Paróquia Bom Samaritano

Sínodo Sudeste



Rua Barão da Torre , 98 - Ipanema
CEP 22411-000 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2267-4800 | (21) 9889-38464
ipanema@luteranos.com.br
ID: 353

Dá para ficar quieto? - Culto 04/07 Paróquia Bom Samaritano, Ipanema, Rio de Janeiro/RJ

Culto on-line Ezequiel 2.1-5

03/07/2021


Pregação baseada em Ezequiel 2.1-5:
Como falar num mundo tão polarizado? Se você não concorda comigo, então você é meu inimigo! Para muitas pessoas essa é uma verdade absoluta. Se não está comigo, está contra mim. Mas, será?
Será que não é possível que outra pessoa pense diferente do que eu? Os profetas sempre tiveram uma tarefa muito dura e complicada. Como dizer as verdades para que as pessoas possam entender? Como dizer o que Deus quer que eu transmita sem apanhar? Sempre é mais fácil matar o mensageiro do que aceitar a mensagem! Assim foi com os profetas do Antigo Testamento, foi também com João o Batista e não por último até com o próprio Filho de Deus. Sim, Jesus Cristo foi morto porque um grupo de pessoas achava que mensagem de Jesus não podia ser transmitida, que era perigosa demais para que as pessoas a pudessem ouvir. Por isso, terminou numa cruz, assim como João o Batista perdeu literalmente a cabeça e se olharmos as histórias sobre os profetas no Antigo Testamento, pouquíssimas são as que têm final feliz.
A mente se fecha, o coração se endurece. E se tivessem escrito a Bíblia nestes dias diriam, as pessoas se fecham dento da sua bolha. Aquela que só reproduz o que elas acreditam, seja no Facebook, WhatsApp, outra rede social ou até mesmo através deste meio que é o YouTube. O interessante é que as pessoas se fecham cada vez mais, se isolam de quem pensa diferente, desqualificam e machucam quem não é do seu grupo.
Mesmo assim, Deus não permite que a situação fique desse jeito. Sempre de novo, chama pessoas para proclamarem a SUA palavra. Remarco o sua, não é a palavra de um líder humano, nem de uma pessoa poderosa, com muito carisma, que faz as pessoas acreditem nas suas mentiras trasvestidas de verdade. Neste mundo com tantas possibilidades de conexão, estamos cada vez mais divididos e polarizados. Como foi que chegamos aqui? Quando foi que deixamos que certas pessoas ocupem o lugar exclusivo de Deus? Quando começamos a acreditar que os seres humanos podem ser maltratados, só porque não pensam, falam ou opinam como, entre aspas, deveria de ser?
O profeta Ezequiel foi chamado por Deus para mostrar a realidade, aquela realidade que as pessoas não queriam ver. Ezequiel devia lembrar que Deus entregou o seu povo nas mãos de um rei estrangeiro porque não havia obedecido à sua palavra. E mesmo no exílio, o povo não deveria de trocar de religião. Ainda que sob castigo divino, devia lembrar que não estavam abandonados. Tarefa difícil proclamar: Assim diz o Senhor, vocês estão assim, por sua causa. Vocês fizeram as escolhas erradas, troquem a sua forma de pensar, tirem o seu coração de pedra e coloquem em seu lugar um coração que ama.
Deus quer que as pessoas possam abrir a sua mente, amolecer o seu coração. Por isso, chama indivíduos para essa difícil tarefa de demostrar que o rei está nu, como conta aquela estória do rei que foi enganado por um trapaceiro dizendo que usava um tecido que só gente inteligente podia ver. Ninguém via, mas tudo mundo fazia de conta. Até que um menino gritou: “O rei está nu”.
É, o rei está nu e nós não podemos fazer de conta que nada está acontecendo. Deus chama também a cada um de nós para falar as verdades, ainda que sejam duras de ouvir, ainda que muita gente continue a se iludir dizendo que tudo está bem. Olhe ao seu redor e fale. Não nós podemos calar. Porque se nós calarmos, somos coniventes com essa situação que não agrada a Deus. Lembremos que a Palavra de Deus é nossa guia e ela nos ajuda a fazer a diferença neste mundo que ainda é de Deus. Amém.
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Ezequiel / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 63559
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br