Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Formação virtual para Ministros e Ministras no Sínodo Uruguai

Morte e Luto em tempos de Covid-19

20/05/2020

Formação virtual para Ministros e Ministras no Sínodo Uruguai

Diante da incerteza gerada pelo COVID-19 é importante cuidar da saúde mental, espiritual, emocional e física. Além de tudo gerenciar o trabalho, a família e o isolamento social. No mundo todo, em virtude da pandemia, o medo e insegurança nas pessoas são sentimentos mais frequentes necessitando de cuidado.

Percebe-se que a temática do luto vem tomando espaço em nosso meio. Para tanto fundamental ler e estudar sobre o tema tão atual no momento. A igreja preocupada com todas estas situações que estão gerando demandas de cuidado com as pessoas tem refletido sobre o assunto e planejado ações que vão ao encontro das necessidades. 

No dia 20 de maio aconteceu uma formação virtual para Ministros e Ministras no Sínodo Uruguai, teve como assessora a Pastora e Psicóloga Vera Maria Imming que abordou o tema: Dor e Luto em tempos de COVID - 19: experiências que geram insegurança e medo - Emergência espiritual, social e psicológica.

Foi uma reflexão muito propícia para o momento em que vivemos. As emoções, os sentimentos de perda são muito grandes e precisam ser gerenciados. Pois, em contexto de pandemia a morte tem se tornado mais próxima e súbita, tornando o processo do luto mais complicado e sofrido devido as restrições no ritual de despedida. 

Perder alguém é uma experiência que precisa ser compartilhada. É necessário que se desenvolvam possibilidades e ações em torno da perda, os ritos funerais de despedida são atos simbólicos que ajudam a expressar os sentimentos de perda. Que agora não são possíveis de realizar e que se mantém um distanciamento de abraços e de companhia. 

Que nossa atitude em relação a morte seja uma aprendizagem. 

Diácona Cátia P. Berner - CAM -Sínodo Uruguai

  


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br