais na área de saúde, que se dedicam de corpo e alma em favor da vida e da recuperação das pessoas doentes.

Deus de Amor e Poder, dá-nos pensamentos de paz, dá-nos ânimo para viver e que o pão de cada dia que necessitamos para viver não nos falte.

Intercedemos pelas pessoas desempregadas, pelas empresas em suas dificuldades, auxilia nas pesquisas, ó Deus, para que se descubra uma vacina contra esse vírus. Pois, confiamos que para ti não há causas impossíveis.

Pedimos Deus, por boa orientação que vem de ti para os governantes de nosso País, Estados e Municípios. Toque corações e mentes de todas as pessoas para o viver conforme a tua boa e santa vontade.

Deus, aqui estamos, unidos em oração, que possamos diariamente orar, falar contigo o que está em nós. Pois tu quer nos ouvir e com cuidado amoroso, nos auxiliar. Ensina-nos, fortalece-nos, ó Deus, a te procurar em nosso viver diário.

Querido Deus temos muitos grupos em nossa Paróquia, que no momento não podem se encontrar. Auxilia, fortaleça a cada pessoa participante, para que possam continuar perseverantes, com ânimo, de que tu ó Deus cuida de nós, teus filhos e filhas. Fortaleça em nós a fé e que a saudade do estarmos juntos possa trazer a esperança e a vontade do reencontrar-se. Deus amado, cuida de nós em nossa saudade. Intercedemos pela retomada dos cultos presenciais, que cada um e cada uma de nós, possa com cuidado a si mesmo e a outra pessoa retornar e levar em conta todas as orientações de proteção para que fiquemos bem.

Amado Deus, cuida, proteja, ampara a cada pessoa de nossa Paróquia. Muito mais ó Deus temos em nós e em nossos corações e queremos colocar em tuas mãos com as palavras que teu Filho mesmo nos ensinou: Pai...

Hino: Casais Reencontristas querem homenagear a querida Nelsita Michels com a próxima canção.

Bênção

E nas bênçãos de Deus queremos viver cada dia de nossas vidas:
Que o Deus Eterno os abençoe e os guarde;
Que o Deus Eterno os trate com bondade e misericórdia;
Que o Deus Eterno olhe para vocês com amor e lhes dê a paz.
E que essa bênção de Deus te envolva e fortaleça assim como um abraço em cada um e cada uma de vocês. Recebam também o abraço de Deus. Amém.
 


Autor(a): P. João Willig e Pa. Sonja H. Jauregui
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai / Paróquia: Erval Seco (RS)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 59659
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br