Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26/04/2024

O dia 26 de cada mês é o Dia Mundial de Oração pela Diaconia, data oficializada pela Diaconia Mundial, organização da qual a IECLB é membro

25/03/2024

.

Oração para o dia 26 de março de 2024

 

Preparar: Altar com imagens que remetam às 7 obras de misericórdia (dar de comer, dar de beber, vestir, acolher, visitar pessoas doentes, visitar pessoas presas e sepultar).

 

Acolhida e Invocação
L. “Suplico-vos... Suportai-vos uns aos outros em amor”, nos convida o Dia Mundial de Oração pela Diaconia. Amorosamente, Deus chama e vocaciona toda e qualquer pessoa, sem distinção, assim como você e eu, para viver, pela fé, a mensagem do Evangelho, nos mais diversos espaços da vida. A resposta a esse chamado acontece por meio da fé que se torna concreta e efetiva pelo amor, pela misericórdia, cuja é tema desta oração.

Reunimo-nos na presença do Trino Deus, que chama a pregar o Evangelho em misericórdia, fundamentado no amor. Amém.

Canto de entrada: Oração da Igreja (LCI 205)

Leitura bíblica: Mateus 25.31-36

Meditação, Oração e Pai nosso:
Esta oração é inspirada na vivência da Tenda da Misericórdia (veja mais em https://www.luterano.org.br/tenda-da-misericordia-visita-a-sede-da-ieclb/)

(distribuir imagens diversas no centro do altar para cada tema das 7 obras de misericórdia, de forma que essas possam ser contempladas no momento das orações. Podem ser mais do que uma imagem para cada obra).

Nesta oração, vocês serão convidados e convidadas a contemplar e refletir que Deus nos chama para vivermos o nosso chamado no cuidado com a vida, praticando a misericórdia.

Procedemos da seguinte maneira, vamos ao altar do centro, escolhemos uma imagem e vamos contemplá-la e sentir o que ela nos fala, em seguida, oramos conforme a orações na sequência. Após a oração haverá um toque do sino ou sinal e, durante o canto, Onde Reina o amor (LCI 4), escolhemos outra imagem e repetimos a contemplação, por pelo menos 7 vezes.

(Iniciamos a contemplação)


PRIMEIRA CONTEMPLAÇÃO

CANTO: Onde Reina o amor (LCI 4)

(silêncio e contemplação)

Oração 1: Deus de ternura, pão que sacia toda fome. Pedimos-te, faça-te concreto na mesa de todas as pessoas, para que nenhuma sinta a dor da fome. Sejamos nós, Igreja vocacionada e chamada por ti, aquela que auxilia para que haja comida na mesa de quem necessita.

Sino ou sinal sonoro

 

SEGUNDA CONTEMPLAÇÃO

CANTO: Onde Reina o amor (LCI 4)

(silêncio e contemplação)

Oração 2: Deus, fonte insaciável de amor, água da vida. Dá que não falte a ninguém este bem precioso que é a água e que sobretudo, também estejamos comprometidos e comprometidas com o cuidado com ela, para que ela continue mantendo a vida e a sua beleza.

Sino ou sinal

 

TERCEIRA CONTEMPLAÇÃO

CANTO: Onde Reina o amor (LCI 4)

(silêncio e contemplação)

Oração 3: Deus que cuida e ampara nos dias frios e sombrios da vida. Pedimos-te que a vestimenta e o aquecimento sejam parte da dignidade da vida e que nenhuma pessoa passe frio ou venha a ter um direito negado por falta do que vestir. Dá que abramos nossos corações em solidariedade e doemos a quem necessita.

Sino ou sinal

 

QUARTA CONTEMPLAÇÃO

CANTO: Onde Reina o amor (LCI 4)

(silêncio e contemplação)

Oração 4: Deus que habita em nossos corações. A moradia é um direito humano, mas sabemos que existe muita gente sem lar, abrigo ou proteção. Faze com que haja justiça e cada pessoa possa ter seu direito à habitação garantido e que possamos, como Igreja, estar envolvidos nesta causa pela vida.

Sino ou sinal


QUINTA CONTEMPLAÇÃO

CANTO: Onde Reina o amor (LCI 4)
(silêncio e contemplação)

Oração 5: Há muita gente presa em nosso país e no mundo, quer seja em celas ou prisões das quais não conseguem se desvencilhar, como a violência. Assim, Deus da liberdade, dá que essas pessoas possam ser visitadas para sentirem o amor que vem de ti, através de uma visita ou de um encontro com outras pessoas.

Sino ou sinal

 

SEXTA CONTEMPLAÇÃO

CANTO: Onde Reina o amor (LCI 4)
(silêncio e contemplação)

Oração 6: Deus que dá vida abundante. Muitas são as pessoas que estão doentes, acamadas e que talvez não possam deixar suas casas para viver a vida em comunidade. Assim, nosso compromisso com o chamado que tu nos dás é de levar o teu amor até essas pessoas. Faze-nos instrumentos do teu amor para que a fé seja força e ânimo a quem estiver enfrentando alguma doença.

Sino ou sinal


SÉTIMA CONTEMPLAÇÃO

CANTO: Onde Reina o amor (LCI 4)
(silêncio e contemplação)

Oração 7: Deus, tu que em Jesus, venceu a morte e sua dor, queiras nos consolar, quando ela nos faz sofrer por nossa finitude ou mesmo quando o luto se acerca. Também, Deus da vida, oramos pelo fim de todos os motivos que causam a morte: a violência contra mulheres, pessoas idosas, crianças, e todas as pessoas nas ruas e calçadas, nos becos e vielas; as drogas continuam a tirar vidas diariamente. Dá que saibamos viver e cuidar da vida.

Sino

E tudo mais, entregamos nas tuas mãos, nos unindo em oração com toda a humanidade, dizendo: Pai-nosso que estás nos céus, Santificado seja o teu nome, venha o teu Reino, seja feita atua vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós também perdoamos aos nossos devedores e não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino e o poder e a glória para sempre. Amém.
Deus te chama para viver na prática o seu amor. Deus nos chama para cuidarmos de pessoas, às quais nos são confiadas nos mais diversos contextos onde estamos. Deus te chama, Deus nos chama. Por isso como compromisso de fé cantamos Diaconia.

Canto: Diaconia (LCI 565)

Bênção da Misericórdia (Dionata Rodrigues de Oliveira)
Onde faltar pão, que as mesas sejam fartas pelo Pão da vida
Onde faltar água, que abunde a misericórdia da Fonte da vida
Onde faltar vestimenta, que pessoas sejam cobertas pelo amor que Transforma
Onde faltar moradia, que nas asas do amor de Deus se encontre abrigo
Onde faltar liberdade, que a paz de Deus liberte corações
Onde faltar saúde, que a visita seja companhia e conforto
Onde a vida se esvair, que haja dignidade ao entregar o corpo à terra
E sobretudo, que as nossas mãos estejam prontas e capacitadas a vivenciar a diaconia de Jesus Cristo.
Assim te abençoe o Trino Deus Diaconal. Amém.

Sino

 

(Liturgia moldada por Pastora Ana Isa dos Reis Costella e Diácono Dionata Rodrigues de Oliveira)
 

REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br