Cuidado com a Criação



ID: 2691

Seminários de Formação da Campanha Juventudes & Justiça Ambiental

16/05/2021

Meditação Grupo 1
Meditação Grupo 3
Meditação Grupo 1(1)
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
RECURSOS NATURAIS
Crise Ambiental
Alterações climáticas - Eng. Ambiental Jéssica Manfrin
ODSs - Jéssica Manfrin
Cuidado com a criação - Assessoria teológica P. Gerson Acker - G3
Reflexão Teológica 2
Reflexão Teológica 1
Juventudes e Justiça Ambiental
1 | 1
Ampliar

Os seminários virtuais de formação e multiplicação da campanha Juventudes e Justiça Ambiental aconteceram entre os dias 24 de abril e 16 de maio. Os 18 sínodos da IECLB foram organizados em três grupos Inter Sinodais, garantindo maior interação entre as pessoas participantes. O seminário foi oferecido pelo Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE) e a Coordenação do Trabalho com Jovens - Secretaria de Ação Comunitária - Secretaria Geral da IECLB.

Nas 6 horas de seminário, tivemos a participação de 98 jovens, 15 ministros e ministras dos 18 Sínodos da IECLB, além do grupo coordenador da Campanha e assessorias.

● Grupo 1 - 24 e 25/05/2021 - Sínodos: Rio Paraná, Paranapanema, Amazônia, Sudeste, Centro-Sul Catarinense, Nordeste Gaúcho.
● Grupo 2 - 01 e 02/05/2021 - Sínodos: Sul-Rio-Grandense, Centro-Campanha Sul, Espírito Santo a Belém, Vale do Taquari, Norte Catarinense, Uruguai.
● Grupo 3 - 15 e 16/05/2021 - Sínodos: Vale do Itajaí, Rio dos Sinos, Planalto Rio-Grandense, Brasil Central, Noroeste Rio Grandense, Mato Grosso.

“E Deus, que dá semente ao que semeia e pão para alimento, também suprirá e aumentará as sementes e multiplicará os frutos da justiça de vocês”. (2 Co 9:10).A partir do versículo que fez parte da reflexão de abertura, a juventude foi desafiada, por meio de muita interação e aprendizado, a semear a justiça ambiental por onde passa. A reflexão teológica, assessorada pelo P. Gerson Acker, abordou o cuidado com o planeta, o cuidado com a Criação de Deus, a partir da Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10.25-37).

A partir da reflexão teológica, a assessoria continuou com engenheira ambiental Jéssica Manfrin, que abordou os seguintes eixos: educação ambiental, recursos naturais (importância no desenvolvimento das nossas atividades, uso inadequado dos recursos e o comprometimento da qualidade ambiental), problemas ambientais (causas, impactos ao meio ambiente e à qualidade de vida), possibilidades de mudança (ODS, modelos de desenvolvimento que busquem a sustentabilidade), dinâmica da pegada ecológica - Como minhas ações podem contribuir de forma positiva ou negativa no contexto ambiental?

Ao atender o chamado de Deus, pela sua graça e amor, semeamos um mundo novo. Para que a justiça e o cuidado com a criação se tornem um compromisso de vivência diária, as pessoas participantes elaboraram planos de ações para auxiliar na multiplicação da Campanha nos Sínodos e também a nível Nacional.

A Campanha foi lançada, apresentada, partilhada e agora é o momento de ser multiplicada!! Será maravilhoso ver a JE e muitas outras pessoas engajadas nesta rede de semeadura e cuidado com a Criação de Deus.

Fique ligado e ligada nas redes sociais:

instagram.com/jeieclb/
facebook.com/JEIECLB
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br