Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Cremação foi tema de conferências ministeriais nos setores geográficos do Vale do Itajaí

09/09/2021

CM - Setor 1.
CM - Setor 3.
CM - Setor 5.
1 | 1
Ampliar

Ministros e ministras participaram em agosto e setembro de conferências no modo setorial, reunindo-se por região geográfica do Sínodo Vale do Itajaí. O encontro tem como objetivo priorizar assuntos locais, além de aprofundar o estudo de um tema eclesiástico. Desta vez, nos cinco encontros, foi debatido sobre cremação, a partir do posicionamento oficial da IECLB, que orienta os cuidados a serem observados na prática da cremação, principalmente no que diz respeito ao processo do luto, seu amparo legal e o destino das cinzas.

“Há uma infinidade de práticas e propostas presentes em nossa sociedade quanto ao rito do sepultamento, porém, nem todas estão de acordo com a nossa confessionalidade. A compreensão luterana sobre o assunto não exclui a possibilidade da cremação, mas preocupa-se com a memória da comunidade e da pessoa falecida. Por isso orienta que as cinzas resultantes do processo da cremação sejam colocadas na sepultura, local onde esta pessoa será lembrada como parte importante da história da família e comunidade”, enfatizou o pastor sinodal Guilherme Lieven.

Segundo o estudo teológico, cada pessoa no corpo de Cristo, que é a comunidade local, tem uma história especial e única. A cremação é uma possibilidade, mas não deve permitir que a memória e a história sejam esquecidas. Seja em sepultura ou columbarium, é importante para a família e comunidade ter um espaço para o luto e para as lembranças.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br