IECLB e Dia Mundial de Oração - DMO



ID: 2706

Informações sobre o cartaz do Dia Mundial de Oração 2024

01/12/2023

 

“Mulheres palestinas em oração”

Por Halima Aziz

Esta obra de arte é feita em homenagem ao Dia Mundial de Oração. Através desta obra, a artista representa três mulheres palestinas rezando juntas na natureza em um lugar tranquilo. Em sua obra, a artista possui diferentes motivos e símbolos que indicam a origem dessas mulheres e sua coesão. Estes são os seguintes símbolos apresentados em sua obra de arte:

As oliveiras/ramos são um sinal de vida eterna e abundante porque podem viver milhares de anos. Algumas das oliveiras da Palestina já existiam na época de Jesus e hoje ainda existem.

As raízes douradas estão sublinhando o fato de que os palestinos sempre existirão e como existem, sempre resistirão aos seus direitos e liberdade. É pintado de ouro porque é algo precioso, algo que ninguém pode tirar dos palestinos porque eles estão profundamente enraizados.

As flores da papoula são abundantes e significativas para os palestinos. Elas lembram aos palestinos os entes queridos que deram suas vidas por seu país.

Vestidos palestinos tradicionais como o tatreez thobe (vestido bordado) ou o lenço branco representam o povo palestino e são cheios de arte e história.

As chaves são um símbolo da esperança de retornar à Palestina. Os palestinos sempre carregam consigo as chaves de suas casas das quais foram expulsos, não importa onde estejam no mundo, e as passam para seus filhos para que nunca percam a esperança.

 

Sobre a artista:

Halima Aziz (nascida em 1999 em Hagen, Alemanha) é uma entusiasmada artista visual palestina e estudante de design que mora na Alemanha. Sua mãe é de Tulkarm e seu pai é de Gaza. Ela passou a infância na Palestina. Halima teve que vivenciar a guerra em Gaza em 2008 e sobreviveu a ela. Em 2009 ela voltou para a Alemanha.

Ela se interessou por arte desde cedo e sempre gostou de pintar. Ela começou a pintar profissionalmente em 2017 enquanto participava de um projeto de escola de arte. Halima geralmente gosta de deixar sua criatividade fluir espontaneamente enquanto pinta, confiando no processo sem planejar com antecedência exatamente como e o que ela quer pintar. Mas às vezes é preciso planejamento, então ela faz esboços antes de fazer suas pinturas. Ela gosta de fazer pinturas coloridas e atraentes, a maioria das quais expressa sentimentos específicos ou tem um significado específico. Ela é inspirada principalmente pela natureza, museus de arte, livros ou sua terra natal, a Palestina. Por meio de suas pinturas, ela representa com orgulho a herança, identidade, vida, cultura, história e tradição palestinas. Halima se sente mais próxima de sua terra natal quando a pinta. Suas obras enfatizam seus sentimentos e emoções em relação ao que viveu na Palestina. Com cada pincelada pintada, ela expressa e destaca a história do povo palestino e sua luta para resistir à ocupação. Ela espera que suas pinturas cheias de significado informem o mundo sobre o espírito palestino e que este nunca seja esquecido. Ela pinta em acrílico e óleo sobre tela, ou às vezes, com aquarelas em papel especial.

A arte de Halima já foi exposta três vezes: em 2020 ela fez parte da exposição do Museu da Palestina nos EUA; a segunda grande exposição da qual ela teve permissão para participar foi em dezembro de 2021 na P21 Gallery em Londres; sua terceira exposição foi recentemente no Café Kuhlmann em Münster, na Alemanha.

 

Acredito que através das minhas obras de arte e de outros talentosos artistas palestinos, as pessoas entenderão mais claramente como nós, palestinos, nos sentimos e o que temos que passar. Todos deveriam se preocupar com isso porque é uma questão de direitos humanos. Espero e acredito que um dia a Palestina será livre e que seremos capazes de voltar pacificamente para nossas casas e nossas famílias”.

Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br