Você Sabia?

Árvore da Páscoa - Osterbaum

25/03/2021

Altar Comunidade Veranópolis
Altar da Igreja de Picada Café
Edi Souza, tesoureira da OASE de Parobé
Lorena Hoffmann, Grupo de Casais e OASE Parobé
Marlei, OASE de Parobé
Marta Lelis, tesoureira da OASE Sínodal
Membros da Comunidade de Estância
Membros da Comunidade de Estância
Membros da Comunidade de Estância
Membros da Comunidade de Estância
Pastor Adelar Appel, no pátio da casa pastoral
Pastor Charles Werlich
Pastor Jeferson Rusch
Pastor Vanderlei Closs
Pastor Valmor Haag
Ria Zimmer da OASE de Rolante.
Valéria, OASE de Parobé
1 | 1
Ampliar

Você já ouviu falar em Osterbaum ou Árvore de Páscoa?

A Osterbaum trata-se de uma tradição herdada dos imigrantes alemães, e que seus descendentes mantêm viva. A Osterbaum é um dos maiores símbolos da Páscoa para os alemães, juntamente com a tradição de se pintar ovos com tinturas naturais. Vale lembrar que a Páscoa coincide com a chegada da primavera no hemisfério norte, por isso, a origem de se colorir e enfeitar os galhos de árvores, comemorando o fim do período de frio.

Pela época da Quaresma, que é o período que compreende entre a Quarta-feira de cinzas até a Páscoa, é comum casas com jardins onde um galho seco é enfeitado com ovos e flores coloridas. Isso significa que a Páscoa se aproxima, iniciando a temporada de Osterbaum. Isso ocorre, principalmente, em cidades onde os traços germânicos são heranças adquiridas com os imigrantes alemães.

Para as pessoas cristãs a Osterbaum é a árvore da Páscoa que é montada com um galho seco, que simboliza o sofrimento, a reclusão, a tristeza e a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo... lembradas pela Igreja Cristã na Sexta-feira Santa.

O Jesus que morreu por nós também ressuscitou por nós e isso trouxe esperança, ânimo, confiança, alegria e salvação. A vida novamente ficou colorida e os seguidores e seguidoras de Jesus logo sentiram e vivenciaram esta alegria.

Nesse sentido, o ovo quer nos lembrar que, por mais fria e dura que seja a sua casca, ali dentro, reclusa e bem guardada, há vida e segurança naquele frágil abrigo. E isso traz esperança, pois apesar de estar escondida e reclusa, após a ruptura entre o velho e o novo, uma nova realidade: uma vida nova nascerá! Mas, para que isto ocorra, é preciso esperar pacientemente os 21 dias de aconchego e proteção, sob o corpo e as asas da mãe galinha. Daí sim, da reclusão à vida.

A Quaresma vem nos lembrar que é necessário esperar, confiar, se preparar, parar por um momento sob as asas daquele que entende de vida e morte, para depois continuarmos na luta para rompermos inflexíveis e duras cascas da vida.

Ao fim desta Quaresma (e também dessa quarentena), vamos nos lembra que Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança, Alegria e Salvação... dependurados e superados no madeiro da cruz de Cristo lembrados na Osterbaum.

Que a mensagem da Páscoa nos aquiete, nos traga paz, alívio, confiança e segurança em nossa reclusão, pois, apesar da Sexta-feira Santa, sempre haverá uma Páscoa colorida a nos trazer esperança.

DEPOIMENTOS:

Minha árvore de páscoa representada com galhos secos e plantas verdes, significa de que vidas secas, sem JESUS, podem brotar novamente, quando entregarmos tudo pta ELE. Os ovos pra mim representam a nova vida que temos garantida na cruz. Abraços a todas e todos.
Marta Lelis, tesoureira da OASE Sínodal

Altar da comunidade de Veranópolis, preparado pelas senhoras do presbíterio. A Pastora Paula conta que ficou emocionada

No sábado serão colocadas Osterbaum nas dUas comunidades de Estância Velha. Foi feita uma coleta de ovos junto aos membros.

Osterbaum – visitando as famílias no Sínodo Nordeste Gaúcho
 

COMUNICAÇÃO
+
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br