IECLB e Dia Mundial de Oração - DMO



ID: 2706

Efésios 4.1-3 - Suplico-vos... Suportai-vos uns aos outros em amor - Estudo Bíblico

Dia Mundial de Oração (DMO) - 2024

01/12/2023

 

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO

Preparado pelo Comitê do DMO da Palestina

1º de março de 2024

“Suplico-vos… Suportai-vos uns aos outros em amor”

Estudo Bíblico – Efésios 4:1-3

 

Notas preparatórias:

• Organize o Estudo Bíblico antes do Culto para refletir sobre o tema em conexão com a compreensão do contexto cristão palestino.
• Peça aos participantes que tragam suas próprias fotos ou tirem fotos de revistas/jornais mostrando o que as mulheres estão suportando em seu contexto, 
ou no mundo. Dê a eles uma chance de falar sobre isso.
• Conclua o Estudo Bíblico com uma colagem das imagens.
• Opcional: Crie um espaço no Culto para os participantes mostrarem e explicarem suas colagens.

 

Notas introdutórias

Efésios é considerada uma das “cartas da prisão” de Paulo, escrita em Roma por volta de 60-61 dC. Paulo escreveu esta epístola para fortalecer a comunidade na fé em Cristo, na graça de Deus e no Evangelho. Ele também escreveu para incentivá-los a continuar o seu trabalho de viver em santidade e serviço em resposta à graça salvadora de Deus. Efésios, portanto, traz temas de exortação e segurança.

Os três primeiros capítulos de Efésios discutem a salvação de Deus e o dom da unidade, enquanto os últimos três capítulos descrevem a resposta dos crentes ao plano de salvação de Deus. O programa do Dia Mundial de Oração deste ano vem dos primeiros seis versículos do capítulo quatro. Nesses versículos, Paulo encoraja os efésios a viver uma vida santificada, suportando uns aos outros em humildade e amor, a fim de manter o dom da unidade que Deus lhes deu. Paulo lembra aos efésios que Deus escolheu tanto gentios quanto judeus para serem salvos, reunindo pessoas de origens muito diferentes por meio da promessa compartilhada garantida por Cristo a todos os membros de sua Igreja. Paulo exorta os efésios a viver uma vida digna do chamado que receberam, como pessoas unidas umas às outras por meio da obra salvadora de Cristo.

Este chamado não é fácil. Requer paciência, abnegação e amor. Paulo lembra aos efésios que devem estar unidos em um só espírito pela esperança que compartilham em Cristo. E assim, nós cristãos espalhados pelo mundo, também podemos encontrar neste texto a nossa unidade e a nossa esperança.

 

Exercício de Abertura

Antes de ler o texto, convide os participantes a ficarem em pé ou sentados em círculo, juntando as mãos colocando as palmas das mãos juntas, com a mão esquerda voltada para baixo e a direita voltada para cima, de forma que cada participante levante a mão da pessoa à sua direita e é levantada pela mão da pessoa à sua esquerda. Peça aos participantes que reflitam sobre como este exercício os sensibiliza e o que ele sugere a eles sobre a natureza da comunidade.

 

Leitura das Escrituras

Efésios 4:1-3 (NRSV) -

Eu, pois, prisioneiro no Senhor, rogo-vos que leveis uma vida digna da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em amor, fazendo todo o esforço para manter a unidade do Espírito no vínculo da paz”.

Considere ler o mesmo texto em várias versões, bem como em outras línguas familiares ao grupo. Após a leitura do texto, discuta as seguintes questões:

• Por que Paulo “suplica” aos efésios em vez de dar-lhes uma ordem? O que isso nos diz sobre como nós, como cristãos, somos chamados a resolver conflitos uns com os outros?
• O que significa “suportar” alguém? Quais são alguns exemplos disso?
• Por que a comunidade é importante para os cristãos, e para o mundo em que vivemos?

 

Reflexões sobre o Tema

No discurso de Paulo aos efésios, ele implora à comunidade que suporte uns aos outros. A palavra “suplicar” é uma palavra forte. Também pode ser traduzido do grego como “implorar”, “exortar” ou “solicitar”. Esta palavra nos diz algo sobre Paulo e seu relacionamento com os efésios. Apesar de ser uma figura de autoridade para a igreja de Éfeso, Paulo não ordena ou comanda os efésios. Ele implora a eles, tratando-os como a parte superior e mais poderosa do relacionamento. Este é um gesto de grande respeito e humildade. Isso sugere que Paulo ama muito essa comunidade e que o que ele está pedindo é mais importante do que orgulho e protocolo.

E o que Paulo está pedindo? Ele está pedindo aos efésios que vivam uma vida digna de seu chamado. Para serem dignos de seu chamado, os efésios devem viver com humildade, gentileza e paciência. Para serem dignos de seu chamado, os efésios devem se suportar juntos em amor.

Vivendo sob ocupação, os palestinos sabem como é difícil viver juntos em amor. A ocupação tenta dividir os palestinos uns dos outros. Quando alguns palestinos recebem privilégios negados a outros palestinos, isso divide a comunidade. Quando alguns palestinos têm mais liberdade de movimento do que outros, isso divide a comunidade. Quando alguns líderes religiosos palestinos são tratados melhor do que outros, isso divide a comunidade. Embora viver juntos em amor durante a ocupação seja um desafio, os palestinos estão determinados a continuar sendo uma comunidade.

