Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Julho 2022

18/07/2022

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Julho – 2022

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.
(Salmo 42.2)

Você tem sede de quê? O corpo humano contém cerca de 60% de água. Quando o corpo perde água, surge a sede, a vontade de beber líquidos. A sede pode provocar uma sensação incômoda de secura nos lábios e na garganta. Neste momento, é um grande alívio quando podemos tomar um copo de água. Feliz de quem encontra uma fonte de água para saciar a sua sede! A água exerce diversas funções no organismo e é fundamental, não somente para o ser humano. Sem água, não existiria vida em nosso planeta.

O Salmo 42 inicia dizendo: “Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”. Temos aqui o comovente cântico de uma pessoa que sente sede de Deus. Naturalmente, seu corpo também necessita de água, mas no momento sente uma sede intensa de Deus. Provavelmente sente aquela sensação de secura em todo o corpo. Essa sede é decorrência da distância que a separa do Templo, da casa de Deus. Por isto ela também suspira e pergunta com ansiedade: “Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus?”.

Quem escreveu o Salmo está longe e lembra com nostalgia do tempo em que “passava com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa” (v. 4). Certamente esta pessoa ainda se encontrava com Deus em momentos de oração, reflexão e louvor, mesmo longe do Templo. Sim, é possível se apresentar diante da face de Deus em qualquer lugar. Mas, o que esta pessoa está dizendo, é que a fé também necessita do espaço público e comunitário, necessita da comunhão face a face com irmãs e irmãos.

Durante o período da pandemia de Covid-19, precisamos ficar longo tempo distantes da igreja e sentimos sede da vivência comunitária. Agora, com o avanço da vacinação e com os devidos cuidados, podemos retornar às atividades presenciais em nossas Comunidades. Podemos saciar a sede. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo! Que este seja também o nosso anseio, que esta seja também a nossa sede. Vamos participar da vida comunitária e nos achegar ao Deus vivo, que, em Jesus Cristo, nos oferece a água da vida eterna. Vamos nos achegar ao Deus vivo, que quer a vida em plenitude para todas as pessoas e para toda a sua criação. Saciadas e saciados pela água da vida, vamos promover a vida, a paz, a justiça, o amor.

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Vários
ID: 67594
REDE DE RECURSOS
+
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br