Um só batismo - Mil e uma perguntas. Que tal estudar esse tema?

Faculdade Luterana de Teologia

12/05/2021

O Batismo não é um tema qualquer e nem um tema secundário ou marginal para as pessoas cristãs e para a Igreja Cristã. É um assunto de relevância primordial. Ele ocupa um lugar central no mandato missionário que Jesus deixou à sua Igreja pouco antes de subir ao céu. Sua ordem foi clara: pessoas cristãs e Igreja estão aí para fazer novos discípulos e conduzirem pessoas à fé nEle, e o jeito de fazer é pregando o evangelho, batizando e ensinando as pessoas.

Apesar desse tema ser tão importante, vemos em nossas comunidades um fato inquietante: embora haja um só Batismo, incontáveis são as perguntas e questionamentos a seu respeito entre as pessoas cristãs: O Batismo deve ser de crianças ou de adultos? Precisa ser por imersão ou pode ser por aspersão? A água precisa ser corrente ou pode ser de pia batismal com água parada mesmo? Deve ser feito uma única vez, ou pode ser repetido? É pecado rebatizar e há perdão para quem se deixou rebatizar? Batismo é só um símbolo, ou uma realidade dentro da qual se vive? Quem é batizado está automaticamente salvo e é membro da igreja e membro do corpo de Cristo? Quem não crê em Cristo, invalida seu Batismo?

Para ajudar as nossas comunidades a estudarem esse assunto e responderem tais perguntas, a FLT lançou uma edição de sua revista T8+ Estudos para Pequenos Grupos especial, totalmente dedicada ao estudo de textos ligados ao Batismo. A revista pode ser encomendada diretamente na FLT pelo Whatsapp: (47) 9795-0582
 

COMUNICAÇÃO
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br