Quaresma - Tríduo Pascal - Tempo Pascal



ID: 2656

Mensagem da Presidência da IECLB para a Quinta-Feira da Paixão 2020

08/04/2020

 

Mensagem da Presidência da IECLB para a Quinta-Feira da Paixão 2020

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente

Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo estejam com vocês, hoje e sempre. Amém.

A Semana Santa é uma época de bastante movimento nas estradas. Muitas pessoas viajam para passar a Páscoa com seus familiares. Desta vez, está sendo diferente. Há pouco movimento nas estradas, as calçadas estão vazias, as lojas estão fechadas. Há um silêncio quase insuportável no ar. Tudo é diferente.

Na Quinta-feira da Paixão, nós relembramos a última Ceia de Jesus e o lava-pés. Também lembramos que Jesus se sentiu sozinho no jardim do Getsêmani, quando os discípulos dormiram e não foram capazes de apoiá-lo em seu sofrimento.

Hoje, muitas pessoas estão em suas casas, em quarentena. Algumas estão em isolamento físico, outras, internadas em hospitais. Há muito medo. Muitas pessoas estão sozinhas. Muitas sentem-se sozinhas.

Jesus também se sentiu sozinho no Getsêmani, mas não ficou abandonado. Deus estava com ele. Estar em isolamento físico e social não significa estar em solidão e abandono. Podemos ter certeza que Deus está conosco.

Na primeira carta de Paulo aos Coríntios (10.16-17), lemos: Não é fato que o cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo? E não é fato que o pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão.

Hoje, nós não vamos compartilhar o cálice com o fruto da videira nem o pão, mas vamos igualmente continuar experimentando a comunhão. Nós já somos um corpo, porque participamos do mesmo pão, que é Jesus Cristo.

Nós conhecemos o sabor da comunhão proporcionada por Cristo. Trazemos o gosto do pão e do fruto da videira na boca. É esta a memória que nos sustentará até que nos encontremos presencialmente de novo.

Nós temos a memória da Ceia e, a partir dela, podemos produzir bons frutos, mesmo em casa. Talvez o melhor fruto que podemos produzir hoje seja justamente ficar em casa. É um gesto de amor próprio e de amor às outras pessoas. É um gesto de amor pela vida! O que mais você pode fazer, a partir da sua casa, para apoiar as pessoas em seus sofrimentos?

Esta é uma Quinta-feira Santa diferente: sem Culto presencial, sem Comunidade reunida, sem partilha da Ceia, sem lava-pés, mas é uma quinta-feira de muita fé, de pessoas orando, de gente se apoiando mutuamente. É uma quinta-feira para permanecermos firme e reafirmarmos que a Páscoa virá.

Oração
Deus de amor e de bondade, fica conosco neste tempo estranho. Fortalece-nos para a solidariedade. Amém.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br