Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Perdas e Luto

Aconselhamento e ajuda na nova situação.

01/10/2020

módulo II.
Módulo 2.
módulo 4.
módulo IV.
módulo 5 a.
módulo 5.
módulo V.
imagem do curso
1 | 1
Ampliar

PERDAS E LUTO

O Conselho de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai promoveu curso online de formação de lideranças com intuito de capacitar pessoas para o ministério de visitação e acompanhamento a enlutados. Nos encontros participaram 54 lideranças das paróquias do Sínodo Uruguai interessadas em obter formação qualificada para melhor acompanhar pessoas enlutadas nas comunidades. O curso teve como objetivo trazer subsídios e apoio ao trabalho de consolo e fortalecimento na fé mediante a ressurreição.

O Sínodo Uruguai mediante o Conselho de Formação e Diaconia tem como prioridade a formação de lideranças, através de cursos e encontros promove capacitação nas mais diversas áreas. Esta atuação fundamenta-se na proposta de vida que vem de Deus, revelada em Jesus Cristo, aquele que veio para servir e dar a vida pela humanidade.

Na área da formação tem-se buscado oferecer cursos de capacitação de lideranças para atuarem nos mais diferentes espaços comunitários. Por exemplo: visitadores à enlutados, visitadores para pessoas enfermas, grupos de diaconia e grupos terapêuticos comunitários. 

Ao total são V Módulos com as principais temáticas que abordam o tema perdas e luto:

I Módulo - Tema: Morte e Luto - aspectos gerais (conceituação do Luto, sua importância e elaboração) - Assessoria: Pastor Evandro Elias
II Módulo - Tema: Luto nas várias fases do desenvolvimento humano - Manifestações no processo de luto - Assessoria: Diácona Cátia Patrícia Berner
III Módulo - Tema: Espiritualidade do visitador: Autocuidado – luto coletivo e o cuidado com a saúde metal - Assessoria: Pastor Udo Schenkel
IV Módulo - Tema: Ferramentas para o visitador no processo do luto: Abordagem bíblico teológico. O que considerar (visitação e atos simbólicos que ajudam expressar as perdas) - Assessoria: Missionário Samuel Scheffler
V Módulo - Tema: Questões práticas, grupos de apoio e formas de acompanhar o enlutado na comunidade de fé - Intervenções no luto - Assessoria: Diácona Cátia Patrícia Berner

Luto é um processo natural de resposta a um rompimento de vínculo, ou seja, quando perdemos alguém ou algo significativo na nossa vida. O significado, as explicações, os rituais de passagem entre a vida e a morte e o processo de enlutamento variam conforme cada sociedade e suas diferenças culturais. Perder alguém é uma experiência que precisa ser compartilhada, acompanhada, sustentada por abraços, olhares compassivos, palavras de carinho, silêncios respeitosos... Tudo isso faz com que não nos sintamos sozinhos diante da dor.

Deus nos fortaleça e anime na tarefa de acompanhar pessoas enlutadas e seus familiares. 

Manifestação dos participantes:
“Achei de extrema importância o assunto abordado, espero ansiosa pelo próximo encontro!”
“Que bom que o Sínodo está oferecendo este curso com um assunto tão importante para todos nós.”
“O Assunto Delicado, mas muito importante saber como lidar nestas situações e estar ao lado das pessoas e dar apoio nestas horas…”
“Promover mais outras etapas para mais pessoas participar…”
“Que tal fazer esse curço com mais pessoas. Porque foi muito importante.”
“Que Deus capacite as pessoas para repassar este conhecimento adiante. Me sinto muito feliz por ter participado e com certeza se tiver mais módulos vou participar novamente, pois é um assunto muito abrangente e de grande valia. Parabéns a todos os envolvidos.”
“Que bom que tive oportunidade de participar; Manter o curso online.”
“Muito oportuno o curso para auxiliar lideranças e ministros/as no aprimoramento do cuidado pastoral às pessoas enlutadas.”
“Oportunizar uma segunda edição para quem não fez e talvez um novo módulo de aprofundamento.”
“Um curso que traz alento, esperança e esclarecimento para minhas dúvidas que existem em nossos sentimentos e corações.”
“Poder participar do curso e aperfeiçoar nossa maneira de lidar com o luto próprio e de outras pessoas.”
“SOBRE O CURSO: Que é um assunto tão importante, gratuito, de fácil acesso, podemos fazer de casa, uma hora e meia de tempo.”
“Por podermos conversar sobre um assunto tão delicado e dolorido presente em nosso dia a dia e percebermos/sentirmos que existe algo maior em nosso volta que nos cuida e acalenta neste momento.”
“Que tivemos a oportunidade de estarmos aprendendo e nos aprimorando mesmo nesses tempos difíceis. Longe de corpo mas perto de alma.”
“Que podemos aos poucos aprender a melhor forma de nós portar nós momentos difícil, sem ser invasivo na dor do outro.”
“Estar fazendo parte desse grupo de aprendizado, está sendo muito bom também para mim passar pela fase de vida que estou vivenciando.”
“Quando encerrar esse curso! Novas inscrições para que mais pessoas tenham oportunidade, pois é muito importante saber o que dizer nesses momentos de perda. Ou até mesmo só ouvir.”
“Se pudéssemos encher uma sala de pessoas interessadas em se capacitar e ajudar o próximo ? Quando temos um encontro verdadeiro com Deus sentimos esta necessidade de testemunhar, ajudar e servir uns aos outros.”
“Muito bom ouvir conselhos e aprender como se comportar diante de pessoas em situações delicadas como o luto. Importante para o desenvolvimento espiritual, e necessário pois é uma certeza que todos iremos passar por isso algum dia.”

Conselho de Formação e Diaconia – Sínodo Uruguai
Diácona Cátia Patrícia Berner


 


Autor(a): Diácona Cátia P. Berner - Sínodo Uruguai
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
ID: 59268

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br