Paróquia Bom Samaritano

Sínodo Sudeste



Rua Barão da Torre , 98 - Ipanema
CEP 22411-000 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2267-4800 | (21) 9889-38464
ipanema@luteranos.com.br
ID: 353

O reinado de Deus - Culto 11/07 Paróquia Bom Samaritano Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Culto on-line Marcos 6.14-29

10/07/2021


Pregação baseada em Marcos 6.14-29
Como achar o agir divino num texto em que um dos seus mensageiros perde literalmente a cabeça? Será isto uma advertência para que cristãos não misturem fé e política? Não, com certeza neste texto encontramos um Deus que age e podemos ver como chama pessoas para dizer “chega”. A leitura nos ajuda a entender a João Batista, a Jesus e aos seguidores de Jesus quando anunciam o Reino de Deus como algo oposto ao jeito dos poderes políticos da sua época ou de qualquer outra época.
Mas, para poder descobrir o que realmente acontece no texto do evangelho de hoje, devemos procurar o contexto. Como esta narração foi contada e como os primeiros leitores a encaixaram na história da salvação? Sem contexto, cada história pode cair em interpretações erradas.
Então, qual o contexto do texto de hoje? Na parte anterior. Jesus é rejeitado em sua cidade e depois Jesus envia os discípulos de dois em dois para curar os doentes, expulsar demónios e invocar a Deus. Jesus adverte aos discípulos para não ficarem muito tempo num só lugar e se os rejeitarem que não permanecessem ali, mas que sigam o seu caminho. E depois do texto de hoje, temos Jesus alimentando milhares, uma história na qual os discípulos não enxergam o reino de Deus, pois desesperam, tarefa diante deles é grande demais e seus recursos muito escassos.
Por que esse contexto? Para podermos ver onde encontramos boas notícias. O reinado de Deus vem, apesar das rejeições, apesar dos sucessos, apesar das prisões e até mesmo das decapitações. O reino de Deus vem! Isso é de fato uma boa notícia, se tivermos ouvidos para ouvir.
O objetivo dessa história é menos sobre João ou sobre o que ele disse. É mais sobre o contraste entre o reinado de Herodes e o reinado de Deus. É aqui que o contexto nos ajuda. Quando os discípulos são enviados, de dois a dois, levam o reinado de Deus para as comunidades aonde vão. Eles pedem às pessoas que se arrependam, isto é, que se afastem do modo egoísta de viver. Todos são incluídos, especialmente aqueles que estão nas garras do mal ou da doença. Os discípulos não pedem algo em troca. O evangelho é gratuito. O reinado de Deus não é sobre lucrar com os impostos e dízimos exigidos ao povo. Trata-se de partilhar em abundância a todos que precisam.
Marcos contrasta isso com o reinado de Herodes. Herodes é um soberano, ainda em dívida com o César. Herodes está mais próximo do topo e está acostumado a ter o que quer com impunidade. Ele pega a esposa do irmão. Ele cobra imposto de todas as pessoas. Ele prende João Batista para calá-lo. Sua riqueza acumulada pelo abuso da sua posição é o oposto da generosidade de Deus. Qualquer coisa que ameace a maneira de reinar de Herodes deve ser interrompida. Mas, não importa o que ele faça, o Reino de Deus não para. Quando Herodes é manipulado para matar João, os seguidores de João continuam, alguns deles seguindo Jesus. Detenções, ameaças e até a morte não impedem a propagação do reino de Deus. Marcos sinaliza isso no final do seu evangelho: Mesmo a crucificação de Jesus não impede que o reino de Deus seja uma alternativa aos governantes que oprimem.
Somos chamados a testemunhar algo radical: O reino de Deus está chegando, estejamos junto ou não. Está chegando, quer proclamemos ou não. Está chegando se vivermos de acordo ou não. Mas quando oramos o Pai-Nosso e dizemos as palavras: santificado seja teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade ... não estamos pedindo a Deus faça algo que ainda não começou. Estamos pedindo que Deus alinhe nossas vidas com o seu reino. Estamos pedindo que nós mantenhamos o nome de Deus santo, que o reino de Deus possa estar presente ali onde estivermos.
O Evangelho de Marcos está cheio de exemplos onde o Reino de Deus se faz realidade. E quando vemos isso, mesmo que em pequenos detalhes na igreja ou no mundo, temos consciência de que devemos ser fiéis a Deus, mesmo com a ameaça de perder nossa cabeça. Herodes tentou, mas não conseguiu impedir que o reino de Deus viesse. E isso de fato, é uma boa notícia para todos nós. Que venha o teu Reino, bendito Deus!
 

Bênção
Que Deus te abençoe com o desconforto a respostas fáceis, meias verdades, relações superficiais. Assim, viverás com o teu coração.
Que Deus te abençoe com ira diante da injustiça, opressão e exploração do povo. Assim, trabalharás pela igualdade, justiça e paz.
Que Deus te abençoe com lágrimas derramadas por quem sofre dor, rejeição, fome ou guerra. Assim, estenderás a mão para confortá-los e mudar a sua dor em alegria.
E que Deus te abençoe com a tolice de pensar que tu podes tornar o mundo diferente. Assim, farás coisas que os outros dizem que são impossíveis.
Assim te abençoe nosso Deus Pai, e Filho e Espírito Santo. Amém.
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 29
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 63627
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br