Outro aspecto deste tema que é difícil para os palestinos é a questão de quem está incluído no “um ao outro?” Também temos que “suportar em amor” aqueles que estão fazendo o mal a nós e aos outros? Quando as crianças em Hebron são presas simplesmente por irem a pé para a escola, devemos suportar nosso opressor em amor? Quando os jovens são espancados por falarem árabe em Jerusalém, devemos suportar nosso opressor em amor? Quando as pessoas não têm permissão para passar pelos postos de controle militar para visitar a família ou ir trabalhar, devemos suportar nosso opressor em amor? É difícil ouvir as palavras de Paulo para “suportar uns aos outros em amor” diante da injustiça.

Em árabe, a palavra para “suportar” é hamel, que significa literalmente “carregar”. É uma palavra usada em muitos contextos, inclusive quando uma mulher está grávida. As mulheres carregam a vida, trazendo os seres humanos ao mundo. E as mulheres carregam muito mais: não apenas trabalho, família e comunidade, mas também o peso da desigualdade imposta a elas pelas sociedades patriarcais. A violência e a discriminação de gênero criam um fardo injusto para as mulheres em todo o mundo.

Hoje, algumas Igrejas ao redor do mundo, inclusive na Palestina, estão trabalhando pela justiça de gênero. Essas Igrejas acreditam que mulheres e homens são criados igualmente à imagem de Deus (Gênesis 1:27) e que em Cristo não há mais homem e mulher (Gálatas 3:28). Suportar as mulheres em amor significa tratá-las como seres humanos dignos de dignidade e justiça. Suportar mulheres em amor significa levantar suas vozes, chamados e liderança.

 

Discussão

Peça aos participantes que reflitam sobre seus próprios contextos. Peça às pessoas que discutam essas questões com um vizinho, em pequenos grupos ou no grande grupo. Se os participantes trouxeram fotos, este é um momento em que eles podem compartilhar sobre elas.
- Quais são alguns desafios que você suporta?
- O que as mulheres suportam em sua cultura, comunidade e igreja?
- Quais são as maneiras pelas quais podemos suportar uns aos outros?

 

Oração de encerramento

Deus da Unidade,Tu nos suportas em todos os nossos problemas. Ajude-nos a suportar uns aos outros em amor. Liberte-nos do pecado do conflito humano e da desunião. Cure tua igreja onde quer que estejamos divididos, para que possamos trazer as boas novas de tua graça e amor ao mundo. Em nome de Jesus, Amém.

 

Atividade de mídia social – opcional

Convide o grupo a escrever suas respostas a essas perguntas, ou a reunir as gravuras
que trouxeram ou recortaram de revistas. Tire fotos e publique-as nas redes sociais
com a hashtag #WDPwebear, incluindo sua localização.

Exemplo: “Suportamos a ocupação.” #WDPwebear #palestine


 

Copyright © 2022 Dia Mundial de Oração International Committee, Inc.

“Suplico-vos… Suportai-vos uns aos outros em amor” foi preparado pelo Comitê do Dia Mundial de Oração da Palestina para o culto de adoração e atividades educacionais para a celebração anual do Dia Mundial de Oração (DMO) de 2024. Os materiais do DMO são desenvolvidos para uso exclusivo dos programas do DMO organizados por comitês nacionais ou locais e suas organizações parceiras. Para qualquer outro uso, os materiais do Pacote de Recursos DMO 2024 não podem ser reproduzidos sem a permissão do Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração (WDPIC).

Direitos limitados de reprodução concedidos—estudo bíblico, culto de adoração, informações do país, programa infantil, arte e declaração do artista, músicas e fotos compostas pelo DMO podem ser reproduzidas—impressas ou eletronicamente—para atividades do DMO com congregações e grupos, se for dado o devido crédito. Os comitês nacionais/regionais do DMO têm permissão para revender reproduções dos recursos para fins do programa DMO.

Somente os comitês nacionais/regionais do DMO conectados ao WDPIC podem disponibilizar o pacote de recursos ou seções dos materiais online. Os comitês que disponibilizam materiais online devem garantir que os grupos e indivíduos que acessam os materiais online sejam responsáveis perante o comitê.

As músicas sugeridas para o culto de adoração e programa infantil incluem informações de direitos autorais dos editores. A permissão para reproduzir ou traduzir as músicas deve ser obtida dos editores. O WDPIC apenas dá permissão para reproduzir ou traduzir as músicas originalmente compostas para os programas do DMO.

Quaisquer ofertas ou fundos arrecadados relacionados às atividades do DMO devem ser relatados aos comitês do DMO.

As citações das escrituras são da Nova Versão Padrão Revisada da Bíblia, copyright © 1989 da Divisão de Educação Cristã do Conselho Nacional de Igrejas de Cristo nos EUA e são usadas com permissão. Todos os direitos reservados.

Para maiores informações, por favor contatar:

World Day of Prayer International Committee
475 Riverside Drive Room 729
New York, NY. 10115. USA
admin@worlddayofprayer.net - http://worlddayofprayer.net


Âmbito: IECLB
Área: Ecumene
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres / Organismo: Dia Mundial de Oração - DMO
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 3
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 71872
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br