Amar a Deus...

Senhas diárias

01/08/2021

SENHAS DIÁRIAS - 01.08.2021
Deuteronômio 6.5 – Amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças.
1.ª João 4.19 – Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.
Amar a Deus é uma exortação que percorre as escrituras do início ao fim. O povo de Israel tinha esta palavra sempre perto de si através da fala dos profetas, dos sacerdotes e da própria Escritura Sagrada. E a afirmação para amar com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças é uma redundância que quer chamar a atenção para a importância de ter Deus em primeiro lugar na vida. Só que não é uma exortação a um amor platônico que não se expressa em atitudes e ações benéficas, mas é uma exortação a um amor de fato, um amor que faz acontecer o bem. Não é uma exortação a só falar bem de Deus e de seus feitos, e de expressar em palavras que se ama a Deus sobre tudo e todos. O povo de Israel sempre foi exortado a mostrar o amor a Deus na prática do dia a dia. Amar a Deus, portanto, é uma exortação a obedecer seus mandamentos e suas leis de sempre objetivaram o bem do povo e das demais nações. Uma das melhores maneiras de mostrar o amor a Deus, portanto, é obedecer sua palavra e praticar seus mandamentos de amor. Este é o sentido principal do mandamento de amor a Deus.
O próprio Jesus já exortava seus discípulos e ouvintes a perceberem que mostrar amor a Ele era praticar sua palavra e viver conforme Ele ensinava. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando vocês fazerem é a palavra de Jesus em João. O próprio apóstolo João afirma isso na sua primeira carta quando diz que nós amamos, isto é, praticamos o bem ao próximo porque o Senhor Jesus já nos mostrou amor muito antes. Ele nos amou primeiro. Ele fez o bem para nós antes de nós fazermos qualquer coisa. Somos ensinados e motivados pelo próprio Jesus e viver no amor, tanto a Deus como ao próximo. Este também é o resumo de Tiago: Não amemos de palavra nem de língua, mas de fato e de verdade. Vamos falar do amor, mas vamos, muito mais, praticar o que Jesus ensinou. Assim amaremos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63816
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br